Ovi Share

(Gostaria de colocar acentos, mas esse teclado do cyber cafe daqui nao me deixa…)

Estou publicando, na medida do possivel, as minhas fotos no Ovi Share, usando o programa do Ovi Share que e nativo do N82. Todas as fotos estao com o GeoTag (Isso marca a localizacao do GPS na hora que ela foi tirada).

Se voces quiserem acompanhar a viagem, podem acessar o endereco abaixo:

http://share.ovi.com/album/javsmo.public

Google Maps Mobile o melhor amigo do viajante

Aproveito que hoje saiu uma versão nova do Google Maps Mobile para Symbian para falar dessa ferramenta indispensável no celular de quem viaja.

O único porém de se usar o GMM é que você precisa estar sempre conectado para baixar os mapas e as informações locais. Caso contrário, não vai funcionar.

Resolvido o problema de conexão, você terá em mãos tudo que precisa para se localizar em qualquer lugar do mundo.

O mais interessante nem é poder ver o mapa ou obter a rota de um lugar para outro, mas poder procurar coisas próximas.

Hoje, por exemplo, estava precisando fazer câmbio aqui em Liverpool e pesquisei “exchange” no GMM e me apareceram várias opções próximas. Depois foi só procurar nas lojas a melhor cotação.

Essa versão nova adiciona a opção de camadas como o Google Maps do PC.

Para fazer o download do GMM, entre no browser nativo do celular e digite o seguinte endereço:

http://m.google.com/gmm

Deixo abaixo alguns exemplos de telas do programa:





Nokia Store do Aeroporto de Londres

Ontem eu estava aguardando o meu vôo para Manchester e fiquei passeando no terminal 5 do aeroporto de Heathrow em Londres, na área de embarque e me deparei com a Nokia Store do terminal.

Ela é pequena, mas tem todos os aparelhos e acessórios.

Como estava precisando de uma bateria extra para o N82, acabei comprando uma. A vantagem é que ela estava com preço reduzido por que estava sem os impostos.

Como estava sem muito tempo, não deu para brincar muito com o N97. Só tirei uma foto. Na semana que vem volto a Londres e vou ter mai tempo para ir na loja grande, na cidade.


Freeware: cClock

Uma vez li uma pesquisa que dizia que as pessoas usam mais seus celulares como lanterna e como relógio do que para fazer chamadas ou acessar a Internet. Concordo plenamente com o resultado dessa estatística.

Pensando nisso, estou programando esse post para agora (já que a essa hora devo estar pousando em Madrid, primeira escala da minha viagem até Liverpool).
O cClock é um programa que funciona como screensaver e coloca um relógio na tela de espera do celular.
Para economizar energia, não ative a opção de mostrar os segundos do relógio e também não ative a opção de mostrar a bateria e o sinal.
Para baixar o programa, clique aqui.
Depois de instalado, vá em “Temas | Economia de Energia” e escolha o cClock como screen saver.
Como sempre, seguem imagens do programa em funcionamento.



Como Escondo os toques MP3 do Music Player Nativo?

Essa é uma coisa que eu gostaria de ter descoberto antes mas só li hoje no The Nokia Blog.

Imagine que você tem (como eu tenho) umas dezenas de MP3 curtinhas que servem de toques de celular, mas não quer que o Music Player do seu aparelho as encontre na hora que você o manda buscar as músicas no cartão de memória.

O processo é bem simples, basta separar os MP3 com os toques numa pasta só, diferente da pasta das músicas grandes (coisa que eu sempre fiz).

Depois basta usar o Y-Browser (programa essencial num celular S60), selecionar a pasta que contém os toques que você não quer que apareça no Music Player e escolher “Opções” | “Arquivo” | “Atributos”.

Depois marque o atributo “Sistema” como “Sim”.

Pronto! Agora esses arquivos MP3 não serão mais encontrados pelo Music Player.

Que foi? Achou que era mais complicado? Não é. Os screenshots mostram que é só isso mesmo.


Files OVI agora passou a ser 0800

Não, você não acessa o Ovi Files ligando via 0800!

0800 neste caso é uma forma simpática de dizer que o produto passou a ser grátis. A Nokia está dando 10GB de armazenamento para todos os usuários de aparelhos Nokia S60.

Duas consequências disto:

– A Apple tem que abrir o olho e baixar o preço do servico Me.com
– Os que temos Nokia agora podemos sincronizar a pasta My Documents do computador com nosso celular.

Os que tem um E-Series devem estar rindo de orelha a orelha, pois vão ter seu escritório no celular gratuitamente, lembrando que o QuickOffice para os donos de E-Series é grátis atualmente.

