Você sabe usar o T9 do seu celular?

T9 é uma sigla que significa “Texto em 9 teclas”, na verdade a quantidade de teclas envolvidas é igual a 12, só que isso não vem ao caso agora. Só nove têm letras. 🙂

Na prática, o T9 serve para agilizar a escrita em aparelhos com teclado numérico. Sem ele, para escrever uma letra, precisamos apertar a tecla correspondente o número de vezes relativo à posição que a tal letra se encontra no teclado.

Por exemplo, para escrever NOKIA sem usar o T9, é preciso apertar a seguinte sequência de teclas:

66-666-55-444-2 = apertar 11 teclas

E com o T9, basta digitar a seguinte sequência para escrever a palavra NOKIA:

6-6-5-4-2 = apertar 5 teclas

Mas como funciona esse T9? É mágica?

Ele funciona da seguinte forma, o celular traz consigo um dicionário enorme de palavras e as suas respectivas sequências de teclas. Quando você digita aquela sequência de teclas, o T9 é esperto o suficiente para mostrar a palavra certa. Ou quase. As palavras têm uma prioridade na lista, portanto, palavras mais freqüentes aparecem antes de outras que tenham a mesma seqüência de teclas.

Com isso surge a primeira pergunta: “Mas se houver duas ou mais palavras com a mesma sequência de teclas?”
Para resolver esse problema, o seu celular tem um “+” junto da tecla “*”, já reparou? Se você digitar uma seqüência e não aparecer a palavra que você esperava, experimente apertar a tecla “+”. Com isso a palavra sublinhada mudará e, provavelmente, ela será a palavra que você queria. Se, ainda assim a palavra não for a esperada, vá apertando “+” até encontrar a palavra.

Neste ponto surgirá a segunda pergunta: “E se a palavra que eu quiser não existir no dicionário?”
Neste caso, o que vai acontecer é o seguinte: Você vai apertar o “+” até voltar a aparecer a primeira palavra sugerida. No menu do seu celular, irá aparecer a opção “soletrar” e, se você apertar essa tecla, aparecerá uma janela para você escrever letra por letra a palavra desejada. A partir desse ponto, o seu celular terá mais essa palavra no dicionário dele, ele aprende!

Uma dica, não se preocupe com as letras que vão aparecer antes da palavra se formar. Vá digitando olhando para as teclas, não para a tela do celular. Confie, quando você terminar de digitar a palavra, ela irá aparecer na tela do celular.

Outra coisa legal do T9 é que ele já se preocupa em colocar os acentos certos para você. Ele também é bom quando estamos em dúvida se uma palavra se escreve com S ou X. Ele só vai mostrar a palavra se você a escrever de forma correta. Isso vai ajudar a escrever um SMS sem erros de português. 😉

Para escrever números, você precisa apertar a tecla # do seu aparelho até aparecer no canto superior direito “123” em vez de “ABC”.

Tenho só mais três dicas antes de passarmos para a prática.

1)Para colocar espaços você usa a tecla do zero.

2) Para a pontuação, você usa a tecla 1 seguida do “+”, dependendo se a pontuação será “.” “,” “?” etc.

3) Se você apertar o “+” num espaço em branco, terá acesso a uma tabela com vários caracteres especiais, “,’,(,),[,],#,$,%,& etc.

Com isso, vamos para a parte prática do Post.

Abra uma nova mensagem e digite com T9 a seguinte frase (sem as aspas):

1) “usar esse negócio é uma maravilha”.
Resposta: 8727 0 3773 0 6346246 0 3+ 0 862 0 627284542
(Reparem que quando se tenta escrever “é”, aparece primeiro “e”, por isso o “+” logo depois dele.)

2) “isso economiza muito tempo, que é precioso”.
Resposta: 4776 0 326666492 0 68486 0 836761+ 0 783 0 3+ 77324676

3) “Acaba logo esse post bacana!”
Resposta: 22222 0 5646 0 3773 7678 0 2222621++++

Viu como é fácil? Basta não olhar para a tela do celular enquanto a palavra não estiver completa. Isso é uma questão difícil, mas quando você acostuma, é a melhor maneira do T9 funcionar.

E digitar com T9 pode ser mais rápido do que digitar num celular QWERTY? Depende da sua prática. Eu já consegui digitar mais rápido no N82 do que um amigo meu no E61. De qualquer forma, é muito mais confortável digitar num teclado QWERTY, mas o T9 está aí para agilizar a digitação em teclados numéricos.

Comments on this entry are closed.

  • “Para escrever números, você precisa apertar a tecla # do seu aparelho até aparecer no canto superior direito “123″ em vez de “ABC”.

    OU ficar pressionando a tecla do número correspondente que em 2 segundos o número aparece…

  • Milton Toshiba

    Sou craque no T9 e não gosto do qwerty no celular. Só não sei como retirar palavras do dicionário. Por exemplo as palavras com trema.
    Mas estou gostando do E71 da minha esposa e já vou treinando para um futuro presente, N97. Enquanto não acabar a garantia nem posso falar em trocar o meu celular hehe
    PS. Tenho uma seguidora no twitter que se chama ‘Raquel’ e muitos dos meus posts são de comida.
    Um dia saiu: _ Vou ali comer raquel (raquel).
    Isso que da digitar sem olhar, portanto cuidado.
    Abr

  • Milton Toshiba

    Corrigindo, no T9 ‘pastel = raquel’ . Errei aqui também
    🙂

  • Fala José,

    Mal pensei em escrever sobre isso, você o fez primeiro… mas ficou bem melhor do que eu tinha planejado em fazer. Amanhã farei um post linkando para cá. 😉

    Abs!

  • José Antonio Oliveira

    Airton: Aprendi mais uma! Obrigado! Vou atualizar o post.

    Hirota: Estava com o post pronto desde setembro. 🙂 Resolvi postar hoje. Se você postasse antes ia parecer que eu tava te copiando, hehehehehehe 😉

  • José Antonio Oliveira

    Milton: É um perigo isso… 😉

  • Aknaton

    Boa noite!
    Já uso o T9 faz um bom tempo!
    Parei com a com pra do E71!
    ótimas dicas!
    Um abraço!

  • Fantástico!
    Finalmente entendi esse troço!
    Muito obrigado mesmo!

  • eu não consigo instalar t9 no meu celular mtkbtdevice

  • Ale

    Depois desse tutorial, agora sim consigo usar o T9 que me deixava nervoso por que não sabia mexer na verdade e não tenho vergonha de assumir não, abç