N97 ou N900? Com qual eu fico?

Para falar a verdade, eu não tenho dinheiro para comprar nem um N97 nem um N900, mas há quem o tenha e, ainda, há quem esteja juntando dinheiro só para isso. Além disso, nos últimos dias houve uma certa agitação com o N900 e penso que agora seja uma hora boa para levantarmos essa dúvida.

A questão agora não é descobrir ou discutir qual dos dois aparelhos tem o melhor hardware, o melhor software ou é mais bonito. A dúvida é: “Se você tivesse €700 hoje para gastar num celular, qual você compraria?” (por favor turma da Apple, não a conversa não chegou na cozinha)

Sei que muitos vão me apedrejar por causa da minha resposta, que já vem logo abaixo, mas a seção de comentários está aí justamente para isso, para todos poderem se manifestar sobre o assunto.

A minha opção hoje seria, sem sombra de dúvida, pelo N97. Acredito que o Maemo 5 está sensacional, mas ele ainda precisa comer muito feijão com arroz para ser um sistema operacional de celular. Não é só porque falta MMS no N900 que eu digo isso, o problema é que o foco do Maemo sempre foi internet tablets (no máximo computadores de mão), enquanto o Symbian sempre teve o foco de celulares.

O salto que eles tiveram que dar de um internet tablet para um celular foi enorme, e, ao que me parece, ainda está no meio. Quem já usou um N810 ou um N800 pode confirmar que o Maemo OS2008 (Maemo 4) não teria a menor condição de ser usado como celular, mesmo que esses aparelhos tivessem essa possibilidade. O Maemo 5 é um grande avanço, mas sistema operacional de smartphone ainda é, e eu acho que vai continuar sendo por um bom tempo, o bom e velho Symbian.

O N900 deve chegar lá, mas ainda é, na minha opinião, um internet tablet com celular e não um smartphone.

Está oficialmente aberta a briga de foice no escuro, deixo os comentários às ordens para todos.

Comments on this entry are closed.

  • Rafael

    Se rodar emulador de HP, N900, senao, nenhum deles

  • Emerson

    Eu fico a favor do N97, acredito que o symbian ainda é muito superior aos demais sistemas operacionais. O Maemo 5 tem que evoluir muito ainda. Alguém ai me doa um N97? =)
    Abraço José.
    Vlw.

  • Zen Junior

    Eu diria que o N97 e o N900 tem publicos diferentes…
    O n97 é pra quem quer ter um smartphone legal e que faz um monte de coisa ja de fabrica, pronta e sem muita dificuldade…
    O N900 é pra quem quer ter um minicomputador de bolso que faz mais ainda, e não se importa de ter que fuçar um pouco para colocar tudo isso pra funcionar… Digo isso pois tenho um N800 e assim, não recomendaria para ninguem que não goste/não saiba fuçar em aparelhos… Ele de fabrica não faz quase nada… tem que adicionar repositorios, instalar pacotes, mexer no Xterm… Não muito pratico pra quem só quer algo q ja venha pronto de fabrica….

  • Olá
    Bela discussão essa, pois realmente ainda não vi muito foco específico do N900. O aparelho é lindo, tem um hardware bem legal, mas quero ver na real aplicativos comerciais bons para ele como existem para Symbian.

    Tenho um N97 e existem centenas de programas legais. No momento não tenho interesse no N900.

    Valeu!
    Denis

  • Rodrigo Xnes

    Eu não compraria um N97, sou fã do Symbian, mas a s60v5 ainda é o s60v3 com minimas alterações pra touchscreen, ainda acho meio frustrante ele no sentido que os s60v3 parecem aparelhos bem acabados e maduros, e v5 ainda não. Não to satisfeito com meu 5800 plenamente… é um bom celular, não um bom smartphone.
    Se eu tivesse q escolher entre o N97 e o N900, iria no segundo.
    Mas concordo plenamente que são ainda 2 públicos diferentes. Eu sou entusiasta, programador, e passo horas personalizando meu celular nas entranhas do sistema.
    Eu acredito porem que somente o N900 tem chance de bater a simplicidade do iPhone e do Windows Mobile (com mobile shell instalado).
    Porque o iPhone e o WinMo são bons? Por causa da Apple ou MS?? Claro que não, por causa dos milhares de applicativos que eles tem! E porque tem milhares de aplicativos? Pq lá no norte do planeta, eles são vendidos a preço de banana, coisa que a gente não conhece e não vivencia. O Symbian é o mais caro dos 3 SO’s!
    Agora o N900 é sim um “computador” que faz ligação… se tiver suporte de comunidades linux, aí sim poderá se tornar melhor, + simples, + público&pessoal, + canivete-suiço (+ appz). E nesse dia será um aparelho para todos.
    Tudo se resume no fato, o melhor não é o mais avançado e caro. E sim o mais pop (dentro desse nicho de smartphones), porque esse sim será o que terá mais suporte e será mais personalizável.

