Dá para viver sem Windows? Parte 1 – Crossover

Não, infelizmente ainda existem alguns programas que só funcionam no Windows, mas, 90% do meu tempo, como muitos já sabem, eu uso o Ubuntu.

Escolhi essa distribuição do Linux por causa do desenvolvimento ágil que ela tem apresentado. Outra opção que eu escolheria seria a mãe do Ubuntu, a Debian.

Essa série vai falar sobre a vida que existe além do Windows e do MacOSX. O primeiro programa que vamos falar é do CrossOver.

Eu até diria que dá para viver sem o Windows, mas não consigo viver sem o Microsoft Office. Então, como fazer para juntar as duas coisas?

O CrossOver é um programa comercial que tem por objetivo permitir que programas nativos do Windows sejam executados no Linux (no Mac também, mas não vem ao caso).

Ele é baseado no famoso Wine, um projeto opensource que tem o mesmo objetivo. (http://www.winehq.org/)

A diferença entre o Wine e o CrossOver é, basicamente, o suporte a aplicativos (Pacote Office, principalmente), a integração com o Desktop e a facilidade de instalar e desinstalar programas. Tudo isso é mais complicado no Wine.

Se você quer uma versão gratuita, o Wine é para você. Mas tenha em mente que vai gastar um bom e precioso tempo para deixá-lo configurado direitinho como o CrossOver. Pode ser que esse tempo valha mais do que os US$ 40,00 (R$ 70,00) que ele custa.

Para baixar o CrossOver, visite o site abaixo e escolha a versão.

http://www.codeweavers.com/products/cxlinux/

Depois de instalado, você poderá instalar vários programas no seu Linux, que nem sonharia em ter, tais como o MS Office (eu uso o 2007 sem problema nenhum), Photoshop, Notepad++, DreamWeaver, dentre outros. Com um pouco de paciência você consegue instalar até o AutoCAD!

Eu ainda não consigo viver sem o Windows por causa do Ovi Suite, o Nokia Software Updater e o Nokia Music. Na hora que eu conseguir instalar isso no Ubuntu, não vou mais precisar do Windows. Não que o Windows seja ruim, mas o Ubuntu roda muito mais leve do que meu Vista que veio com o Notebook.

E você? Consegue viver sem o Windows?

Comments on this entry are closed.

  • JB

    A última versão do Wine já está rodando Photoshop sem problema nenhum. De qualquer maneira, só uso o GIMP mesmo.

    Pra mim ainda faltam funcionar aplicativos para projetar circuitos, como o Orcad e o Pspice.

    Pra reinstalar o sistema do N800, só precisei de um programa de 35KB via linha de comando (Além, é claro, do arquivo do OS2008).