N900 ou N97 ?

N900 ou N97 ? Tenho certeza que esta passará a ser uma dúvida constante para aqueles afortunados que estão decididos a adquirir um Nokia de última geração.  Apimentado a discussão, vou colocar os pontos de comparação mais interessantes dos aparelhos.

nokia-n900-n97

Para começar, o tamanho é parecido, com o N900 com 110.9 × 59.8 × 18 milímetros (19.55 na parte mais grossa) e o N97 com 117.2 x 55.3 x 15.9 milímetros (18.25 na parte mais grossa). No caso, o N900 é mais grosso e mais largo ao passo que o N97 é mais alongado. Com um volume de 113cc e peso aproximado de 181g, o N900 parece não levar vantagem na seção “tamanho e peso” (o N97 possui 88cc e 150g). Ambos possuem uma tela de 3.5″, mas o N900 dá o troco quando se fala em resolução, contando com 800 × 480 pixels ao invés dos 640 x 360 pixels do N97.

No quesito desempenho, o N900 larga muito bem e talvez chegue na frente, se fizer um bom uso da bateria. Ele é equipado com um processador TI OMAP 3430, um ARM Cortex-A8 de 600 MHz. Já o N97 possui um ARM 11 de 434 MHz. Além disso, a RAM do N900 é simplesmente o dobro da RAM do N97, com apenas 128MB contra 256MB. E o N900 tem acelerador gráfico, para liquidar qualquer dúvida.

Falando de bateria, aqui existe uma vantagem do N97, com o N900 possuindo uma bateria BL-5J de 1320mAh e o N97 uma BP-4L de 1500mAh. No entanto, não é possível especular muita coisa sobre autonomia real ainda.

Muitos pontos em comum facilitam a vida do comprador, como câmera de 5MP (2584 × 1938 pixels), TV-out, GPS com A-GPS, transmissor de FM, bluetooth 2.1 com A2DP, 32GB de memória interna, microSD, teclado completo, WiFi b/g, GSM quad band e 3G tri band. No entanto, o compasso digital parece existir somente do N97, algo que pode ser facilmente esquecido se o usuário preferir a saúde que o N900 mostra em operação de dados em redes 3G, podendo chegar a 10Mbps, contra 3.6Mbps do N97.

Não temos preço no Brasil ainda para o N900, mas dizem que o valor no exterior será por volta de 700 dólares, ou seja, no máximo uns 100 dólares mais caro que os preços praticados para o N97.

Para finalizar, o N900 roda Linux com Maemo 5 ao invés do Symbian S60 quinta edição do N97. Num horizonte bem próximo isto significa uma gama enorme de aplicativos e suporte para muitos protocolos e padrões de vídeo.

Ao analisar as especificações de perto, fiquei tendencioso a optar pelo N900, ainda mais por já ter um XM5800 (de certa forma muito parecido com o N97) e pelos vídeos do Maemo 5. E você, ficaria com qual deles ?

Comments on this entry are closed.

  • Evelling

    N900, sem pensar 2 vezes.
    Eu já tenho o n800 e sempre disse: se fosse celular com uma bateria melhor atingiria a perfeição.
    Acho que a Nokia me atendeu! 🙂
    O potencial do Maemo é enorme.

  • Augusto M

    n900 sem dúvida!
    Finalmente um smartphone nokia de nova geração..
    O formato do n97 é campeão, mas o hardware parrudo combinado com maemo de nova interface do n900 tras de volta o “eu preciso desse celular”! haha

  • N900 é pule de 10!

    Eu já tenho o N800 e acho matador! Tela fantástica e ótima integração com meu desktop Linux.

    Usar um sistema aberto (Linux/Maemo) é o diferencial. Eu até preferia que a tela fosse do mesmo tamanho do N800!

    Poder ter meu diretório(pasta) de trabalho sincronizado no Nxx0, no notebook e no desktop (rsync rulez) não tem preço, quer dizer, tem e será inacessível para mim 🙁

  • se vc é desenvolvedor Symbian e pensa em vender aplicativos na OviStore, seria interessante ter o hardware mais recente para este OS. Mesmo com o emuladores disponíveis no SDK.

    se vc é entusiasta Linux, aprendeu a gostar da Nokia e tem um E71 (argumentos falhos) vc é como eu! N900, claro!

    escolho o N900 por ser mais tranquilho o desenvolvimento e como o Marcelo disse, o suporte a todos os formatos de áudio e vídeo existentes e facilidade de encontrar ou portar aplicativos para o Maemo.