  • Eu concordo, mas pelo motivo contrário.

    Eu estava esperando (e economizando) pra comprar um N900 como internet tablet. Foi uma surpresa saber que ele também vai ter função de celular, o que quebra minhas pernas, pois minha operadora é CDMA e estou preso num contrato por mais um ano.

    Se eu quisesse um smart phone talvez comprasse um N97… mas eu só queria um tablet. Só preciso descobrir agora se ele funciona sem a função de celular…

  • Augusto M

    Eu concordo que o n97, com o Symbian, é muito mais redondo como telefone. Já é um sistema maduro e com bastante aplicativos.
    Porém três aspectos me dão certeza da compra do n900: o futuro móvel da computação, a interface fantástica e a flexibilidade e potencia do aparelho.
    O n900 dá um passo importante, colocando todo esse poder que a maioria ja conhece do Maemo em um celular.
    A interface do n900 está mais intuitiva e e eficiente tanto do 2008OS quanto do Symbian. A Nokia trabalhou muito bem para deixá-la bem amigável como telefone. Comparações com a do 2008OS são bastante falhas, portanto.
    O poder que o aparelho vai oferecer, aliado ao já conhecimento da plataforma e todo “hype” do lançamento, com certeza vai fazer com que sujam logo diversas aplicações para o Maemo 5.
    Sem contar que, para 90%dos usuários comuns, o pacote de aplicativos nativos do aparelho seja suficiente. Não creio que seja necessário ficar fuçando no sistema como disseram.

    Mas vamos avante que a briga dos smartphones está ficando boa!

    Abs

  • Eu ainda que tudo depende do uso que cada um vai fazer, ou melhor, o que cada um necessita usar em seu cotidiano. Como o José Antônio disse, o Maemo ainda é novo, ainda e para tablets, e tablets são computadores de mãos não celulares, o Symbian tem foco em celular e pode ser usado como computador de mãos em algumas situações.

    Eu ficaria com o N97 no momento, agora daqui a uns 3 anos, quando tiver dinheiro para comprar algum deles, daí até lá o Maemo pode estar mais “celular” do que que “computador de mão”.

    Abraços.

  • A questão não é qual aparelho é melhor, mas sim qual atende as necessidades do usuário. Eu tenho um N95, e ia comprar um N97. Mas já decidi que vou de N900. O motivo?? Simples: o que eu menos uso no N95 é justamente a parte de telefonia (tanto que meu plano de voz é o mais simples da Vivo)! O que uso e abuso é dos dados, usando para ver/atualizar blogs, twitter, emails, navegar pela internet, usar o Nokia Maps, e por aí vai.

    MMS??? Não lembro quando foi a última vez que mandei um! O iPhone não fazia isso e nunca foi um impedimento ao aparelho.

    O Symbian tem realmente milhares de aplicativos por aí…..mas o Maemo tem outros milhares de potenciais aplicativos: tudo que roda no Linux, pode ser recompilado para rodar nele! E se o programa não for muito complexo, sem alterações de código. Isso sem contar a tremenda facilidade de instalá-los à partir do próprio aparelho, usando os repositórios (quem usa qualquer Linux mais moderno sabe a maravilha que isso é).

    Portanto, na minha visão, é o que coloquei no começo: tudo depende da necessidade do usuário. Tem muita gente que tem um N95 e usa nele aquilo que poderia perfeitamente fazer com um aparelho de R$10,00.

  • “… (por favor turma da Apple, não a conversa não chegou na cozinha) …”
    “… para todos poderem se manifestar sobre o assunto.”

