Nokia Braille Reader

A Nokia, a Federação Finlandesa de Deficientes Visuais e a Universidade de Tampere desenvolveram um aplicativo para os deficientes visuais poderem ler em braille as mensagens de texto dos seus celulares.

O aplicativo é descrito no vídeo abaixo, mas o funcionamento é bastante simples. Para cada letra, o programa transforma, ponto por ponto, o código braille em feedback da tela do celular. Se um ponto está marcado ele treme mais forte, se está abaixado, treme mais fraco.

Desculpem-me a ignorância, mas não era mais prático ler as mensagens para os usuários, coisa que os E-series fazem desde o E61?

Comments on this entry are closed.

  • Dirceu

    Pensa num cara cego e surdo … (mas aí pra que ele ia querer telefone ?!?)

  • José Antonio Oliveira

    Ainda bem que você mesmo resolveu o problema Dirceu, hehehe.

  • Não sou cego, mas TALVEZ seja pela velocidade e pela mesma sensação que muitos de nós temos (eu por exemplo) aonde eu consigo entender melhor alguns assuntos lendo do que ouvindo.

  • José Antonio Oliveira

    O que eu achei mais estranho é que não é muito simples a conversão porque para cada letra a pessoa tem que esperar seis tremidas no celular. Em braille, o leitor pode ler muito mais rápido só arrastando os dedos.

  • akminarrah

    Vamos lá… mesmo que o programa abra assim que uma mensagem chegar, e quanto a todas as outras funções do celular???? Se o cel travar?? Como o pobre do usuário cego vai fazer pra perceber isso????? Tela branca, o telefone reiniciou sozinho (na versão 40.0.5 tá bem frequente), mas não carergou os aplicativos e só fica no “NOKIA” … e aí?
    Mesmo o auxílio por voz não satisfaz tudo.

    Essas soluções pontuais não resolvem problema algum. Servem apenas como estudo pra desenvolver algo que no futuro seja realmente útil. Nesse ponto é bom. Mas pra chegar ao usuário final tá muuuuuuuuuuuuito longe.