Wordmobi – "blogando" no celular

O fato de ter migrado o NokiaBR do Blogger para o WordPress me permitiu passar a usar uma ferramenta espetacular chamada Wordmobi, o aplicativo desenvolvido pelo Marcelo Barros que dá acesso móvel aos blogueiros que usam WordPress.

O programa, desenvolvido em Python, possui todas as ferramentas para se produzir um post novo, editar e publicar um rascunho, monitorar comentários, checar as estatísticas em tempo real, além de muitas outras funções. É a interface perfeita para quem tem um celular S60 e um blog no WordPress.

Além disso, hoje saiu uma versão nova (a 0.9.2) e, nada melhor do que uma ocasião como essa para falarmos desse programa indispensável para quem tem um blog.

Você pode usá-lo com vários blogs.

Você pode usá-lo com vários blogs.

Depois de abrir o programa e escolher o ponto de acesso, o usuário é apresentado à lista de blogs cadastrados no Wordmobi. Você pode ter vários blogs e fazer a manutenção deles num só lugar.

Opções principais: Tela 1 de 2

Opções principais: Tela 1 de 2

Opções Principais: Tela 2 de 2

Opções Principais: Tela 2 de 2

As principais funções do wordmobi são as mostradas nas figuras acima. Você pode ler e editar os posts, moderar comentários, checar os tags e categorias do blog e ainda verificar as estatísticas.

Lista de Posts

Lista de Posts

Na seção dos posts, o aplicativo apresenta a lista de todos os seus posts e você pode não só escrever um novo, como começar a escrever na Web e continuar o texto no Wordmobi.

Propriedades de um Post

Propriedades de um Post

As mesmas propriedades que você encontraria ao escrever ou editar um post na interface Web do WordPress você tem aqui no Wordmobi.

Opções de Imagens

Opções de Imagens

Escolhendo uma imagem para o post.

Escolhendo uma imagem para o post.

Você pode fazer upload de uma imagem do seu celular ou ainda tirar uma foto e fazer upload dela na mesma hora. Na hora do upload você ainda pode redimensionar a foto/imagem para um tamanho mais adequado, se for o caso.

Comentários

Comentários

Essa função de moderar os comentários pelo celular é a melhor parte, na minha opinião. Eu nunca iria sonhar em poder fazer isso na época em que eu usava o Blogger aqui no NokiaBR. Tinha que apelar para os e-mails de confirmação que o Blogger me mandava. Agora meus problemas acabaram! 🙂

Estatísticas do seu blog em tempo real

Estatísticas do seu blog em tempo real

Desde a versão 0.9.0 do Wordmobi, você pode ter acesso instantâneo das estatísticas de utilização do blog. O Wordmobi carrega os dados do WP-Stats e mostra na tela do seu celular de uma forma simples e direta. Você ainda pode navegar no gráfico para ver os valores de cada dia/semana/mês.

Checando atualizações

Checando atualizações

Por último, é possível checar se você está usando a última versão do Wordmobi no menu inicial do programa.

Como muitos já sabem, o programa é gratuito e pode ser baixado na página do projeto e instalado no celular. Além disso, como ele é feito em Python, é preciso instalar no celular a última versão do Python 1.9 (que, nesse momento, é a 1.9.7).

Para baixar diretamente a instalação do programa, clique aqui. Aproveite, já é a versão nova lançada hoje!

Update: Um problema no Python para S60 versão 1.9.7 está gerando uma falha grave no Wordmobi que o impede de sair da edição com salvamento local. Como isto é muito grave (você irá perder o post local!), a solução foi usar o Python 1.9.6, que apresenta outros problemas mas pelo menos não irá deletar o seu post. Em resumo, usem o Python 1.9.6 e o Wordmobi 0.9.3. Não esqueçam de instalar ambos no mesmo drive, seja memória do telefone ou no cartão.

Comments on this entry are closed.

  • Olá!
    Bacana seu post! Eu também uso o WordMobi no meu Nokia e funciona super bem para atualizar o blog, sem contar que permite postar fotos tiradas na hora e ainda tem função para linkar ao twitter. Recomendo!
    Grande abraço!
    F#Levi

  • não entendo, nada em python funciona em meu n85… alguém pode me explicar, instalo o python depois o aplicativo, mas o mesmo não abre. Obrigado

  • José Antonio Oliveira

    @Leo Gonçalves: Funciona sim. Você precisa baixar essa versão do Python que eu falei no final do post e instalar antes de instalar o Wordmobi.

    Você fez isso?

  • Pois é, esse foi o procedimento. Instalei antes o Python 1.9.7(na memória do celular), depois o Wordmobi(no cartão) . Aparece o ícone do Wordmobi e tal mas o mesmo não abre.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Leo

    Vc tem que instalar os dois na mesma memória, seja qual for ela. Não pode por um no telefone e outro no cartão devido a um bug do Python. O wordmobi está preparado para rodar de qualquer lugar onde o python esteja, mas eu recomendo a memória interna por ser mais rápido.

  • Engraçado que venho insistindo com aplicativos em Python faz muito tempo mas nunca consegui fazer nenhum funcionar. Pode estar faltando algum procedimento?

  • Marcelo Barros de Almeida
  • BATATA! Instalei na memória do celular e funcionou, obrigado Marcelo… certinho aqui 🙂

  • Marcelo Barros de Almeida

    Mais um usuário feliz ! Usem e abusem da persistência local, isto é, da possibilidade de escrever um post sem estar conectado na rede e publicar depois. É A minha feature favorita !

