Luta do ano: N900 vs. iPhone 3G S

Apesar de todos estarem fugindo desse combate, o blog NokiaBR, que não tem medo do perigo, resolveu encarar o desafio e comparar os dois aparelhos.

De um lado, pesando 181g o N900, do outro lado, pesando 135g o iPhone 3G S! Que comece a luta!

1º round: Processador

O primeiro round foi disputadíssimo, e ambos ficaram no empate, já que os dois aparelhos trazem dentro de si um ARM Cortex A8 600 MHz.

Parcial: N900 1 x 1 iPhone

2º round: Memória

Outro round muito difícil para ambos, mas com uma vitória parcial do N900 no finalzinho. Ambos vêm equipados com 256MB de RAM e 32GB de memória interna, mas o N900 ainda tem a possibilidade de expansão por meio de um microSD de até 16GB, o que lhe rendeu a vitória nesse round.

Parcial: N900 2 x 1 iPhone

3º round: Dimensões e Peso

Como ainda estamos no início da luta, os dois ainda estão com muito fôlego para brigar e o iPhone conseguiu ganhar com certa facilidade, já que é menor e mais leve que o N900. Segue o replay do round em câmera lenta abaixo:

iPhone: 115.5 x 62.1 x 12.3 mm, 88.2 cc, 135g
N900: 110.9 x 59.8 x 18 mm, 119.3 cc, 181g

Parcial: N900 2 x 2 iPhone

4º round: Conectividade

Outro round duríssimo para os dois. Primeiro o iPhone veio com 3G tri-band (850/1900/2100) enquanto o N900 se defendia com outro 3G tri-band (900/1900/2100). Depois o N900 contra-atacou com um WiFi 802.11 b/g que foi revidado com o mesmo WiFi pelo lado do iPhone.

Nessa hora o N900 começou a desempatar o round com um HSUPA de 2Mbps e deu um golpe certeiro com um Bluetooth 2.1 com AD2P enquanto o iPhone tentava, em vão, se defender com um Bluetooth 2.1 com AD2P só para fones de ouvido.

Parcial: N900 3 x 2 iPhone

5º round: Tela

Depois de ter vencido com certa facilidade o round anterior, o N900 chegou confiante demais no quinto round, e quase leva um knockout do iPhone no quesito Tela.

De cara o iPhone apresentou uma tela multi-touch capacitiva de 3.5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels. A platéia inteira se levantou nessa hora! O N900 quase caiu!

Surpreendentemente o N900 não só não caiu como devolveu um golpe duríssimo no iPhone apresentando uma tela touch resistiva de 3.5 polegadas com resolução de 800 x 480 pixels.

O sinal soou e o round terminou empatado (a maioria da platéia achou que o N900 levou a melhor na resolução, mas o juiz entendeu que o multi-touch fez a disputa ficar equilibrada novamente)

Parcial: N900 4 x 3 iPhone

6º round: Bateria

O clima começa a ficar complicado nesse intervalo. O iPhone gastou quase todas as suas forças no último round e o treinador dele está preocupado com o próximo round.

E o que o treinador do iPhone mais temia aconteceu, o N900 venceu o round facilmente com uma bateria removível de 1320 mAh, contra uma bateria interna de 1219 mAh.

Parcial: N900 5 x 3 iPhone

7º round: Browser

As coisas já não estavam boas para o iPhone e ainda pioraram no sétimo round. Ele até tentou encarar o N900 com um browser baseado no Webkit contra o Mozilla, mas o Flashplayer do browser do N900 deu um golpe duríssimo no iPhone e o round terminou com uma vitória parcial do N900.

Parcial: N900 6 x 3 iPhone

8º round: GPS

A luta ainda não está perdida para o iPhone e ele provou isso nesse oitavo round apresentando um A-GPS com bússola digital enquanto o N900 só trouxe um A-GPS sem bússola digital.

Parcial: N900 6 x 4 iPhone

9º round: Câmera e Vídeo

Quando todos estavam esperando uma reação do iPhone no penúltimo round da luta, ele aparece só com uma câmera de 3.15Mpx sem flash que grava vídeos em 640×480@30fps.