  • compasso digital? quem ta preocupado com isso!, o N900 acabou de enterrar de vez o N97, coisa que o 5800 vinha fazendo aos poucos, é como o amigo ai falou, se o N8XX fosse um celular seria perfeito, pois bem tome ai o N900.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Pelo visto, o enterro prematuro do N97 já começou ! 😀

    Eu tenho um N800 e reclamo muito dele, principalmente pela memória escassa, processador fraco, câmera pra lá de ruim e tela touch screen tenebrosa para digitar.

    No entanto, o N900 parece resolver todos estes problemas, com a vantagem adicional de ser 3G. Ansiedade total pra testar um N900 (o N97 eu já consegui usar por um tempo numa Nokia Store).

  • Marcelo Barros de Almeida

    E, ainda em tempo, a bateria tem que durar pelo menos um dia e meio. O N800 não vai muito longe com a bateria dele, mesmo sendo de 1500mAh. O N97 deve ter um excelente desempenho em execução de áudio, como o XM5800, e acredito que uma autonomia invejável de bateria. 😉

    — Marcelo, fazendo inferninho ….

  • no GSM ARENA aparece o Digital Compass, ou seja o n900 é o “N97 killer” http://www.gsmarena.com/nokia_n900-2917.php

  • Eu acho que o N900 vai ser muito bom, mas não deve ser o ideal para um usuário médio ;). Tem gente que compra o N95 e nem sabe usar a câmera. Como é que um sujeito desses vai saber mexer nos repositórios e outros bichos do Maemo?

    Eu ainda acho que ambos terão seu próprio nicho de mercado, só que o N900 tem tudo para ser muito melhor que o N97 por todos os motivos que o Marcelo disse acima.

  • Thiago Silva

    ele é multi-touch, assim como o iPhone? pra mim o maior problema do N97 é o fato de não ser multi-touch. tô louco que a Nokia lance um celular com essa função pra poder trocar o meu bom e velho 6060…

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Thiago, não é multi-touch.

  • N900 sem a mínima sombra de dúvida… estou morando em Dublin, Irlanda e já estou separando os 500 euros pra ir catar esse bicho em Londres em outrubro. Mãozinha coçando já.

    Possuo um E71 e durante muito tempo tive o N97 como meu próximo celular… mas um amigo com quem divido o AP comprou um e quer saber, não vi a menor graça, além do touch screen precário.

  • Kiko

    Nenhum dos dois. Não me adaptei à plataforma Maemo (infelizmente) – tive um N800 e a tela touch do N97 é idêntica, uma piada.

    Vou trocar o meu N95 8GB pelo N86 e o E71 pelo E72 assim que chegarem ao Brasil.

  • Thiago Silva

    obrigado pela resposta Marcelo. agora, qual o “problema” da Nokia com os multi-touch? 🙁

  • José Antonio Oliveira

    @Kiko, concordo com você, o N86 e o E72 são as evoluções do N95 8GB e E71. Muito bons mesmo!

    Também não sei porque mas não gosto de celular touch.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Thiago, patentes, talvez ? Fora as telas resistivas, que continuam em todos os modelos.

    @kiko, @javsmo, eu tenho um XM5800 e N800. A tela touch do 5800 é bem melhor, apesar de ainda estar distante do ideal. Acredito que ela representa uma evolução em relação ao N800, basta tentar digitar nos dois pra ver. O N97 me passou a mesma impressão do 5800 quando fiz o teste nele, deixa o equipamento mais ágil pra quem digita muito por ter um teclado real. Sem isso, pra quem é hard user, fica difícil. Meu 5800 está encostado em casa e voltei pro guerreiro E71.

  • Alan

    Vocês esqueceram dos diferenciais matadores de qualquer outro smartphone: 1) 768mb de memória virtual, totalizando 1gb de RAM. Nenhum outro smartphone faz isso; 2) dashboard imitando o exposé do mac os x, na interface (a apple deve estar mordida de raiva por não ter pensado nisso antes; 3) múltiplos desktops virtuais, igual o mac os x leopard (a apple esqueceu de novo).

  • Marcelo Barros de Almeida

    concordo que o sistema talvez seja a grande diferença, Alan. Apenas quis fechar a discussão no hardware neste primeiro post. Mas pelo visto você já adiantou o assunto ! E aí teremos um massacre.