    🙂

    Públicos diferentes.
    N900! Um tablet com algo mais. MMS para que, neste caso? Um computador de bolso?! Mande um e-mail! Desde quando conheci o maemo, aposto nele. Hoje apenas como plataforma de desenvolvimento, amanhã, quem sabe, domine os highend da Nokia. O estilo X6 é a sobrevida do Symbian.

    [ ]’s

  • Eu compraria o N900 só para matar a curiosidade que estou. Mas confesso que um N97 funcionando redondinho, é muito mais prático para quem precisa de soluções rápidas.

  • Vou colar aqui exatamente o que eu escrevi em outro blog:
    Franco acho que todo mundo tá na euforia como no fim do ano passado quando a NOKIA soltou alguns videos do N97.. só mesmo quando os primeiros comprarem os aparelhos, e puderam nos falar o que realmente ele faz depois de 2 semanas de uso vamos ter uma noçao mais real do que ele é.. isso que vc falou é muito valido, pouca gente tá percebendo que no modo “em pé” só na hora de atender uma chamada vi ele adaptando a tela, em todos os outros momentos só no modo “deitado” mesmo… será facil se acostumar com isso???? Agora eu digo por opnião propria, já ensaiei varias vezes comprar um netbook mas na hora “H” desisto, acho algo muito grande pra mim… e o que eu preciso de internet durante o dia, o 5800 com o chip do meu modem 3G me salva… mas se eu pudesse ter uma tela melhor e maior e um teclado fisico que cabem no bolso, logico que prefiro… é ai que o N900 se encaixa melhor que o Netbook… sei que não vou usar tudo do N900 mas que pra mim ele será otimo, a isso sera..

    Agora adaptando ao que o post aqui pergunta:
    Quem procura o mesmo que eu, um netbook mais portatil o N900 é o pulo do gato… tanto que hoje uso o 5800 com o chip de dados como disse acima e um E71 xing ling com minhas duas linhas pre pagas pra falar com a noiva e com a familia.

    Agora quem quer só um celular mas que o mesmo seja o melhor em varios fatores, sim o N97 é a escolha final, pois como dito a parte “celular” dele é consolidada junto com um monte de coisas agregadas pra tornar o aparelho um tudo em um….

    Sei que não ajudei a decidir, na verdade devo ter ajudado a confundir kkkk, mas eu quero sim um N900 pois com o 5800 já sei de certa forma até onde o N97 pode me levar, já o N900 é um total mistério a ser desbravado….

  • André

    Ainda acho cedo pra ter uma opinião formada, mas nada disso que foi dito me chamou atenção. O que me chamou atenção e que pouca gente notou é o poder gráfico do n900…GENTE ELE RODA JOGOS EM HD! E como tá na moda esse negócio de appstore é claro que vou no maemo pode ter sido pouco puclicado mas procurando no google aparece vários, emuladores, jogos próprios e é claro o que vai bombar no maemo são os jogos de flash que são achados com muita facilidade. Em fim eu gosto de um celular que posso me manter conectado, me entreter e é claro ligar né! E o maemo faz tudo isso e mais um pouco. E essa fauta de MMS eu não me lembro de ler isso mas com certeza nas proximas atualizações vai ter!

  • Marlon Vinicius Carvalho

    Se for fazer uma analise igual a sua então eu fico com o Omnia HD. É symbian e tem um hardware muuuito melhor do que o N97 além de ter uma tela maior e melhor também!
    Mas mesmo assim eu iria de N900, por todas as analises que eu vi até agora, mesmo sendo um Maemo, gostei muito do desempenho!

    Vamos e convenhamos também, hoje em dia o que menos fazemos é usar um celular pra ser um verdadeiro celular, falar ao telefone é o mínimo que farei com ele!!

  • Edw

    Particularmente para mim, o N900. Os apps para S60 não se comparam aos da Palm; os dos repositórios são meio toscos. Meia boca por meia boca, fico com o último.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Eu continuo dividido. Por um lado, tenho um XM 5800 e sinto muito a falta de um teclado físico nele, é o que me faz ainda andar mais com o E71. Mas sofro ao querer a parte multimídia do XM 5800 e não ter (não gosto da qualidade de áudio do E71, odeio o fone de 2.5mm).
    Por outro lado, sou usuário de Linux e daí, facilmente adaptado ao Maemo. No entanto, pouco feliz com o meu N800, que pede arrego muito rápido. Neste caso, o N900 parece resolver todos os meus problemas com O N800.
    Assim sendo, o N900 e o E71 solucionam problemas específicos meus do N800 e E71 e eu continuo numa dúvida danada. 🙁

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Franz Apesar de eu achar que o MMS aparecerá em breve, eu entendo que o email não o substitui. Uso sempre a minha irmã, lá em Governador Valadares como exemplo (parece coisa da Grande Família, não ? Parentes em GV …). Ela não iria ler o email tão cedo mas teria acesso ao MMS instantaneamente com o tenebroso V3 rosa dela.