O N900 quase riu e deu um knockout sensacional no iPhone com uma câmera de 5Mpx, com lentes Carl Zeiss, flash duplo de LED e gravação de vídeos em Wide 848×480@25fps.

N900 vence por Knockout! Placar Final: N900 7 x 4 iPhone

A diferença poderia ter sido muito maior, já que não entraram nessa luta os seguintes itens do N900 que não puderam ser comparados com os do iPhone (pela ausência deles):

  • Teclado QWERTY deslizante.
  • Câmera frontal de videochamada (você precisa de um espelho para fazer videochamada no iPhone)
  • Rádio FM Stereo
  • Transmissor FM
  • Multi-tarefa

Com isso terminamos a luta do ano com o N900 vencedor por um sensacional knockout e com larga vantagem de pontos! Que venha o próximo desafiante!

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Muito bom o post ! Idéia genial, ficou muito legal ! Pena a gente não ter um N900 para avaliar a bateria em condições reais de uso e a qualidade do áudio na reprodução de música (quesito onde o iPhone é forte). Também não sei se o N900 tem feedback no touch screen, como o N97 , o que o colocaria mais um meio pontinho na frente do iPhone.

    Bem que a Nokia podia emprestar um pra gente do NokiaBR, não é mesmo ? Daria para fazer uns vídeos bem interessantes !

  • O mais importante tu não falou, o OS.

    O iPhone 3GS tem um SO bloqueado até as entranhas, e não permite a multi tarefa.

    Enquanto isso o N900 tem uma distribuição linux completa igual ao do meu desktop com uma excelente multitarefa.

    Só como exemplo posso instalar o samba e acessar os arquivos do celular pelo wifi como se fosse um computador na minha rede.

    Isso é só um exemplo das milhares de possibilidades que o Maemo por ser um SO de desktop em um celular irá permitir.

    Pra finalizar, quer outro exemplo? No N900 será possivel ligar um pendrive nele. kkk

    Quer outro? teria, mas iria ficar aqui até amanha falando do que é possivel fazer no N900 e não é possivel fazer em nenhum outro celular do mercado, pelos próximos 3 anos.

  • 5º round: Tela
    uhmmmm sei não… Um tela multi-touch dá uma melhor experiência de uso.

    6º round: Bateria
    bateria removível não é algo tão relevante. Uma bateria fixa pode ter um aproveitamento melhor. Evitando efeitos e perdas por causa das conexões.

    Na minha humilde análise, teríamos um 6 X 5 para o N900.

    [ ]’s

  • @Marcelo Martins, N900 é minha escolha, hj! Mas, sendo frio, acho que para um usuário comum, ter que trabalhar com repositórios, console, … Cairíamos na velha disputa, jogando bem alto, Linux X Windows.

    N900 é para usuários mais experientes e/ou desenvolvedores. Ainda mais agora com o Ovi SDK.

    [ ]’s

  • José Antonio Oliveira

    @marcelobarros Gostei! Vamos fazer uma campanha para mandarem um N900 para a gente fazer mil reviews!

    @marcelo martins é, dava para falar muito mais coisa, mas a Apple ia ficar envergonhada.

    @franz Você já navegou no N800? Só o fato de não ter que ficar dando zoom a cada página é muito mais confortável. O ponto não foi pela bateria removível, mas pelas características da bateria do N900. 🙂

  • Marcelo Barros de Almeida

    Franz, vc não está considerando os pontos adicionais de itens não comparáveis e nem o comentário do Marcelo Martins. 😉

    E a bateria eu não concordo. Eu diria que bateria fixa não é problema enquanto não acontece nada com ela ou você não é um hard user que diminui a vida útil dela por muitas recargas. Sem falar que não vai ter chance de colocar outra quando acabar a sua no meio do nada.
    Nada que um excelente processo de qualidade não resolva, é claro. Mas eu prefiro a flexibilidade 🙂

  • @José Antonio Oliveira instalei o Fennec no N800 do @marcelobarros.

