Pesquisa – Celular que se carrega pelas ondas eletromagnéticas

Já pensou se você não precisasse ligar nunca o seu celular na tomada e ele sempre estivesse com a bateria cheia? Bom, né? Pois em um futuro breve poderemos ver aparelhos que não precisam ser recarregados em tomadas.

Estamos cada dia mais imersos em ondas eletromagnéticas geradas por emissoras de Rádio e TV, ERBs de celulares, aparelhos wifi, sinais de satélites e vários outros aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas. A idéia, que várias empresas já começaram a pesquisar, é transformar essas ondas eletromagnéticas em eletricidade suficiente para alimentar o seu celular e ainda carregar a bateria dele.

Markku Rouvala, um pesquisador do Nokia Research Center de Cambridge, na Inglaterra, diz que o objetivo atual do seu grupo de pesquisa é conseguir “colher” 50mW de ondas eletromagnéticas e que, com os protótipos atuais eles já conseguem “colher” entre 3mW e 5mW.

A idéia deles é ter um receptor de amplo espectro para conseguir captar ondas de 500MHz a 10GHz. Dessa forma seria possível obter energia de várias faixas de onda. Segundo ele, com 50mW é possível recarregar um celular que está desligado.

Quanto tempo será que demora para essa tecnologia aparecer no mundo comercial? Acharia sensacional que meu N82 não precisasse ir para o carregador toda noite.

Comments on this entry are closed.

  • Milton Toshiba

    Seria uma mão na roda para mim.

    abs