Férias!

Pessoal, vou sair de férias no próximo domingo, embarcando com destino a Liverpool na Inglaterra. Na verdade, as férias só vão começar mesmo no dia 23/07, quando termina o congresso que minha esposa vai participar na cidade de onde partiu o Titanic (isso foi bem antes dela ser conhecida como cidade dos Beatles).

Por causa disso, tenho andado meio sumido nos últimos dias, gastando o tempo para deixar as coisas arrumadas no trabalho e com os preparativos da viagem.

Infelizmente, também não estamos podendo ler os posts do Marcelo Barros, porque ele está de férias no interior de Minas Gerais, munido de uma conexão dial-up super-hiper-lenta, que mal dá para ele falar no Google Talk.

Por falar no Marcelo, por acaso, ele irá a trabalho para a Inglaterra no mesmo período em que eu estarei por lá. Vejam só que chique, vamos nos encontrar em Londres! Vamos tomar umas cervejinhas (ou cervejonas) num pub de lá para colocar os assuntos em dia, e, quem sabe, visitar a Nokia Store da Regent Street em Londres.

Falando em Inglaterra, outra coincidência é que haverá em Dublin, na Irlanda (pertinho de Liverpool) um show do U2 na semana que vamos sair da cidade dos Beatles. Com isso, esticamos a viagem e vamos para Dublin para assistir ao show do Bono na sua cidade natal! Se eu conseguir um SIM Card com conexão decente, faço um stream ao vivo de um pedaço do show. Se não conseguir, gravo com o N82 e coloco no Youtube depois. A própria banda está incentivando as pessoas a gravarem vídeos do show e colocar no site do U2.


A viagem depois continua em Roma e termina em Lisboa, onde vamos visitar uns parentes, voltando para o Rio no dia 13/08. Nesse período, vocês não terão tantas notícias de celulares Nokia (escritas por mim), mas o Pedro Paulo deverá escrever por aqui. Além disso, vocês terão fotos e algumas novidades da Nokia Store de Londres. Com certeza vou dar uma mexida no N97 e em outros “brinquedinhos” lá.

Minha esposa também voltou a atualizar nosso blog de viagens (http://www.viajandoporai.com.br) e vocês também vão poder nos acompanhar por lá ou pelo nosso twitter da viagem: http://twitter.com/viajandoporai

Enquanto não viajamos, vou tentar postar outras coisas do mundo da Nokia. Fiquem ligados.

A evolução dos aparelhos QWERTY da Nokia

O blog Themes Tehkseven publicou hoje um post sensacional com uma linha do tempo de todos os celulares com teclado QWERTY fabricados pela Nokia, ordenados por data de anúncio ou lancamento.

Reproduzo abaixo na íntegra

Todas as fotos foram retiradas do GSM Arena.

1998

Nokia 9000 Communicator

1999

Nokia 9110i Communicator

2000

Nokia 9210 Communicator

2001

Nokia 5510

2002

Nokia 9210i Communicator

2003

Nokia 6800

Nokia 6810

Nokia 6820

2004

Nokia 9300

Nokia 9500

2005

Nokia 6822

Nokia E70

Nokia 9300i

Nokia E61

2006

Nokia E62

2007

Nokia E61i

Nokia E90

2008

Nokia E71

Nokia E63

Nokia N97

2009

Nokia E75

Nokia E55

Nokia 5730 Xpress Music

Nokia E72

Nokia Surge (AT&T)

Qual desses você já teve? Eu já tive um E61 (na verdade foram dois E61) e sinto falta de um teclado QWERTY, mas não dá para ter tudo num só aparelho… Ou será que dá?

Viagens – Use o celular e economize

Muita gente não leva o celular para viagens internacionais por causa do medo de pagar uma conta gigantesca de chamadas recebidas por engano, torpedos enviados, dados trafegados sem querer, etc.

Eu mesmo já penei com esse tipo de problema. Uma vez minha esposa recebeu uma conta onde cada torpedo custava a bagatela de R$ 500,00 (obviamente estava errado) porque a Claro não tarifou de forma correta os SMS que ela enviou do exterior. Foi um sufoco para resolver.

Outra vez pagamos uns 17 ou 18 reais por usar um pouco o MSN no 3G imaginando que estávamos usando a rede WiFi da Starbucks de Praga. A TIM Brasil adorou esse engano.

Por último, o cúmulo foi ter pago uma grana para receber uma chamada de um cliente no meio de um passeio na Baía de Lapataia em Ushuaia, na Argentina.

Coisas como essas passaram a ser evitadas com uma simples medida. Agora, a cada viagem internacional, eu compro um SIM Card pré-pago no país de destino e economizo horrores com chamadas telefônicas e internet 3G.