    Acho, ainda, que não no quesito pontual, mas total, a tela do iPhone é melhor. Claro, a interface ajuda.

    Sobre a bateria, não tirei o ponto do N900, apenas comentei que removível, do jeito que é, não é algo tão bom, assim.

    🙂

  • Certo flexibilidade…

    Vamos deixar claro novamente. Eu prefiro um N900. (ponto!)

    Considerei o que o @Marcelo Martins disse. Classificando o N900 para powerUsers (existe isto?!)!

    A interface do N900 é muito boa, pelo menos o que vi nos vídeos. Mas… Mas… A unha mata! 🙂

    Já que o @Marcelo Martins citou coisas não analisadas, acho a dupla iPhone + App Store, hoje, imbatível!

  • Marcelo Barros de Almeida

    @franz dupla iPhone + App => verdade. “Venda” casada do tipo ipod+itunes. 😀 Ponto forte da Apple, sem dúvida. A Nokia é nova no ramo, com um custo para o desenvolvedor colocar o aplicativo na loja maior (a gente poderia fazer um post sobre isso, nhein @javsmo ?). Fora a dificuldade de fazer um aplicativo em C++ (ok objetive C não agrada muito também). A expectativa é o Qt como plataforma única e a nova UI da Nokia. Ano que vem veremos isso ?

    @javsmo @fraz Eu tenho N800 e não gosto muito dele. Nâo gosto de navegar nele por não ter memória para suportar minhas várias janelas e a resposta da tela. Geralmente uso o Tear para navegar e não o webkit. Mas, @fraz, olhe que no vídeo que eu postei, da Itália, o cara não usa a unha …. replay, please !
    http://blog.nokiabr.com.br/2009/09/n900-ou-n97-parte-2.html

  • Gleison

    Design? programas? itunes? status (rs)?

  • Acho que o segmento e público dos analisados são diferentes.

    @marcelobarros certo! Ano que vem. Talvez um X6 melhorado X iPhone 3G s++?!

    🙂

  • Quem já usou o N800 sabe que o Maemo trabalha com os repositórios do APT de maneira trasparente e totalmente visual. No N900 deve ter melhorado mais ainda.

    A questão da linha de comando não é necessaria para a maioria dos usuários, o maemo é realmente muito poderoso só usando a interface.

    Uma coisa muito boa que a Nokia fez no N900 foi a compatibilidade out-of-the-box com o Google Talk, Skype e SIP. O iPhone não tem nada parecido. Alias, usar messenger no iPhone é tosco e as mensagens push são aberrações que saltam na tela. Não acredito que alguem consiga usar e achar bom.

    E sobre a tela, a diferença de resolução é absurda, não tem como comparar.

    MAS acredito que o N900 não é um aparelho de massa com o iPhone. O maior problema, que fará muita gente que não usa muito os recursos do aparelho fugirem do N900 é seu peso. 181g é muito pesado. Eu como poweruser não to nem ai, mas a maioria das pessoas estarão.

    A questão é que o N900 não é um concorrente do iPhone de verdade. Porque não tem comparação. O N900 é um computador de bolso, o iPhone é no maximo, com muito esforço um smartphone (sem multitarefa).

    O concorrente do iPhone OS é o Symbian, que hoje tem uma interface pior, e pelos próximos 2 anos vai ser assim mesmo.

  • Joyslan

    Parabéns! Possivelmente o melhor post que já li sobre um dispositivo novo! Informativo e divertido!

  • Fu

    Sensacional, muito bom o post e concordo 100% com o que foi dito…. até o exato momento, o N900 com certeza será o substitudo do meu 5800XM (que substituiu meu N95).. o unico problema dele é o tamanho/peso.. mas de resto…!

