O celular que todos (do NokiaBR) gostariam de ter

Em mais uma animada conversa (virtual) com o Javsmo, ficamos discutindo o que seria o celular ideal no nosso ponto de vista. A idéia era escolher modelos reais da Nokia e tirar deles o que gostávamos para criar um novo modelo, inédito e que possivelmente jamais será fabricado.

O ponto de partida foi a escolha dos modelos E72, N86 e N97. Com eles, geramos o NE255 (255 = 72+86+97), apelidado carinhosamente de “byte”. Abaixo as características deste aparelho incrível.

Mecânica e dimensões: segue a mesma mecânica do N97 (branco, por favor), mas com espessura do E72. O teclado também é o do N97 mas trocamos o D-Pad original pelo D-Pad óptico do E72. Impossível não ter o charme da abertura do N97 !

Tela: Mantivemos a dimensão da tela do N97 de 3,5 polegadas e 16M de cores mas trocamos a tecnologia. A nossa tela é AMOLED, como a usada no N86, e é touch screen.

Bateria: 1500mAh (BP-4L), a mesma do E72 e N97. Mas com suporte a carregamento via USB, como no N86 e E72.

Câmera e vídeo: Impossível não pegar a câmera do N86, de 8MP. Infelizmente nenhum deles tinha flash xenon (como o N82), e tivemos que nos contentar com o flash de LED duplo, lentes wide 28mm Carl Zeiss, geo-tagging e autofocus. Vídeo a 30 fps (N97 ou N86) e câmera frontal VGA.

Sistema operacional: Symbian OS v9.4, Série 60 quinta edição.

Software: Basicamente seria a junção da excelente suite de escritório do E72 (dicionários, quickoffice, VPNs, email, agenda, etc) com a parte multimídia (edição de imagens e vídeos, galeria, UPnP, etc) da série N.

Navegação: Nokia maps mais recente do N97, com a bússola digital.

Redes: Tanto o E72 como o N97 atenderiam os critérios de quad band em 2G (850/900/1800/1900) e quad band em 3G (850/900/1900/2100) com HSDPA, 10.2 Mbps e HSUPA 2 Mbps. Um modelo só para o mundo inteiro.

Memória: 128MB de RAM interna (todos tem) com 32GB de memória interna do N97. E aproveitamos para colocar o cartão de 8GB (do N86) na memória externa, já que o N97 não vem com cartão, chegando a respeitáveis 40GB de espaço.

CPU: A CPU mais poderosa parece ser a do E72, um ARM 11 rodando a 600MHz. Vamos ficar com ela.


Outros detalhes de hardware
: Video-out, transmissor de FM, bluetooth 2.0 com A2DP, WiFi 802.11. b/g, micro-USB,

Outros detalhes de software: N-gage, flash lite 3.1 e o mesmo sistema de auto-completar do E72, “comes with music”.

E aí, o nosso “Nokia Byte” vai ser um sucesso ou você tem uma sugestão melhor?

15 comentários sobre “O celular que todos (do NokiaBR) gostariam de ter”

  1. Marcelo, poderia ter colocado ai o N82 por causa do flash xenon e do mecanismo de abertura da câmera, o José tem um e sabe que para fotos não tem pra ninguém, o N82 nesse quesito ainda não foi superado.

  2. Oi Claudio,

    O N82 é a melhor câmera, concordamos (José e eu). Aliás, ficamos patinando entre os dois modelos. Mas acabamos decidindo pelo maior número de MP. Reduzindo pra 5MP, com certeza a escolha seria o N82 (ainda mais que não teria que ficar com o teclado dele !). Mas podemos pensar num modelo NE255 mini, com o hardware do N97 mini e câmera do N82 ! 😀

  3. Bom dia Srs.;
    Posso fazer o meu pedido desde já??? Realmente seria um aparelho interessante este, será que uma idéia assim não passa pela cabeça dos fabricantes???
    Um grande abraço!!!!

  4. Com um celular comoesse a memória ram de 128mb ia com certeza ser um gargalo. Precisaria de uma ram mais poderosa e se desse jeito, até um processador de 1ghz snapdragon 😀

  5. Concordo quanto à pouca memória! Mas os colegas decidiram usar especificações de aparelhos reais da Nokia. E a nossa querida gigante parece querer ficar limitada a 128MB, entre tantos outros limites questionáveis que ela vem impondo-se… o que é bem deserçionante.

  6. Bom, outra coisa além do flash Xenon do N82 que eu acrescentaria é um cartão de 16gb comprado separadamente… Sou tarado por espaço. hahahaha Abraços! E Parabéns pelo blog que acompanho diariamente.

  7. Faltou acessar a Apple Store 🙂

    PS: Zé, Ok, sei que o comentário é impróprio para esse blog, mas foi só para pertubar mesmo rs

  8. Ou então podia ser um aparelho diferente de todos esses.
    Ainda preferia que fosse baseado no Maemo 5!

  9. @João Bernardo

    Estamos pensando em fazer um post baseado somente em promessas, rumores e lançamentos futuros da Nokia. Aí sim daria pra fazer umas misturas interessantes e talvez até mais prováveis.

  10. Acho que o N900 + aplicativos de escritório do E72 está mais que sufuciente para se tornar um celular “dos sonhos”. Humilde eu, não? rsrsrsrrss

  11. Este N900 está me fazendo repensar alguma coisas… quem sabe não fazemos um post levando em consideração os novos lançamentos ?

  12. Está decidido (bati o martelo) !!! o celular dos sonhos de qualquer NokiaFan é mesmo o N900… Conheço celulares há vários anos e acompanho cada lançamento nos blogs dia a dia, mas eu nunca disse isso que vou dizer agora… “Se é possível criar um celular PERFEITO, ele acabou de ser inventado: N900”. Calma eu sei que tem alguns detalhezinhos que faltaram nele pra ele ficar perfeito no pleno sentido da palavra – como por exemplo, a tela capacitiva, mas afinal, todos sabemos que é impossível os seres humanos criarem algo perfeito.
    Além disso, é verdade que o que é perfeito hoje, daqui a uns anos ou meses, será obsoleto, mas eu tenho CERTEZA que tem um monte de gente aqui que sentiu o que eu senti quando viu o aparelho funcionando: é o mais perto da perfeição que se poderia chegar com um celular… (Estou falando isso levando-se em conta também o preço de lançamento que não é absurdo como eu pensava)… E aí… alguém concorda? Ou estou exagerando? (OBS: pra quem achar q é exagero, dá uma olhadinha nos vídeos do youtube sobre ele e faz um comparativo no GSMARENA, que rapidamente vão entender hehehe)

Os comentários estão fechados.