As vantagens são enormes, já que os parentes podem me telefonar usando o Skype ou outro VoIP qualquer, eu não recebo chamadas de clientes ou atendentes de telemarketing, posso usar os pacotes de internet 3G locais dos países que estou visitando, posso telefonar localmente muito mais barato (para chamar um táxi ou chamar a emergência do seguro de saúde, por exemplo).

Para descobrir as melhores tarifas de internet 3G ou EDGE em viagens existe um Wiki onde os viajantes podem deixar suas experiências de uso de internet pré-paga no celular. O edereço é http://prepaid-wireless-internet-access.wetpaint.com/

Outra dica interessante para os viajantes é assinar o feed ou visitar com frequência o blog do Eduardo Akira chamado “Viajando na Maionese Móvel“. Ele tem ótimos posts com dicas para você usar seu celular em viagens.

Agora, se você quer mesmo usar seu celular de uma operadora brasileira numa viagem internacional, pagando os horrores de roaming, não se esqueça de ligar para a sua operadora para solicitar o desbloqueio internacional do seu celular.

Por último, verifique se o seu aparelho é compatível com as frequências do país que você irá visitar. Alguns lugares não têm as mesmas frequências das operadoras brasileiras e aí, seu celular poderá ficar sem uso mesmo com um SIM Card local, caso não seja compatível com a rede do local.

Alguém aí tem mais alguma experiência com o uso de celulares em viagens internacionais? Conte-nos nos comentários.

SkinJam – Outra película protetora

Hoje passeando no Shopping resolvi aplicar uma película protetora na tampa traseira do N82 porque ela já estava começando a descascar.

Fui num quiosque novo que abriu, de uma empresa chamada SkinJam e dei uma olhada num catálogo enorme de estampas. Quase coloquei uma do Flamengo, mas achei que ia chamar atenção demais e acabei escolhendo uma mais discreta.

O celular ficou assim:


A película tem vida útil de 18 meses, vamos ver como ela vai se comportar no dia-a-dia com um uso normal do celular.

Pelo que eu vi no site, eles só têm lojas no Brasil na cidade do Rio de Janeiro (Rio Design Barra, Downtown, Shopping Tijuca, Norte Shopping e Rio Sul.)

E aí, mais alguém já testou essa película? Presta? Vou postar daqui a algum tempo o resultado do uso. Pelo menos ela não é melequenta como o Invisible Shield era.

Dica de Blog: Filhos e Internet

Muitos dos leitores do blog são pessoas ligadas em tecnologia, outras não são tão ligadas em tecnologia e é comum ouvirmos dessas pessoas frases como essas abaixo:

“- Puxa, meu filho sabe muito de Internet mas eu não consigo acompanhar.”

ou ainda:

“- Fico com medo do que pode acontecer com ele na Internet, o que eu faço?”

Deixo aqui uma dica de blog que pode ajudar essas pessoas:

http://www.filhoseinternet.com.br/

São dicas para pais ficarem mais antenados com a tecnologia e de como eles podem fazer para proteger os filhos na Web.

Comparação de câmeras: N97 x N82 x N85 x iPhone 3G S

O blog “The Nokia Blog” soltou um post ontem com uma comparação de câmeras num ambiente completamente escuro.

A câmera do iPhone 3G S, foi de longe a pior, já que ela não tem flash nem de LED nem Xenon. A foto é essa abaixo. Vejam a riqueza de detalhes! (risos)


Depois ele publicou a foto tirada com o N97 que eles estão testando. O Flash duplo trabalhou bem, mas eu não gostei da qualidade da foto.

A próxima foto foi tirada com o N85 do autor do blog, e, não é que tenha ficado boa, mas ficou melhor do que a do N97

Por último a câmera do N82 com seu sensacional flash de Xenon não fez feio e tirou essa foto aí embaixo.

Na minha opinião, a câmera do N82 é disparada a melhor de todas as câmeras de celular que eu já usei. (Já testei um Sony Ericsson de 5MPx com flash de xenon e as fotos não ficaram tão boas assim).

Curiosamente, a câmera do N85 se saiu muito melhor que a do N97. Eu esperava mais do topo de linha da Nokia.

Por último, é ridículo que a Apple não tenha se tocado que um ou dois LEDs fazem toda diferença numa câmera sem custar quase nada, mesmo que ela seja só de 2 ou 3 Megapixels. Bom, para quem já está comemorando a possibilidade de filmar, um flash seria demais. Quem sabe no iPhone 9ZZ eles não colocam um ledzinho em forma de maçã para iluminar as fotos.