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Marcelo Martins falou tudo. Concordo. Vamos esperar as melhorias do Symbian

  • como eu disse. N900 é para os powers! Hoje, iPhone é o desejo da massa. Por tudo que o envolve.

    vai ser legal ver a evolução disso. O tio Jobs liberando features já existentes, nos outros (concorrentes?!), aos poucos e “marketiano” como a maior evolução, causando alvoroço na mídia geral, até lançarem (concorrentes?!) algo com um interface + tela bem casados e com uma loja que funcione, ou melhor que tenha uma busca que funcione, preço de programa de desenvolvimento interessante, burocracia razoável e clara, agradando assim, ainda mais, usuários e desenvolvedores.

    Good artists copy, great artists steal.

  • Valtinho

    Belo post realmente! Parabéns ao post e aos “debatentes”. N900 na mira!

  • Já que o @marcelobarros colou um vídeo do N900, vamos esquentar um pouco a briga.

    http://www.apple.com/br/iphone/guidedtour/#small

  • Kiko

    Já vi esse ôba ôba no N800 e aprendi, não me pegam mais. Quer ver o circo pegar fogo de vez? Tipo: Promoção Submarino, Nokia N900 – R$999,00, em 12 X R$83,25. Sai de baixo, hehehe.

  • hebert

    Sou leitor assíduo do blog, e gostaria de parabenizá-lo pelo excelente post !!!
    Ao que tudo indica o N900, não só aniquilou o iphone como também pulverizou o n97!!!!
    Vamos aguardar para conferir!!!

  • Alan

    Você pegou leve com o iphone no 2º round, porque não contou que o N900 é o único smartphone (tudo bem que é um computador de bolso, mas como tem telefone junto é um smartphone) com memória virtual, totalizando 1GB de RAM disponível.

    No 8º round você deixou o iphone ganhar, porque o gsm arena diz que o N900 também tem bússola digital (http://www.gsmarena.com/nokia_n900-2917.php).

    Eu daria 8 x 4 pro N900.

    Mas tudo bem. Te entendo. Se não der uma forcinha pro iphone, a briga fica muito desigual.

  • José Antonio Oliveira

    Alan, eu vi isso lá no GSM Arena, mas pra ter certeza fui no Forum Nokia e na página do Maemo e não tinha nada escrito sobre isso. Resolvi dar uma colher de chá pra maçã 😉

  • pedro

    parabéns pelo post. Faz um comparativo bastante elucidativo sobre os dois aparelhos e de uma forma muito engraçada.

  • Tolmaya

    Muito bom !!! Criatividade 10.
    Por vias da certeza (hehe) quero um ontem, já. Tô de olho nele.

  • Jobson

    Sensacional esta comparação!!!! Parabéns José Antonio, pela paciência!!!
    Um grande abraço!!!

  • gil

    Faltou falar do Voice control do iphone, touch focus tanto em fotos como em filmagem, suporte a full hd no player do iphone (testado e aprovado), jogos e aplicativos, tela resistiva vs capacitiva… mas tirando esses deslize o n900 tem características interessantes mesmo, agora vamos esperar para ver se não será bugado como o n97, ou se vai dar dor de cabeça como o meu n800 com tela girante:

    http://www.youtube.com/watch?v=gY1w_7Et5dk

    Quanto a multitarefa alguns blogueiros teimam em falar que o 3G S não tem, bom então o que é isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=D9PBJQhi7CI

  • E faltou o campeão de vendas … que será o iPhone 😛

    No quesito tela, o iPhone ganha. Capacitiva ganha de tela resistiva.
    Tenho quase certeza que o N900 será o celular dos geeks e dos power users. Mas o iPhone será mais vendido. Além de ter o “flair” da Apple, ele realmente é mais fácil de utilizar. O apt do maemo funciona bem, obrigado, mas para termos algumas coisas, é preciso adicionar repositórios, estas coisas, o que no “outro” não é necessário (a menos que o cara use com o Cydia). Jogos? Além do emulador funcionar de PSX para iPhone GS, as grandes softhouses estão de olho na maçã e lançam excelentes jogos. Já pra Nokia, o N-Gage não é suficiente pra combater. Apps ? Tenho mais de 600 para instalar no meu N800. Tenho mais de 6 mil para instalar no meu iPod. Quem será que ganha ?

