Review do E63

Ontem eu fiz um post com o conteúdo da caixa do E63 da TIM Brasil. Hoje vou deixar para vocês minhas impressões do aparelho depois de quase três semanas de uso.

Como eu não estou usando o celular ( ele é da minha esposa), ela será a responsável pela maioria das opiniões a respeito do celular. Eu só vou escrever o post.

O E63 é um celular que foi lançado para ser o aparelho QWERTY mais barato da série E da Nokia. Ao contrário do que se pode imaginar, ele vem com vários acessórios e com quase tudo que o primo rico dele, o E71, tem.

Basicamente, as diferenças do E71 para o E63 são as seguintes:

  • Corpo do aparelho em plástico (No E71 ele é de metal)
  • Câmera de 2.0MPx (contra 3.2MPx do E71)
  • Ausência de GPS
  • Plug de 3.5mm (Ponto para o E63!)
  • Um pouco mais gordo que o E71
  • Falta HSDPA no E63

Fora isso, eles têm o mesmo processador, a mesma quantidade de memória, e quase tudo igual.

A comparação completa dos dois aparelhos você pode ver clicando aqui.

A maior preocupação dela na hora de trocar o E61, que ela usou por 2 anos, era o teclado menor do E63. Depois de um minuto usando o celular novo, ela chegou à conclusão de que o tamanho era muito bem compensado com a maciez das teclas (eu mesmo concordo com isso), que facilitam muito a digitação. Quem me dera que o N82 tivesse teclas tão macias quanto as do E63.

O corpo do celular em plástico não é nada ruim. Pelo contrário, ele tem um plástico fosco muito agradável ao tato na parte de trás e um acabamento de plástico polido na parte frontal do aparelho. Além disso, o acabamento inspira robustez. Não foi aí que economizaram nesse celular. (Está certo que o acabamento de Metal do E71 é sensacional, mas o preço do E63 compensa a troca de materiais)

Além disso, a falta de HSDPA e a falta do GPS são, na minha opinião, as únicas diferenças verdadeiras entre o E71 e o E63. O UMTS do E63 não faz feio não, você consegue chegar a 384kbps muito bem, mas se você for usar seu celular como modem, coisa que eu faço com muita frequência, um HSDPA vai bem.

Já o GPS, esse não faz falta nenhuma no E63 se você estiver na cidade próximo a várias antenas. A localização por antena no E63 (quando existem várias por perto) é sensacional, beirando a qualidade do GPS. Fiz a comparação com o GPS do N82 e ambos foram juntos até a hora em que começamos a sair da cidade, quando a localização do E63 começou a ratear e me colocar bem longe de onde eu estava. O N82 continuou acertando a posição firme e forte.

O tamanho do E63 é um pouco maior do que o do E71, mas, se compararmos com o N82, por exemplo, ele é magérrimo. Vejam a foto abaixo:

IMG_4449

A largura do celular também é bastante boa para um aparelho QWERTY. A foto abaixo mostra a comparação com o N82 e com 2760. Se compararmos com o E61, ele ganha de longe essa disputa.

IMG_4444

A bateria do E63 é um outro ponto forte do celular. Minha esposa usa muito o 3G do celular e, mesmo com esse uso intenso, ela dura dois dias facilmente e ainda sobra um pouco para o terceiro dia. Fico imaginando se ela só usasse WiFi para acessar internet. Ia durar bem mais. A bateria é a mesma do E71, uma BP-4L de 1500mAh.

A câmera de 2.0MPx não é lá grandes coisas, mas dá para registrar eventos interessantes (como um anúncio de filhotes de “Puldos” afixado num poste). Falta um protetor de lente para a câmera, mas seria pedir demais por esse valor.

No quesito software, ele vem equipado com um Symbian S60 V3 FP1, o mesmo sistema do E71, N82 etc. A navegação nos menus é bem ágil e confortável.

Vêm preinstalados nele software de dicionário, QuickOffice 4.1, Notas Ativas, Intranet, VPN, Nokia Maps 2.0, Telefone Internet (VoIP SIP), dentre outros.

Na parte de segurança, vi uma opção muito interessante na área de ferramentas que permite encriptar os dados do cartão de memória e da memória principal do celular.

Por último, ele tem uma coisa que eu gostaria de ter no N82 (mas não é possível), uma lanterna! O LED do flash da câmera acende se você ficar segurando a barra de espaço na área de espera do celular. Muito útil quando você precisa encontrar aquela moeda que caiu embaixo do banco do carro.

Conclusão: O E63 é um excelente aparelho pelo preço dele. Alguns planos o oferecem grátis (como foi o caso dela). Além disso, é um aparelho robusto e completo para o uso diário e acesso à Internet. Uma ótima compra.

Comments on this entry are closed.

  • Esse celular no pré sai por R$999,00 e não tem gps e uma câmera meia boca com RS899,00 você compra um Q11 com câmera de 3,2mp e gps, uma das desvantagem do Q11 e que ele roda wm. Ah o Q11 é da motorola….

  • José Antonio Oliveira

    Érico, concordo, ser da Motorola e rodar Windows Mobile não compensa. Ainda prefiro ter um 2760 a ter um Q11, 😀

  • “Ainda prefiro ter um 2760 a ter um Q11” ausahushaushaush

    se pelos menos desse para colocar android nele até que eu pensaria em comprar um….

    >diferença relevante entre o q11 e o 2760, o Q11 branco é mais bonito que o 2760….

  • José Antonio Oliveira

    O que falta no Q11 que o E63 tem:

    – Processador decente
    – Memória RAM
    – 3G
    – Câmera de videoconferência
    – USB 2.0

    Não dá para comparar. Sem falar que é Motorola né. Isso mata qualquer aparelho. 🙂

  • José,

    eh…. é melhor comprar um e71 mesmo…

    putz não sabia que o usb do Q11 não era 2.0

  • Gerardo

    olá
    adquiri esse celular e uso pra acessar a internet pelo notebook, mas fazendo alguns testes, percebi que a velocidade maxima que alcancei foi de 53 kbps de download e 108 de upload em 3G. Está pior que a minha conexão discada. E na conexao Edge chegou a ser mais rápido. No gerenciador de conexões, no 3G baixa até 8 kb/s e no Edge chegou a 22 kb/s.
    alguem ja testou?

  • Marcelo

    Olá José,

    Por acaso o E71 também possui essa lanterna apertando a barra de espaço? Eu tenho o E71 e não consegui fazer funcionar ela.

  • José Antonio Oliveira

    Acho que não tem não.

  • Milton Toshiba

    Esse seria um celular ideal para minha esposa, já que ela não se adapta ao T9 e só quer digitar mensagens.
    Abr

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Marcelo Foi a primeira coisa que fui testar ontem, após ler. Tem lanterna não, viu ? 🙂

  • José Antonio Oliveira

    Érico, por acaso recebi hoje uma foto do Q11 Branco. Ele é mais feio do que bater na mãe por causa de comida.

    Veja abaixo:
    http://blog.nokiabr.com.br/wp-content/uploads/2009/09/14092009813.jpg

  • José Antonio Oliveira

    Geraldo, desculpe, pulei seu comentário e só agora vi lá no Forum também.

    O E63 não tem HSDPA (o famoso 3,5G que chega de 1Mbps a 7Mbps, dependendo da operadora). Ele só tem WCDMA(UMTS) o que não é pouco, mas só dá 384kbps (ou 48kBps) mesmo.

    Acho que é uma boa você tentar um modem HSDPA para conseguir velocidades maiores.

    Um abraço.