  • Marcelo Barros de Almeida

    Ah, e a memória, se eu bem entendi, é composta de 256GB de RAM e o restante, chamado de memória virtual, deve ser algum swap pra flash Nand interna, bem na linha Linux. Logo, é pra não dar o “sem memória” e sim o “sem paciência” pra esperar o swap. Se tivessem 1GB de RAM real não teriam motivo pra não colocarem tudo na principal, sem cache.

  • Thiago Silva

    não tinha parado pra pensar nessa questão de patentes Marcelo quanto à essa suposta “resistência” da Nokia ao multi-touch, mas na minha opinião isso é bobeira. afinal de contas a Nokia estaria produzindo um aparelho para seu público fiel e não para os detentores de patentes (pensamento meio ignorante esse meu, não? :D)

  • N900 com toda a certeza… afinal ele é completo por tudo que já foi dito ai em cima…. nao vou ficar repetindo… a verdade é que tb estou babando nessa maquina dos sonhos…. se já gosto e muito do meu 5800 imagina o que vai ser com esse ai…

  • Braz

    Blza!!!

    Realmente seus comentarios sobre o N900 e o N97 deixam qualquer um balançado.
    No meu caso já havia decidido pelo N97.
    Gostaria de saber se pode me ajudar com o programa multiscanner se ele roda no N97 e onde posso conseguir este aplicativo sem riscos.

    Abração
    Braz

  • boom N900 seem dúvida… iPhone ja era…

    Só falta mais aplicativos MAEMO…

    ______________

    Quem quer apostar comigo que a aplle vai colocar um tecladoqwerty desses ASHUASHHSA

  • Niegro

    Nenhum outro modelo de celular podera lançar tela Multitouch, por ser uma tecnologia patenteada pela Apple, sendo assim, só quando ela liberar essa tecnologia é que poderemos ter Multitouch em outros aparelhos.

  • hellens

    Pra alguns que defendem o N82 com unhas e dentes, em todos os sites especializados em celulares e no orkut pergunto:

    N82 ou N900?.
    rss

  • Mgtman

    Sugiro um grande boicote ao N97, pois a Nokia tá engando pessoas, vendendo por 2.400 reais um aparelho que deveria ser de última geração, quando, na verdade, está ultrapassado em relação a todos os concorrentes, como Omnia HD, Palm Pre e Iphone 3GS. Todos esses três têm o chipset ARM Cortex A8 (cpu) + PowerVr SGX (placa 3d) + 256 Mb RAM, enquanto o N97 tem o mesmo chipset do… 5800XM (ARM 11 + 128mb RAM, sem placa 3d) ! Só o N900 vai concorrer de igual pra igual com esses três, o N97 não passa de um 5800XM com teclado! Pra quem já comprou o N97, sinto muito, mas a verdade dói.

  • Mgtman

    Agora vamos raciocinar: se você dispusesse, nesse momento, de 2.400 reais (preço atual do N97 no Brasil) para comprar um notebook, qual você escolheria pelo mesmo preço: 1) Uma marca que você gosta e confia, mas que é Celeron, 1gb de RAM e placa de vídeo “onboard”, ou 2) Uma outra marca que também é boa, mas com Core 2 Duo, 2 Gb de RAM e placa de vídeo dedicada?

    Acho que pouquíssimas pessoas escolheriam o modelo 1, a não ser que fossem completamente ignorantes em informática, ou “amantes cegos” da marca. Contudo, a maioria dos “Nokia lovers”, que inclusive entendem sobre hardware dos celulares, têm ficado irritados quando eu escrevo comentários sobre a farsa do N97 em blogs. Pergunto a eles: vcs escolheriam o notebook modelo 1 também?

    Gente, vamos acordar, o N97 é uma farsa, é gato por lebre. Sugiro que façamos um grande boicote ao modelo, mostrando pra Nokia que o consumidor está antenado. Quem sabe assim ela acorda e volta a fazer celulares que sejam, realmente, de última geração.