    O N900 é um puta celular, provavelmente terei um, e não terei um iPhone GS, isso posso afirmar com certeza. Mas eu acredito piamente que os iPhone e os Blackberries são benéficos no mercado, pois eles que estão puxando as outras fabricantes a melhorar.

  • Muito bom mesmo o post, concordo que essa é a disputa mais quente mesmo. Porém no quesito tela sou obrigado a discordar, pois o fato da tela ser capacitiva mata qualquer qualidade que a do N900 tenha se não for capacitiva. Tenho um 5800 e um iPhone 3G com firmware 3.01 e só pelo fato da tela ser capacitiva acabo usando mais o iPhone, ainda que o 5800 seja muito melhor.
    Abração.

  • Sinceramente? O principal não foi analisado: interface.
    A experiência de uso do iPhone está a anos luz de qualquer outra coisa. Talvez o Palm Pré chegue perto. A Nokia, que tinha a melhor GUI para aparelhos móveis, se perdeu.

    Testando um N800, percebi coisas, por exemplo, que me deixam perguntando: alguém usa aquele teclado qwerty? É horrível!!!! Teclas duras, quadradonas… Péssimo aquilo! O E61 (e seus sucessores) tem teclado bem melhor, mesmo sendo muito menor. Na minha opinião, os E61 e cia. é que são bons conceitos. A experiência de uso do N800 é horrível – tudo trava, tudo é lento, etc. Deve ter melhorado no N900, sem dúvida, mas ainda é uma GUI não tão bonita e que só usuários mais avançados é que se viram com aquilo.

    O iPhone pode ter características técnicas piores, mas, como um todo, é uma solução muito mais agradável de se usar, mais polida, leve, etc.

    E, como computador de bolso, talvez um iPhone com jailbreak ainda seja melhor…

    Mas aí é só questão de opinião, né?

  • Muito foi falado na época do lançamento do N97 quando saiu suas configs… E agora o mesmo com relação ao N900, mas na prática, o N97 foi esmagado como uma mosca.

    E apesar de não gostar do iPhone e adorar os devices Nokia (em especial meu E71), só irei comemorar quando sair um teste real, colocando os aparelhos lado a lado.

    {}!

  • Brno

    App Store. I rest my case.

  • Edw

    Muito bem feito. Num próximo embate coloca um puro-sangue e um pangaré (Aifoni)

  • Eduardo Schieber

    N900 cagou na cara do IPHONE sem dó nem piedade!

  • gil

    @Eduardo, só espero que a Nokia não cague na nossa cara, pq o meu n800 foi a pior cagada que eu fiz em comprar… já tá com defeito!!

  • Falo como desenvolvedor profissional p/ iPhone e desenvolvedor amador de Maemo. (2 meses iPhone, 4 anos Maemo): Programação iPhone é um soco no estomago, enquanto que no Maemo você se surpreende com a compatibilidade e facilidade das coisas. Quase tudo que você leva do desktop, funciona nele. Estou com um N770 aqui em mãos e sei o quão fodão ele é – imagine o N900.

    E isso tudo porque ambos são UNIX. A Apple cagou muito em alguma coisa ai no meio do caminho…

    Do meu trabalho, ja usei diversos modelos de iPhone/iPod Touch e digo que não é nada demais.

  • seal

    Engraçado, já acho que o N800 não é nada demais, lerdo e bugado, navegador roda flash mas o uso em si é ruim, de que adianta ter cara de desktop se não é?? Que pelo menos funcione bem como dispositivo mobile e nisso o iphone tem uma experiencia de uso muuuito melhor, tela resistiva é outro porre!! Outro quesito que esquecem, se é tão ruim de desenvolver no iphone pq que a gente encontra tantos aplicativos muito mais interessantes no iphone? Jogos então melhor nem comentar… parece que o defeito está em alguns desenvolvedores que não tem tanto “Know-How”

  • Frabaptista

    O post é sensacional, MUITO mas MUITO bem escrito mesmo, so tenho algumas consideraçõs.

