Maemo summit, último dia

O site Maemo News apresentou um excelente resumo das novidades do última dia do Maemo Summit 2009.

O novo KOffice, por exemplo, está disponível, permitindo o uso de documentos do Office e Openoffice. Pareceu bem interessante, com uma nova interface adaptada para o N900. Associe isto com a saída de TV do N900 e talvez eu não tenha que carregar mais o meu notebook para ir dar aula !

Também foi apresentado o framework de segurança do Maemo 5, que irá permitir a execução nos modos aberto ou fechado. No modo aberto não existem restrições. No modo fechado teremos uma verificação de integridade da ROM na partida e também, pelo que entendi, dos direitos do usuário na execução de aplicativos. Desta forma, aplicações comerciais e conteúdo com direitos autorais poderiam ser contemplados. Adicionalmente, o usuário poderá chavear entre estes dois modos. Não dá uma pontinha de inveja, iPhone e Android ?

Uma série de novas aplicações completa o resumo do dia, confira no artigo original do Maemo News e não deixe de ver o novo KOffice:

Publicado pelo Wordmobi

Comments on this entry are closed.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Bom José Antonio, como já postei nesse blog, sou usuário LINUX desde 2004, minhas distros são SLACKWARE e UBUNTU, e saber que o maemo é devirivado do software livre me deixou muito entusiamado, vc sabe quais as plataformas (devices) NOKIA são baseados em MAEMO?

  • Marcelo Barros de Almeida

    Oi Fernando. O Maemo tem raízes no Debian e todos os tablets (N700, N800, N810, N900) rodam Linux. E, como usuário Debian/Ubuntu, compartilho do mesmo entusiasmo. Até onde eu sei, o resto dos dispositivos roda symbian.

    Ah, só uma coisa: quem escreveu o post fui eu, e não o José :) De vez em quando eu contribuo aqui no blog.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Muito obrigado Marcelo, foi esclarecedora a sua resposta é que como ainda sou novato aqui, fiz a pergunta ao José Antonio, mas sinta-se à vontade para responder aos meus questionamentos quando quiser. Forte abraço. Fernando “Eagle” de Sousa. Membro da comunidade viva o linux (www.vivaolinux.com.br) sob o codename Mc.Eagle.