Tutorial de migração do Blogger para WordPress

Dedico esse texto ao meu amigo Francis do Manéblog que foi quem me incentivou a começar um blog bem no início de 2007, e ao outro amigo (e também editor aqui do blog) Marcelo Barros de Almeida pela grande insistência em migrar o blog do Google Blogger para o WordPress e pelo aniversário dele que é hoje!

Se você tomou a decisão de migrar um blog do Google Blogger (Blogspot.com) para um servidor com WordPress, e quer um tutorial para fazer isso de uma forma prática e confiável esse é o post!

Esse tutorial não cobre a parte de instalar Apache, PHP, MySQL e nem o registro e a configuração de um domínio próprio. Você geralmente tem isso já instalado no servidor ou então consegue vários tutoriais bons a esse respeito. A idéia agora é partir dos pré-requisitos abaixo e apresentar o passo-a-passo para instalar o wordpress e migrar todos os dados do Blogger.

Requisitos para seguir esse tutorial:

  1. Um servidor com MySQL, Apache e PHP já instalados e funcionando
  2. O arquivo de instalação do WordPress mais recente (http://br.wordpress.org/)
  3. Um domínio registrado e ativo (ex.: seudominioregistrado.com.br)
  4. Uma conta no WordPress.com (opcional para as estatísticas)
  5. Bastante paciência e tempo

Vou usar os seguintes nomes hipotéticos. Você deve substituí-los pelos nomes correspondentes ao seu caso:

Nome do blog: Seu Blog
Endereço do blog: http://blog.seudominioregistrado.com.br
Banco de Dados: seublog
Usuário e Senha do Banco de dados: usuarioBD / senhaBD
Usuário do Apache: usuario-www
Grupo do Apache: grupo-www

Vamos começar com o tutorial de instalação do WordPress. Estou me baseando na versão 2.8.4, a última até hoje (Set/2009):

Passo 1: Crie no seu MySQL um banco de dados com o nome do seu blog:

mysql> create database seublog;

Passo 2: Descompacte a instalação do WordPress no diretório raiz do seu site (Não descompacte no seu computador e para depois fazer o upload para o servidor, as permissões dos arquivos não vão ficar corretas)

Passo 3: Renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php e edite os seguintes campos abaixo:

/** O nome do banco de dados do WordPress */
define('DB_NAME', 'seubanco');
 
/** Usuário do banco de dados MySQL */
define('DB_USER', 'usuarioBD');
 
/** Senha do banco de dados MySQL */
define('DB_PASSWORD', 'senhaBD');

Mais abaixo existem os campos “AUTH_KEY”, “SECURE_AUTH_KEY”, “LOGGED_IN_KEY” e “NONCE_KEY”. Visite o endereço http://api.wordpress.org/secret-key/1.1/ que ele vai gerar essas chaves para você. Substitua as originais pelas que foram geradas no link acima.

Salve e feche o arquivo wp-config.php

Passo 5: Crie os arquivos e diretórios auxiliares e dê permissões de escrita a eles.

touch .htaccess
chown usuario-www:grupo-www .htaccess
chmod 775 .htaccess
cd wp-content/
mkdir uploads
chown usuario-www:grupo-www uploads
chmod 775 uploads

Passo 6: Visite o endereço do seu blog (http://blog.seudominioregistrado.com.br/) para terminar a instalação, este passo irá preencher o banco de dados com as tabelas do WordPress e criar um usuário e senha de administrador. É um passo mesmo.

Passo 7: Depois de instalar o WordPress, entre com a conta de administrador no endereço http://blog.seudominioregistrado.com.br/wp-admin e crie um usuário para cada editor do blog atual, inclusive você mesmo, e acerte as permissões. Sugiro que você mude a senha de administrador e não use a conta de administrador para postar.

Com isso terminamos o tutorial de instalação do WordPress. Vamos passar agora para a parte de importação e migração do Blogger. Vá buscar um café, eu aguardo.

Voltou? Ok, vamos em frente.

Um passo muito importante na criação do blog é a escolha de um tema. Isso irá diferenciar o seu blog dos milhares de outros blogs que existem por aí. O tema também tem um papel muito importante na hora do seu blog ser encontrado pelos sistema de busca (Google, Yahoo, Bing etc.). Um tema com HTML e CSS corretos, aumenta muito suas chances de ser encontrado numa busca (tudo bem que seu conteúdo é o mais importante).

Você pode usar um tema gratuito qualquer, disponível para download e instalação na página de temas do seu blog, mas eu não acho que isso seja a melhor opção. Explico-me.

Eu pesquisei muito na hora de migrar o NokiaBR e nenhum dos milhares de temas gratuitos me agradaram tanto quanto o tema Thesis da DIYTHEMES. Apesar de ser um tema comercial, isto é, pago, ele dá uma série de opções que você não vai encontrar em nenhum outro tema por aí. Além disso, eles têm um suporte espetacular e um forum com milhares de dicas para deixar o seu blog com a cara que você quiser. Ele é um tema aparentemente simples, mas você poderá deixar o seu blog completamente diferente de todos os outros que existem por aí, já que ele permite que você personalize quase tudo no seu blog. Isso tudo sem falar no suporte a SEO que ele dá.

