N97 ou N900? Com qual eu fico?

Para falar a verdade, eu não tenho dinheiro para comprar nem um N97 nem um N900, mas há quem o tenha e, ainda, há quem esteja juntando dinheiro só para isso. Além disso, nos últimos dias houve uma certa agitação com o N900 e penso que agora seja uma hora boa para levantarmos essa dúvida.

A questão agora não é descobrir ou discutir qual dos dois aparelhos tem o melhor hardware, o melhor software ou é mais bonito. A dúvida é: “Se você tivesse €700 hoje para gastar num celular, qual você compraria?” (por favor turma da Apple, não a conversa não chegou na cozinha)

Sei que muitos vão me apedrejar por causa da minha resposta, que já vem logo abaixo, mas a seção de comentários está aí justamente para isso, para todos poderem se manifestar sobre o assunto.

A minha opção hoje seria, sem sombra de dúvida, pelo N97. Acredito que o Maemo 5 está sensacional, mas ele ainda precisa comer muito feijão com arroz para ser um sistema operacional de celular. Não é só porque falta MMS no N900 que eu digo isso, o problema é que o foco do Maemo sempre foi internet tablets (no máximo computadores de mão), enquanto o Symbian sempre teve o foco de celulares.

O salto que eles tiveram que dar de um internet tablet para um celular foi enorme, e, ao que me parece, ainda está no meio. Quem já usou um N810 ou um N800 pode confirmar que o Maemo OS2008 (Maemo 4) não teria a menor condição de ser usado como celular, mesmo que esses aparelhos tivessem essa possibilidade. O Maemo 5 é um grande avanço, mas sistema operacional de smartphone ainda é, e eu acho que vai continuar sendo por um bom tempo, o bom e velho Symbian.

O N900 deve chegar lá, mas ainda é, na minha opinião, um internet tablet com celular e não um smartphone.

Está oficialmente aberta a briga de foice no escuro, deixo os comentários às ordens para todos.

26 comentários em “N97 ou N900? Com qual eu fico?”