  • José Antonio Oliveira

    Mgtman, acho que você está ficando repetitivo. 🙂

  • Mgtman

    Caro José, desculpe, mas acho que repetitiva a “babação” em cima do N97. Aliás, gostaria de deixar aqui registrada uma denúncia sobre a liberdade de expressão na internet. Meus posts sobre “a farsa do N97” foram deletados (diga-se censurados) em alguns outros blogs sobre celulares. Fiquei me perguntando o porquê, afinal, não escrevi nada de ofensivo, e logo descobri: os blogs citados eram mantidos por “Nokia Gurus”. Vcs sabem o que é isso? Em resumo, os Nokia Gurus são blogueiros que se inscrevem no site da Nokia (http://www.nokiaguru.com.br/nokiaguru/) para concorrer a aparelhos (em setembro eles concorrem a um N810). Para ganhar pontos, eles precisam responder perguntas de leitores dos blogs a respeito dos produtos da Nokia, e quem avalia a qualidade da resposta é, obviamente, a própria Nokia. Agora vamos pensar: será que interessa a esses blogueiros divulgar idéias que criticam os aparelhos Nokia? Não por acaso, nesses blogs só se lê maravilhosos e, agora sim, –repetitivos– comentários ao N97. Por parte da Nokia, é uma ótima estratégia de marketing, afinal, ela bem sabe que os blogueiros são importantes formadores de opinião na internet. Então, caro leitor, fica aqui a dica: cuidado com os Nokia Gurus, eles estão mais interessados em ganhar o N810 (e outros aparelhos) do que fazer análises imparciais e abrir espaço a críticas.

  • José Antonio Oliveira

    Sou Nokia Guru e não censurei seu comentário.

    Explica essa. 🙂

  • Mgtman

    Caro José, fico feliz que seu blog possa ser uma exceção no mar da parcialidade que assombra as análises de celulares na net. Mas convenhamos: você já havia desistido do N810 este mês… confessa vai?! (risos),

  • José Antonio Oliveira

    Já tenho um N800. 🙂 Não quero um N810.

    Falando sério, não acho justa a sua revolta com o N97. Eu ainda sou mais ele na comparação com o N900, esse Maemo 5 não me agradou. São públicos diferentes.

    Abs.

  • mgtman

    Rapaz, fico surpreso é como podes não estar indignado. Veja que o N95, lançado no início de 2007, tem DOIS processadores ARM11 e uma GPU. Isso, por si só, já faz o N97 perder feio em capacidade de processamento a um celular da própria NOkia lançado dois anos antes! Vários comentários têm sido feitos a esse respeito na rede, é só procurar. O N97 poderia ter sido o smartphone mais avançado do mundo, pois tudo nele é primoroso, como a tela, o teclado, o acabamento, os recursos. Tudo, MENOS o ESSENCIAL, que é um bom conjunto CPU+GPU+RAM. Uma lástima, pois um celular tão equipado já sai de fábrica fadado a ser lento e a travar, bastando pra isso o usuário forçar um pouco os limites dele. E se você não gostou do N900/Maemo5, tudo bem, então compare com o Omnia HD, que também roda Symbian 5th e custa o mesmo: tudo nele, simplesmente TUDO é mais avançado, desde o chipset (que é igual ao do N900, ainda a ser lançado), até a maravilhosa tela 3.7 AMOLED (Isso mesmo, é LED!), touchscreen capacitivo (que a Nokia só agora está colocando no X6), Camera 8mp, vídeo em 720p, som dolby virtual 5.1, melhor sinal do GPS… Como não poderia deixar de ser, a diferença de velocidade entre os dois é gritante, basta olhar as comparações no youtube. Preciso de mais razões pra estar indignado? Me surpreende é como os blogueiros não estão!

  • José Antonio Oliveira

    Já usou algum celular com tela de OLED no sol? Pois é, não dá para ver nada…

  • Mgtman

    Olá. Descobri na rede o mais completo review feito até agora sobre o N900 e aconselho divulgação: http://my-symbian.com/other/preview_n900.php . A análise confirma toda a esperança de que o N900 será o primeiro e verdadeiro Iphone Killer do mercado. Contudo, o reviewer apontou um sério problema no protótipo: dos 32gb internos disponíveis para o usuário, apenas 256mb podem ser usados para instalar novos programas, ficando o resto somente para documentos de qualquer tipo. Agora, isso é uma tolice completa em um aparelho tão potente, pois o reviewer conseguiu lotar rapidamente a “memória para programas”, e precisava desinstalar alguns para testar novos. Precisamos divulgar e criticar essa informação, na esperança de que a Nokia não lance a versão final com uma limitação tão séria, e mais uma vez, afunde de cara as possibilidades de um aparelho tão avançado, tal como fez com o hardware ultrapassado colocado dentro do N97.