    5º round: Tela – O N900 podia ser full hd e o iPhone ser qvga que a tela capacitiva multi touch e de longe melhor que resistiva, nao tem nem o que comparar. Quem ja usou, sabe o que eu estou falando, nao sei pq nao colocam logo uma capacitiva multi touch nos outros cels. So por comparação deem uma olhada no jogo Enigmo 2 do iPhone, o zoom e a rotação 3D usando 2 ou 3 dedos , e estilo Minority Report , um esculacho.

    9º round: Câmera e Vídeo – Aqui e logico que o N900 e melhor, mas, so para constar, para filmagens em grande movimento os 30 fps fazem diferença para o iPhone . Mas e uma coisa muito especifica, aqui concordo que o N900 ganha de lavada.

    Bem em SPECs o N900 realmente e MUITO, mas MUITO melhor que o iPhone , mas sera que isso se refletira na realidade , na usabilidade, na comunidade a ser gerada em torno do aparelho e do OS Maemo !?!?!?

    Capacidade o maemo tem, pois ja tine 2 n800 e um n810 e sei que o sistema e realmente muito bom, mas se vai cair no gosto do povo , so o tempo dira .

    OBS: So por comparação, nem sempre o tecnicamente melhor acaba sendo o mais usado/difundido , vide o exemplo das fitas de video Betamax x VHF , onde o Betamax era infinitamente superior e o que “pegou” foi o VHF.

    Corrigindo as “inverdades ” colocadas aqui nas respostas :

    Marcelo Martins – O iphone tem sim MULTITAREFA, procure pelo programa chamado backgrounder no youtube, e multi tarefa real igual ao symbian, WM e Maemo.

    Quem disse q o Iphone nao tem sip nem skype e etc … na boa melhor vc se informar melhor. Roda e roda perfeito, tanto skype, vono e qq outro. Tanto por wifi quanto por 3g.

    José Antonio Oliveira – Eu ja naveguei sim no N800 e no N810 e quem disse que nao temque ficar dando zoon a toda hora !?!??! Outra coisa, o zoom dele e engessado so mudada de 10 em 10% , o do Iphone e muito melhor, fora que e muito mais preciso e rapido de usar.

    Nao sejamos FAN BOYS , analisem friamente , nao se deixem ser levados pela emoção.

  • JB

    o tópico tá bombando e o pessoal da maçã veio em peso aqui, hein!

    Comentários do tipo: “ui, meu ifofone tem multitasking, pq eu fiz 234534 hacks, perdi acesso à appstore, entrei na bolha e baixei o aplicativo tal e mimimi… arcoíris pra vocês!!”

    ou então: “Tela capacitiva é dmais!!! o N900 não tem isso e então o ifofolete é dmais pq eu li na wiqueupédiua que o tal do capacitor é melhor!!!”

  • Marcelo Barros de Almeida

    O post foi um dos mais animados, sem dúvida ! E foi bom ver todo mundo mantendo o nível. Ao final, concordo com a opinião de que o N900 não é o concorrente ideal para o iPhone, sendo este lugar reservado para o N97 e seus sucessores. Infelizmente, apesar de o N97 ser tecnicamente superior, a experiencia de uso do iphone para usuários não muito avançados ainda dá uma certa vantagem para a Apple. Vamos ver o que o Symbian^4 irá nos revelar …

  • seal

    é duro comentário de fã boy como o JB… na falta de argumentos o cara apela… maturidade meu caro, maturidade!! De onde vc tirou que se perde acesso a APP store com hacks?? Melhor dar uma pesquisada antes de falar abobrinha!! A Nokia e nem a Apple vão te dar um presente por esses comentários!!