  • Mauro

    Embora eu tenha que admitir que o hardware do N900, é muito bom não sei se compraria um. Admito que sou fanboy de linux, mas pelo que eu vejo ele so tem de diferente as animações e os efeitos, fora isso continua sendo um sistema muito limitado pela falta de aplicativos. Interface grafica não é tudo e por mais que ele seja tão potente erraram feio colocando uma bateria fraca que não deve durar nada. Por mais que tenham reclamado do N97 e muitos ate proclamado sua morte, eu vejo ele resurgindo como um patinho feio, uma vez que a Nokia a cada firmware melhora e adiciona novas funções. Julgar um aparelho pelo software é burrice, uma vez que ele pode ser mudado de acordo com a nossa vontade. Eu vejo os dois em pé de igualdade, mas acho que o N97 leva vantagem por ser mas “usavel” do que o N900 que como você disse, não nega suas raizes de tablet.

  • Aknaton

    Boa noite!
    Francamente estou muito desapontado com o N900 q em minha opinião ñ pode ser chamado de tablet, pois é menor q o N97! Alem de ter uma bateria “chinelona” no meio
    de um monte de recursos,S.O,Processador e etc…
    Quanto ao N97 pra que gosta desse tipo de smartphone tudo numa boa!
    E francamente ñ pagaria esse monte de dinheiro por um celular ou tablet!
    Já me surpreendi quando paguei R$1.499,00 pelo meu E71 e logo depois foi pra R$1.299,00 isso que esperei mais de ano pra comprar!
    Estou gostando dos tablets por isso adquiri um N800, o que esta me deixando desanimado e a pouca duração da bateria,conforme testes que estou fazendo e postando no twitter! A Nokia devia dar mais atenção a esse ponto fundamental!
    Um abraço!

  • Quando anunciaram o N97 eu fiquei muito empolgado e tinha praticamente a certeza de que ele seria meu próximo telefone. Só que ao apresentarem as especificações dele surgiu a decepção. No final das contas, comprei um aparelho de transição, o 5800XM, que era mais barato, também tinha o Symbian e tinha as funções que me interessavam no N97, exceto pela câmera inferior.

    Eu vou de N900 pelo hardware e pelo SO. Sei que o poder de processamento dele permitirá que vários aplicativos sejam criados/portados. Até mesmo o básico, aplicativos que acessam a Internet, devem ser melhor utilizados pelo fato de o aparelho ter um bom desempenho. Tudo isso somado ao fato de eu não usar muito a função de celular (e nem enviar MMS), tornam o N900 praticamente perfeito para mim.

    Existem os problemas iniciais que são relatados, como falta de MMS, falta de DRM, o suporte limitado a modo retrato, entre outros. Porém, isso é algo que também ocorre com o N97 que está em um processo de aperfeiçoamento.

    A diferença é que o Maemo tem uma boa experiência com touchscreen, enquanto o Symbian dá seus primeiros passos. O uso do Maemo 5, a julgar pelo que observo no N800 e pelos vídeos do N900, deve mais intuitivo e prático.

    Sobre o preço, ele já está nos $582,00. Acho que logo será possível comprá-lo po R$1500,00, o que é um ótimo preço pelo que ele pode fazer (ainda que seja muito dinheiro).

  • Kiko

    Como diz o Zen Junior ” Digo isso pois tenho um N800 e assim, não recomendaria para ninguem que não goste/não saiba fuçar em aparelhos… Ele de fabrica não faz quase nada… tem que adicionar repositorios, instalar pacotes, mexer no Xterm… Não muito pratico pra quem só quer algo q ja venha pronto de fabrica….”.