Caso você não queira gastar dinheiro com tema nesse momento, sugiro que escolha um tema qualquer do diretório de temas do WordPress e parta para o processo de migração. Mesmo assim, o Thesis é o melhor tema de WordPress já feito até hoje. Se você quiser que seu blog apareça mais do que os outros e que tenha uma aparência diferente de qualquer outro, vá de Thesis. Pense nisso.

Prosseguindo, vamos passar ao tutorial de importação do conteúdo do Blogger, a parte mais importante no processo.

Passo 1: Dar autorização no Blogger para o WordPress ter acesso ao conteúdo.

Na barra lateral do wp-admin, clique em Ferramentas -> Importar -> Blogger. A primeira coisa que você precisa fazer é dizer ao Blogger para deixar o WordPress acessar sua conta clicando no botão “Autorização”.

Depois ele te direcionará para o Google, numa página pedindo sua autorização para o http://blog.seudominioregistrado.com.br/ acessar seus dados do Blogger. Clique em “Conceder acesso”.

Passo 2: Ao completar o passo anterior, você será direcionado novamente para o wp-admin do seu blog e todos os seus blogs (se você tiver mais de um) do Blogger aparecerão numa lista. Escolha o blog a ser importado e clique em “importar” ao lado dele.

Dependendo do número de posts e comentários do seu blog e da banda do seu servidor, esse processo demorará um pouco. Vá tomar uma água e dê um pulo no banheiro.

Passo 3: Depois que o passo anterior terminar de ser executado, você já poderá ver todos os seus posts e comentários certinhos, inclusive com todas as imagens, visitando o endereço do seu blog http://blog.seudominioregistrado.com.br/

As imagens do Blogger são armazenadas na sua conta do Picasa (você pode não saber, mas ela existe) que é independente do seu Blogger. Isso, além de economizar espaço no seu servidor, com as imagens antigas, vai facilitar o processo de migração.

Nessa hora parece que já está tudo pronto para comemorar, mas faltam ainda dois pontos importantíssimos, os links permanentes (permalinks ou como quiser chamar) e o direcionamento do blogger para o novo endereço.

Passo 4: Links permanentes

Com certeza o seu blog tem links fazendo referências a outros posts seus. Para resolver esse problema, você vai precisar alterar a forma como o WordPress guarda os links permanentes. Clique em Configurações -> Links Permanentes. Selecione “Estrutura Personalizada” e preencha o campo ao lado com o seguinte texto, como a figura abaixo:

/%year%/%monthnum%/%postname%.html

permanentlinks-wordpress

Passo 5: Depois disso, você precisa instalar um plug-in temporário chamado wp-maintain-blogger-permalinks, que vai atualizar os identificadores dos posts antigos para que eles fiquem no mesmo estilo do blogger.

Esse plug-in você consegue no seguinte endereço: http://justinsomnia.org/files/wp-maintain-blogger-permalinks-1.1.zip

Instale o plugin, fazendo o upload do arquivo para o servidor e descompactando para a pasta /wp-content/plugins/

Não se esqueça de ativar o plug-in!

Depois vá em Ferramentas -> Maintain Blogger Permalinks e clique no botão Maintain Blogger Permalinks.

Esse processo vai mudar os identificadores dos posts antigos uma única vez. Você não vai mais precisar dele no futuro, por isso, depois de executá-lo você pode tranquilamente desinstalá-lo.

Passo 6: Antes de direcionar o Blogger (passo a seguir), ainda é preciso acertar os links para o domínio novo para o velho no banco de dados.

Entre no MySQL e execute o comando abaixo, (não se esqueça de trocar os valores pelos seus):

mysql> update wp_posts set post_content=
replace(post_content, "http://seublog.blogspot.com",
"http://blog.seudominioregistrado.com.br");

Passo 7: Por último você precisa direcionar os visitantes do blog antigo para o blog novo.

Atenção: Não use o direcionamento do Blogger, ele assusta os leitores.

A solução para esse problema é a seguinte, adicione o código abaixo logo após o tag <body> nas configurações do Blogger:

&lt;script type='text/javascript'&gt;
//edite as linhas abaixo preenchendo com os dados certos
var antigo = "seublog.blogspot.com";
var novo = "blog.seudominioregistrado.com.br";
 
//Não mude nada aqui:
window.location = location.href.replace(antigo, novo);
&lt;/script&gt;

Pronto! Agora é só passar a usar o blog novo em vez do Blogger.

Voltando ao assunto do tema, considere a possibilidade de usar o Thesis, você não vai se arrepender.

Comments on this entry are closed.

  • Puxa, obrigado pela menção!!! E, a propósito, a migração pareceu perfeita! E é sempre bom um tutorial para isso. Me recordo como foi terrível migrar do antigo pMachine para o WP…

    Um abração!