  • irineu lopes

    Bom tarde,
    A Nokia é pioneira em mobilidade e líder mundial na fabricação de dispositivos móveis lançou recentemente o celular N97.
    É a mesma Nokia que não esta honrando a garantia dos celulares N95 8G aqui no Basil, quando levamos o aparelho para garantia, a assistência técnica emite um laudo de “oxidação por excesso de umidade” e perda de garantia pelo mau uso do equipamento.
    É sempre o mesmo laudo independente do defeito e do tempo de garantia simplesmente a nokia esta usando esta desculpa para não honrar a garantia.
    É só pesquisar na internet para verificar vários, digo muitos casos do mesmo tipo de problema.
    Já existe até uma comunidade no Orkut “Nokia nunca mais”
    Será que Luciane Matiello, diretora de Marketing da Nokia do Brasil sabe disto?
    Se todos os fabricantes de eletro-eletrônico usarem a mesma desculpa de “oxidação e excesso de umidade” não vai mais existir garantia para o consumidor brasileiro.
    Sou técnico de eletrônica e trabalho na Marinha do Brasil será que não sei cuidar de um celular que me custou uma fortuna?
    Será que a Senhora Luciane Matiello está a par disto?
    Vocês comprariam o N97 sem garantia?
    Irineu Lopes dos santos
    Consumidor
    Celular: aguardando a boa vontade da Nokia (OS8633224)

  • José Antonio Oliveira

    Irineu, por mais que você tenha razão, que imagino ter, aqui não é o lugar para isso. Meu blog não tem nenhum vínculo com a Nokia, como você pode conferir na página “Sobre” lá em cima.

    O SAC da Nokia encontra-se no endereço abaixo:
    http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/assistencia-tecnica-e-reciclagem

    Grato.

  • LP

    Vc já imaginou que as pessoas poderiam querer um celular para trabalhar, dai o teclado, e que ver videos etc, que demandam processador mais hardcore, seja acessorio? eventualmente, usar um GPS, mas não para ir a qquer lugar. Enfim, tenho um BBerry, mas gosto muito dos Nokia. Minha esposa tem um Nokia novo, que funciona melhor que o BB, mas trabalhando. Por outro lado, o N95, que vc cita ter processador melhor e etc, é ruim pra trabalhar, e perde do BBerry….

  • LP

    em tempo, se não me fiz claro, estou apenas falando que o suposto “Hardware ultrapassado do N97” pode ser uma questao irrelevante, desde que vc compre o produto certo para o seu uso. nao adianta colocar ferrari na lama nem hummer na pista.

  • Jivago

    não entendoque vcs querem mais em um cel ?
    rsrsr
    pra mim o n97 tah de bom tamanho!!!

  • wolva

    Quando que a Amazon vai começar a vender ele pq so tem a pre-order

  • LUCAS AUGUSTO

    N97 milhoes de vezes n900 trava MTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO : @@@@@@@@

  • LUCAS AUGUSTO

    E O NEGOCIO DO LINUX É A MAIOR MENTIRA SE FIZER ISSO NO CELULAR VAI PARECER O UM COMPTUADOR SUPER FUDIDO QUE NEM LIGA… EU FIZ ESSA PORCARIA COM O MEU

  • LUCAS AUGUSTO

    desculpa o caps lock

  • Luiz

    Acabei de ganhar um N900 vindo dos EUA. Todo animado carreguei a bateria, fiz tudo conforme o manual e, pra minha surpresa, o aparelho travou logo na inicialização e até agora não consegui faze-lo funcionar. Que decepção!! Liguei para a Assistência técnica da Nokia no Brasil e eles disseram que não podem fazer nada porque o aparelho foi comprado fora do país… O que fazer??

  • O procedimento padrão para problemas com aparelhos eletrônicos é:
    – Tirar a bateria e aguardar
    – Recolocar a bateria e tentar ligar
    – Dar umas batidinhas
    – Pedir por favor
    – Ver se não está fazendo algo errado (tipo colocando a bateria ao contrário, usando o botão errado para ligar, etc)
    – Tentar ligar sem cartão de memória, sem SIM card, etc…. Faça combinações.
    – Pedir para alguém ver se você não está fazendo algo errado
    – Repetir tudo até funcionar.

    Fala aí exatamente o que ocorre (tira umas fotos, faz um vídeo, sei lá) e manda pra nós para vermos se dá pra ajudar….

  • José Antonio Oliveira

    Luiz, realmente a assistência só pode dar suporte em aparelhos que já estejam à venda aqui no Brasil, o que não é o caso do N900.

    Fora a batidinha, concordo com o João Bernardo. Tente alguma dessas (menos a batidinha)