Symbian finalmente abre o código do Kernel

O dia 21 de outubro de 2009, anteontem, não foi marcado pelo lançamento da nova linha de computadores com um logo de maçã mordida. Também não foi marcado por ser a véspera do lançamento da sétima versão do Windows.

Definitivamente, o fato mais importante desse dia foi o anúncio da abertura do código do Kernel (núcleo) do sistema operacional Symbian^3, feito pela Symbian Foundation.

Esse marco foi divulgado no The Symbian Blog, juntamente com o link para que se possa baixar os códigos fonte do Symbian.

Com essa abertura, a Nokia agora está vários passos à frente das outras empresas, com dois sistemas operacionais de código aberto, o Symbian e o Maemo, pronta para encarar qualquer outro sistema operacional.

Como foi dito anteriormente, o Maemo não vai canibalizar o Symbian porque ambos têm destinos diferentes. O Symbian tem vocação para a telefonia e será assim por um bom tempo. Já o Maemo, tem mais vocação para computação móvel e vai seguir seu caminho embarcado nos aparelhos que têm esse foco.

O Symbian team celebra o maior marco até agora: O Kernel já é OPEN-Source!
O Symbian team celebra o maior marco até agora: O Kernel já é OPEN-Source!

Eles testaram o código numa Beagle board, a famosa plaquinha de desenvolvimento que todo cara que gosta de hardware gostaria de ter (alguns já têm, sortudos).

11 comentários em “Symbian finalmente abre o código do Kernel”