    Espero que a turma do Python para S60 resolva um dia este bug ….

  • Com direito a primeiro post via Wordmobi em meu blog rsrsrs, http://leogoncalves.com/blog/ … logicamente com os devidos créditos ao NokiaBR

  • José Antonio Oliveira

    Um linkzinho pro post caia bem, hehehe 🙂

  • Devidamente linkado meu amigo… parabéns pelo blog 🙂

  • Marcelo Barros de Almeida

    Acabamos de achar um problema grave no Python para S60 1.9.7. Vou ter que voltar e gerar o wordmobi com suporte a 1.9.6. O efeito é não conseguir salvar localmente o post por causa de um erro numa função do Python:

    https://garage.maemo.org/tracker/index.php?func=detail&aid=4453&group_id=854&atid=3201

  • Olá!
    Realmente, o Wordmobi é ótimo, e estou muito feliz com ele, principalmente porque ele ainda é acessível para nós cegos, que usamos o celular com leitor de telas. Quanto ao bug do piton, notei que se você tentar enviar um post e der problema de conexão, quando você conseguir se conectar, ele mostrará a lista de posts vazia e,quando você mandar atualizar, o que havia sido salvo como rascunho durante a queda da conexão, vai para o quiabo…
    Perdi um rascunho nessa brincadeira, mesmo usando o piton 1.9.6.
    Tirando isso o programa é mesmo muito bom e até fiz um post eleogiando o Marcelo e agradecendo pelo excelente programa, em, Falando de Datas Comemorativas e outros badulaques.

    Abraços

  • Só voultei aqui, para dizer que o domíno do meu blog, onde postei elogios para o Wordmobi foi alterado para http://www.blog.olocutor.com/.
    Como não encontrei a URL de trackback, resolvi postar mais um comentário.

    Abraços e continuo usando o Wordmobi, tendo essa ferramenta como algo muitíssimo bom.

  • José Antonio Oliveira

    A URL de trackbak é automática no Wordpress. Mesmo assim sua visita é sempre bem-vinda! Um abraço.

  • Tatiana

    Adorei a dica do wordmobi! Mas fui instalar o Phyton no meu N85 e ele não deixa. alega que o aplicadtivo não é confiável e que pode danificar o telefone. Mesmo clicando em continuar ele não libera e cancela a instalação.
    O que posso fazer para mudar essa situação? Obrigada

  • José Antonio Oliveira

    Tatiana, você já tentou o tutorial que o Marcelo fez? (Está em inglês, mas é tranquilo)

    http://code.google.com/p/wordmobi/wiki/Installing

  • Tatiana

    Oi José, então eu baixei os 2 ( o Phyton e o wordmobi), salvei ambos no cartão de memória. Ao tentar instalar o Phyton ele recusa, não aceita o certificado. Fui até “Ferramentas > Configurações > Aplicativos > Gerenc. aplicat.” para verificar as opções marcadas´e já constava “instalação de software: todos” e “verificação de certificados: desativado”. Então por qual motivo não me deixa instalar o software que eu quero? Meu celular é estranho o.O Troquei as opções e fiz o teste, e dessa vez ele pediu para que eu alterasse as configurações de instação. Alterei novamente e desliguei o celular. Liguei novamente e continua com o mesmo erro na hora de instalar.Verifiquei que talvez ele precise do tal patch PyS60 baixei (é um arquivo em .rar). Coloquei no mesmo diretório dos outros dois instaladores, mas ele não é um executável. Tentei instalar o Python 1.9.6 runtime novamente e o erro persiste. O que eu devo fazer com esse patch? Acredito que só coloca-lo no mesmo diretório não é o certo.
    Desculpem pelo texto enorme, mas por favor se alguém souber como ajudar… fico grata.

  • Marcelo Barros

    Tatiana

    Não me lembro de nenhum patch necessário para o Wordmobi. Recomendo tentar de novo:

    0) Habilite todos os programas para instalação (vc já fez, pelo visto)
    1) remova tudo relacionado ao Python para S60 e reboot o celular
    2) Instale este arquivo http://wordmobi.googlecode.com/files/Python_1.9.6.sis
    3) Instale este arquivo http://wordmobi.googlecode.com/files/Wordmobi-0.9.3.sis

    Se ao tentar inserir uma imagem vc tiver um problema, remova o Wordmobi somente e instale o arquivo http://wordmobi.googlecode.com/files/Wordmobi-0.9.3-nomgfetch.sis

  • Marcelo Barros

    Tatiana, instale no mesmo local, ou seja, todos na memória interna, por exemplo.

  • Tatiana

    Oi, Marcelo.
    Segui os passos da forma que você citou e novamente não deu certo. Meu celular é do contra, rs.
    De qualquer forma muito obrigada pela ajuda.

  • Tatiana

    Ah, desculpe o post duplo, mas esqueci de mencionar:
    tentei instalar ambos na memória interna e não deu, e depois ambos no cartão de memória e o problema continou.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Tatiana, vamos tentar mais uma coisa, caso tenha ainda paciência de tentar instalar o meu programa ? Eu acredito que o problema é no python mesmo, que não está compatível com seu telefone.
    Você poderia instalar o seguinte arquivo e depois o wordmobi ?

    https://garage.maemo.org/frs/download.php/6359/Python_1.9.6_fixed.sis
    http://wordmobi.googlecode.com/files/Wordmobi-0.9.3-nomgfetch.sis