  • Temos que lembrar que a Nokia é finlandesa, país onde a maior parte do tempo o pessoal usa luvas devido ao frio… E telas capacitivas NÃO funcionam sem contato direto com a pele (acho que alguns tecidos permitem o uso de telas capacitivas).
    De resto… acho mais que o iPhone x N900 é como Piquet (pai) x Senna… Dois p… pilotos que duelaram na mesma época, com pontos fortes e fracos. Mas um era muito melhor de RP, imagem de bom moço e virou ídolo nacional…

  • André

    Mesmo que o iPhone 3GS tenha alguma forma de multitasking, jailbroken ou não, é covardia perto do N900. Ambos têm 256MB de RAM, mas só o N900 tem ainda 768MB de sua memória interna disponíveis para virtual, totalizando 1GB de memória livre para aplicativos. Ou seja, multitasking de gente grande. Fora que diferentemente do iPhone, que é extremamente fechado, acredito que seja “simples” expandir ainda mais essa memória disponível no N900. Bom, não?

  • gil

    Não se iluda André, o que conta mesmo é memoria ram fisica, memoria virtual é lenta, tenho um N800 e mesmo colocando um monte de memoria virtual a diferença em multitask não é grande… quanto a expandir memoria não é possível, primeiro q dispositivos mobile não possuem slots de memorias para futura expanção e segundo que o processo teria que ser feito por pessoal autorizado…

  • Guilherme.tw

    Só o fato de ser tela capacitiva não significa real vantagem na resposta, lembrem-se disso. Em varios “hand-on’s” pelo youtube o pessoal fala que o N900 é bem mais responsivo que o N97.

    Portanto não preguem que a tela do N900 é ruim visto que ser capacitiva ou resistiva não é o único fator que determina o tempo de resposta.

    Conheço o Maemo, dos N8** tb, e digo que é um exelente sistema para o q ele se propõe, mas o Maemo 5 eu começo a sentir que será algo novo pra mim. Apesar de muita gente já ter se perguntado qual o por quê da Nokia não lançar um tablet com celular, ela agora o fez, mas a interface do Maemo parece ser totalmente nova. Estou bastante curioso mas como vou saber se ficou bom se ainda nem peguei na mão ??

    O iPhone OS realmente possui uma interface inigualável, mas o multi-tasking faz falta sim (pelo menos pra mim). Não cheguei a usar o iPhone 3Gs, mas o iPhone 3G usei bastante tempo, e garanto que ele não tem multi-tarefa nativa. Enfim, espero bastante pelo N900, o iPhone realmente não atendeu minhas nescessidades, mas isso não quer dizer que ele seja um aparelho ruim. Costumo definir o iPhone não como um smartphone, mas como um exelente aparelho para se navegar, apesar da falta do suporte a flash e do teclado virtual cobrir a tela toda na hora de navegar.

  • Victor

    Ahhhhhhhh eu to chorando de rir!!!!
    Mandei pra todos os manés que adoram Iphone!!!
    Essa pedraaaaa que o Steve Jobs inventou. Cara, acorda! Vc ja fez coisas melhores!

    Demais o artigo, parabéns, excelente!
    Não tem nem como se defender, argumentar, mentir, é só sentar e chorar e olhar pro seu queridinho e caro Iphone e desejar que ao menos ele fosse, um Nokia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • André

    gil,

    Sim, sim. Memória virtual nada mais é do que um truque para executar mais coisas do que se deveria, afinal, RAM física é mais rápida que qualquer memória não-volátil, como a dos 32GB. O ponto é… Você pode carregar 1GB de programas, mesmo que esteja usando simultaneamente 256MB deles. Talvez seja um pouco complexo usar o OpenOffice, deixando o torrent rolar, ouvindo música e o cliente de MSN e Google Talk, no final, atendendo um telefonema. Mas para o caso de deixar o emulador de videogame parado, um cliente de e-mail, ou um monte de coisas que não exijam processamento pesado imediato, já é interessante.
    Quanto à expansão, eu quis dizer de aumentar a paginação disponível para o Maemo. Nunca cheguei a mexer nisso em um Linux, mas se é simples para Windows, acredito que seja bem possível para o Maemo. Ok?

  • Aluísio

    Afinal, o N900 também funciona ou não como celular?

