Symbian x Maemo nas palavras de Kai Öistämö

04_oistamo_lowresDurante o Nokia World 2009, Kai Öistämö, Vice-presidente da Nokia e responsável pela área de aparelhos, deu um rumo à questão que vinha se levantando sobre o destino do Symbian depois do anúncio do N900.

Deixo abaixo a minha tradução da versão do blog Cellphone News and Review sobre a resposta de Kai Öistämö.

Symbian – tem a ver com smartphones. O Symbian é otimizado para o legado de telecomunicações. Esse sistema operacional foi feito para fazer os telefones espertos (N.T.: um trocadilho com smartphone).

Maemo – O oposto – Pegue uma distribuição de Linux Desktop e adicione mais e mais conectividade. Os desenvolvedores vão poder usar Webkit e QT tanto no Symbian quanto no Maemo. Eles poderão ter um ambiente único para escrever aplicativos para as duas plataformas.

Firefox – É a tecnologia que nós temos hoje no N900. Não tire nenhuma conclusão a longo prazo. (N.T.: Estou entendendo com isso que as próximas versões do Maemo virão com um browser baseado no webkit.).

“Mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos parar o Symbian.” Nós vendemos mais aparelhos S30 ano passado, mesmo tendo parado o desenvolvimento dessa plataforma há três anos atrás. A mesma coisa é verdade para o S40, o desenvolvimento diminuiu, mas os volumes [de venda] aumentaram. Um processo semelhante está acontecendo com o S60/Symbian, ele está aos poucos se movendo para o mercado médio e os volumes [de venda] vão aumentando.

O espaço dos smartphones vai continuar.

Maemo é a melhor plataforma quando se chega nos limites, deixando os computadores mais portáteis.”

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Era boa parte do que eu queria ouvir ! Uma interface parecida, ferramentas de desenvolvimento parecidas, mas motores diferentes (Symbian/Linux).

  • Rodrigo Xnes

    Em resumo, é o que dizíamos por aí, o Symbian não é mais o carro chefe da família. É o Maemo!
    Symbian tá virando middle end e Maemo será high end. Quando perguntaram pra Apple se eles fariam um netbook eles disseram que o iPhone que está nessa batalha… A Nokia tá criando um aparelho teoricamente mais bem posicionado, um pouco mais computador do que o iPhone e qualquer outro device com GSM é até então.
    Agora como dizem, o N900 é m smartphone para geeks. Espero que vingue com os executivos/viciados em mídia/viciados em comunicação- não- geeks também.

  • E ai José, tudo bem?

    Bom, copiei sua tradução e postei em meu blog, espero que não tenha problema. Se tiver é só dizer que retiro de lá.

    Abraços,
    Alessandro

  • José Antonio Oliveira

    @Alessandro, você é parceiro, claro que não tem problema! Além do mais colocando o link para cá não tem problema nenhum.

    Abs!

  • Bom como eu disse ha um tempo atras se o N800 fosse um celular seria perfeito, o N900 trouxe isso para a realidade, ” wellcome to the future”