O celular que todos (do NokiaBR) gostariam de ter

Em mais uma animada conversa (virtual) com o Javsmo, ficamos discutindo o que seria o celular ideal no nosso ponto de vista. A idéia era escolher modelos reais da Nokia e tirar deles o que gostávamos para criar um novo modelo, inédito e que possivelmente jamais será fabricado.

O ponto de partida foi a escolha dos modelos E72, N86 e N97. Com eles, geramos o NE255 (255 = 72+86+97), apelidado carinhosamente de “byte”. Abaixo as características deste aparelho incrível.

Mecânica e dimensões: segue a mesma mecânica do N97 (branco, por favor), mas com espessura do E72. O teclado também é o do N97 mas trocamos o D-Pad original pelo D-Pad óptico do E72. Impossível não ter o charme da abertura do N97 !

Tela: Mantivemos a dimensão da tela do N97 de 3,5 polegadas e 16M de cores mas trocamos a tecnologia. A nossa tela é AMOLED, como a usada no N86, e é touch screen.

Bateria: 1500mAh (BP-4L), a mesma do E72 e N97. Mas com suporte a carregamento via USB, como no N86 e E72.

Câmera e vídeo: Impossível não pegar a câmera do N86, de 8MP. Infelizmente nenhum deles tinha flash xenon (como o N82), e tivemos que nos contentar com o flash de LED duplo, lentes wide 28mm Carl Zeiss, geo-tagging e autofocus. Vídeo a 30 fps (N97 ou N86) e câmera frontal VGA.

Sistema operacional: Symbian OS v9.4, Série 60 quinta edição.

Software: Basicamente seria a junção da excelente suite de escritório do E72 (dicionários, quickoffice, VPNs, email, agenda, etc) com a parte multimídia (edição de imagens e vídeos, galeria, UPnP, etc) da série N.

Navegação: Nokia maps mais recente do N97, com a bússola digital.

Redes: Tanto o E72 como o N97 atenderiam os critérios de quad band em 2G (850/900/1800/1900) e quad band em 3G (850/900/1900/2100) com HSDPA, 10.2 Mbps e HSUPA 2 Mbps. Um modelo só para o mundo inteiro.

Memória: 128MB de RAM interna (todos tem) com 32GB de memória interna do N97. E aproveitamos para colocar o cartão de 8GB (do N86) na memória externa, já que o N97 não vem com cartão, chegando a respeitáveis 40GB de espaço.

CPU: A CPU mais poderosa parece ser a do E72, um ARM 11 rodando a 600MHz. Vamos ficar com ela.


Outros detalhes de hardware
: Video-out, transmissor de FM, bluetooth 2.0 com A2DP, WiFi 802.11. b/g, micro-USB,

Outros detalhes de software: N-gage, flash lite 3.1 e o mesmo sistema de auto-completar do E72, “comes with music”.

E aí, o nosso “Nokia Byte” vai ser um sucesso ou você tem uma sugestão melhor?

Comments on this entry are closed.

  • Claudio Martinez

    Marcelo, poderia ter colocado ai o N82 por causa do flash xenon e do mecanismo de abertura da câmera, o José tem um e sabe que para fotos não tem pra ninguém, o N82 nesse quesito ainda não foi superado.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Oi Claudio,

    O N82 é a melhor câmera, concordamos (José e eu). Aliás, ficamos patinando entre os dois modelos. Mas acabamos decidindo pelo maior número de MP. Reduzindo pra 5MP, com certeza a escolha seria o N82 (ainda mais que não teria que ficar com o teclado dele !). Mas podemos pensar num modelo NE255 mini, com o hardware do N97 mini e câmera do N82 ! 😀

  • kojakRJ

    Bom dia Srs.;
    Posso fazer o meu pedido desde já??? Realmente seria um aparelho interessante este, será que uma idéia assim não passa pela cabeça dos fabricantes???
    Um grande abraço!!!!

  • Tonobohn

    Com um celular comoesse a memória ram de 128mb ia com certeza ser um gargalo. Precisaria de uma ram mais poderosa e se desse jeito, até um processador de 1ghz snapdragon 😀

  • SaturnJoy

    Concordo quanto à pouca memória! Mas os colegas decidiram usar especificações de aparelhos reais da Nokia. E a nossa querida gigante parece querer ficar limitada a 128MB, entre tantos outros limites questionáveis que ela vem impondo-se… o que é bem deserçionante.

  • SaturnJoy

    Perdão… Quis dizer, ao final, decepcionante…

  • Rodrigo Ávila

    Bom, outra coisa além do flash Xenon do N82 que eu acrescentaria é um cartão de 16gb comprado separadamente… Sou tarado por espaço. hahahaha Abraços! E Parabéns pelo blog que acompanho diariamente.

  • Gleison Santos

    Faltou acessar a Apple Store 🙂

    PS: Zé, Ok, sei que o comentário é impróprio para esse blog, mas foi só para pertubar mesmo rs

  • João Bernardo

    Ou então podia ser um aparelho diferente de todos esses.
    Ainda preferia que fosse baseado no Maemo 5!

  • Marcelo Barros de Almeida

    @João Bernardo

    Estamos pensando em fazer um post baseado somente em promessas, rumores e lançamentos futuros da Nokia. Aí sim daria pra fazer umas misturas interessantes e talvez até mais prováveis.

  • milton toshiba

    Acho que deveria ter 256 de RAM, para fazer frente ao 3GS.
    Abr

  • Leo

    Acho que o N900 + aplicativos de escritório do E72 está mais que sufuciente para se tornar um celular “dos sonhos”. Humilde eu, não? rsrsrsrrss

  • Marcelo Barros de Almeida

    Este N900 está me fazendo repensar alguma coisas… quem sabe não fazemos um post levando em consideração os novos lançamentos ?

  • Realmente o N900 ta virando a cabeça de muita gente…. kkkkkk

  • Marcos

    Está decidido (bati o martelo) !!! o celular dos sonhos de qualquer NokiaFan é mesmo o N900… Conheço celulares há vários anos e acompanho cada lançamento nos blogs dia a dia, mas eu nunca disse isso que vou dizer agora… “Se é possível criar um celular PERFEITO, ele acabou de ser inventado: N900”. Calma eu sei que tem alguns detalhezinhos que faltaram nele pra ele ficar perfeito no pleno sentido da palavra – como por exemplo, a tela capacitiva, mas afinal, todos sabemos que é impossível os seres humanos criarem algo perfeito.
    Além disso, é verdade que o que é perfeito hoje, daqui a uns anos ou meses, será obsoleto, mas eu tenho CERTEZA que tem um monte de gente aqui que sentiu o que eu senti quando viu o aparelho funcionando: é o mais perto da perfeição que se poderia chegar com um celular… (Estou falando isso levando-se em conta também o preço de lançamento que não é absurdo como eu pensava)… E aí… alguém concorda? Ou estou exagerando? (OBS: pra quem achar q é exagero, dá uma olhadinha nos vídeos do youtube sobre ele e faz um comparativo no GSMARENA, que rapidamente vão entender hehehe)