10 Empresas e um só padrão de conector

Segundo a Reuters, A Nokia, Sony Ericsson, Motorola, NEC, Qualcomm, Samsung, Texas Instrument, Apple, LG e RIM assinaram um acordo sob os atentos olhos da Comissão Européia para adotar o padrão microUSB para os seus aparelhos.

Essa medida cortará boa parte do desperdício em carregadores e cabos e facilitará muito a vida do consumidor quando este quiser trocar de aparelho ou fabricante.

Dentre todos os fabricantes citados acima, esta mudança será mais dolorosa para a Apple, que insiste no seu conector proprietário do iPod há tanto tempo.

O foco dessa mudança está nos carregadores, que passarão a usar o padrão. De quebra, será muito mais simples sincronizar dados ou transferi-los de um aparelho para outro se o mesmo padrão de conectores for usado em todos os aparelhos.

Esta mudança segue de perto os passos da CTIA que já se lançou no processo de padronizar todos os carregadores para o microUSB até 2012.

Comments on this entry are closed.

  • Manarim

    Olá, José Antônio. O padrão microUSB é o mesmo utilizado no E71?

  • José Antonio Oliveira

    Desculpe a demora, sim é o mesmo conector do E71, mas o E71 não suporta carregar via USB, infelizmente.

  • Mateus

    Mas e como fica os celulares que "não podem ser tocados"? O conector USB será proprietário ou MicroUSB?
    Gostei, a Samsung, Apple, SE e uma vasta gama de emprezas usam conectores enormes, agora ficou ótimo padronizado. (quero ver a apple escapar dessa)