    É exatamente o meu caso, e acredito que tambéms de 80% de potenciais compradores, afinal não são todos que conhecem tudo de smartphones, etc. Eu fui no embalo do ôba ôba do N800 e como não sabia nada de Maemo apanhei como cachorro de porta de cabaré e acabei vendendo com pouquíssimo uso levando um pequeno prejuízo já que coloquei dois cartões de 8GB nele.

    Tela touch pra mim com meus dedos grossos não serve mesmo, portanto estou aguardando a chegada do N86 para aí sim trocar o meu “terceiro” N95 8GB, e, em seguida, trocarei meu E71 pelo E75 com uma tremenda dor no coração pois gosto muito dele, mas uso óculos e é uma luta discar um número em seu teclado pequeno. E ficamos assim, todos felizes com cada um usando e fazendo o que quer e sabe.

    Abraços.

  • Rafael

    Não entendo como a nokia lança o N97 em 2009 com recursos de hardware inferiores ao do N95 (prata) lançado no final 2006.

    N95:
    Processador: Dual ARM 11 332 MHz (com velocidade dobrada: 664 Mhz)
    Processador Gráfico: 3D Graphics HW Accelerator

    N97:
    Processador: ARM 11 434 MHz processor
    Processador Gráfico: NÃO EXISTE

    N900
    Processador: ARM Cortex A8 600 MHz
    Processador Gráfico: PowerVR SGX graphics

    Alguém já jogou um jogo pesado no N97????
    O desempenho dos jogos chegam perto do N900 ou do concorrente mais famoso, o tal da AppStore?

    Usuários de N97 por favor respondam, e moderadores, não falei o nome do dito cujo…

  • José Antonio Oliveira

    Rafael, o processador do N95 é duplo, mas só um é usado para as funções de programas. O outro núcleo é usado para o celular. Não dá para somar do jeito que vc propôs.

    Quanto ao processador gráfico, é verdade, o N95 tinha e o N97 não tem.

    Mas o N97 ganha em vários quesitos do N95:

    1) Câmera (quando não arranha é melhor)
    2) Acelerômetro
    3) AGPS
    4) Tela touch com uma resolução muito maior
    5) Teclado QWERTY

    São aparelhos diferentes, mas em termos de jogos, o N95 dá um banho mesmo, por causa do chip OMAP. Não sei porque eles não colocaram isso no N97.

    Mas o processador está longe de ser lento. Cumpre muito bem o trabalho dele. Até é melhor que o do N95 para as outras tarefas. Além disso, ninguém fica jogando 100% do tempo. Para outras tarefas o N97 ganha fácil.

    Não tem problema falar do iPhone. 🙂

  • eu não tenho dinheiro para comprar nenhum nem outro,
    mas se eu fosse comprar hoje um desdes dois eu compraria o N97
    porque tem muitos aplicativos de jogos, e todos os app do N95 pega nele.

    o N900 é a promessa mas por enquanto não tem muitos aplicativos para esta plataforma… será que os aplicativos do ANDOID pega no MAEMO5 ?

  • noturno

    ola galerinha, olha eu tenho um N 97 MINI, pq o normal N 97 ñ vale nada trava muito e uma verdadeira merda, ja o N 97 MINI e otimo alias eu digito essas palavras agora aqui com ele
    com o seu teclado magnifico, eu ñ tenho muita coisa pra falar dele ñ, unica coisa
    que eu achei que deveria ser um pouco melhor seria a camera, ela e meia desconfigurada, + e um excelente maquina de bolso jogos file, se o teu da uma travadinha e so atualizar o softwear, olha no momento o celular top mesmo 3 em 1 primeiro luagar
    no podium e N900 Motorola Milistone e o otimo N 97 mini ñ se esqueça o MINI o normal grandão e uma vdd bosta digital.

  • Gomes

    Bem, eu tenho um N97 e estou respondendo por ele!
    E’ um otimo celular, trava bastante e ate reinicia sozinho
    andei instalando alguns programas da ovi store(site da nokia) achei que fosse esse o motivo dos travamentos e efetuei um reset no celular, mas nao resolveu, continua travando e resetando sozinho.
    em 2 meses de uso deve travado umas 5 vezes e re-startado mais umas 5 heheh
    Gostei dele, e pratico e de facil operaçao.
    mas nao teria comprado ele se soubese que a nokia iria para com o sinbian e nao irian disponibilizar mais atualizaçoes para ele. ( isso e verdade?)