  • José Antonio Oliveira

    Funciona como celular sim.

  • Enquanto isso…
    e o android? o que foi feito dele? a google desistiu??
    nasceu morto???

  • hellens

    Quanto vai ser o N900 no Brasil?.
    Pelo jeito que as coisas andam, a Nokia vai concorrer com ela mesma, rss.

    Mesmo tendo uma camera sem flash, eu vi pelo flickr que a maioria das fotos/itens são tiradas pelo Iphone (do primeiro lançamento).

    Ranking de celulares mais usados no flickr de hoje:

    – iphone : 13.712.569
    – Nokia N95: 5.388.600
    – Sony K800i: 4.702.614
    – Sony K580i: 4.024.782
    – Nokia N73: 3.544.711
    – Sony K810i: 3.057.530
    – Nokia N70: 2.543.639
    – Nokia N82: 1.115.135
    – Nokia 6630: 1.053.726

  • Mgtman

    Finalmente a Nokia lança algo que realmente concorre em termos de specs com o Iphone 3GS e o Omnia HD, não aquele fiasco do N97: 2.400 reais por um 5800 XM com teclado! E o pior é ver gente ainda comprando e defendendo essa porcaria.

  • Ola!

    Gostaria de apresentar o meu novo blog sobre tecnologia.

    Dá uma olhada lá:

    http://www.showmetech.com.br

    abraços

  • Carlos Eduardo Pereira de Carvalho

    Kkkk to rachando de rir com essa comparação, esses nokiamaniacos é foda, n900 nao chega nem ao pé do iphone, e você ainda deu empate nas telas? kk compara as telas denovo plz.

  • prato

    Faltou contar com 1 quesito: Software. E que, apesar de ser nokiatard, qualquer celular perde MUITO feio pro iPhone (Vide taptap revolution, assassins creed e até o emulador de uma HP 12c feita pela própria HP!). Eu daria empate técnico.

  • Cheney Angola

    Man adorei a luta, sempre fui 1 grande de fã da nokia e essa foi uma bela victoria do n900, Cheney Angola

  • Cabeçao

    no ultimo requisito camera… nao daria o ponto pra nokia… porque o FULL HD necessita de 30FPS pra rodar ou gravar a imagem digital… tente rodar um video formato MP4 ( Melhor suporte ao padrão de codificação de vídeo H.264, também conhecido como MPEG4 AVC ) e voltem a discutir isso…

  • De boa, Iphone perde na bateria(alem da duração vai tentar trocar), na camera (sem comparação), bluetooth(Restriçoes de software) e no pior: S/O fechado. Tanto é que nem tem adobe flash ainda (tá saindo, mas não quero nem ver as tais das restrições).
    Isso é só uma estratégia para ganhar mais dinheiro comercializando aplicativos da appstore, produtos da apple, alem de obrigar programadores a usar um mac para programar para iphone.
    Agora, Iphone ganha na simplicidade, interatividade, touch capacitivo, tela de vidro, aplicativos, hardware do gps, hardware de som, sofware do teclado (não troco ele por um QWERTY físico deslizante), dimensões, no S/O (para usuarios comuns), design, popularidade, pioneirismo.
    Transmisor fm? iphone tem acessórios que faz isso. E, depois que descobri os radios na app store nunca mais vai quis saber de radio frequencia. tenho disponiveis +/- 500 rádios em um único app. Agora mesmo estou escutando rádio de NY.
    Conclusão, o maior problemas do iphone? são as várias restrições aplicadas a ele, o que torna o nokia n900 muito convidativos para usuários mais exigentes e que querem que o aparelho seja realmente seu. Mas como a maioria das pessoas querem/precisam de o mais fácil possível, o iphone tem levado a melhor.
    Eu realmente quero que os Nokias com o sitema operacional maemo estourem de vender, pois, como programador, vai facilitar muito a minha vida.
    ps: Sabe o que é pior? é ver um celular desses (iphone, n900, htc, eten…) na mão daqueles que só sabem usar como telefone e no máximo navegar na net.