Ei! Acende essa luz!

by José Antonio on 15/06/2009 · 4 comments


Ontem um amigo meu me chamou no Google Talk todo contente para me falar do celular que ele tinha comprado, um Nokia 3120 Classic da TIM.

Realmente esse aparelho é muito legal. Andei brincando com ele numa loja outro dia e gostei bastante do bicho. Tem uma câmera bastante decente com flash de LED, é 3G dual band (850Mhz e 2100Mhz), tem câmera de videochamada e um monte de outras coisas bacanas. Sem falar que é muito leve e fino!

Dei-lhe os parabéns pela compra. Ele estava realmente muito contente com ela.

Pouco tempo depois ele me telefonou e perguntou se tinha alguma maneira de fazer a luz do celular ficar mais tempo ligada. Ele tinha procurado em todos os lugares possíveis e imagináveis e não tinha conseguido encontrar uma opção para aumentar esse tempo.

Não encontrou e nem iria encontrar, infelizmente. Esse celular, assim como vários outros S40 novos, não tem essa opção de aumentar o tempo que a luz fica acesa sob o pretexto de poupar energia. Ele ficou bastante chateado com isso e imagino que outras pessoas também ficaram quando descobriram.

É o típico problema que azeda a idéia que o consumidor tem do aparelho (às vezes até da empresa). É diferente de um problema de hardware, como era o caso do 6120C que esquentava demais e que não tinha mesmo solução. Nesse caso da luz de fundo, bastava colocar uma opção no firmware do celular para resolver o problema.

Esse problema já foi altamente reclamado em comentários aqui do blog, em e-mails que eu recebi e na lista de discussões da Nokia Europa. Acho que uma atualização no firmware resolveria o assunto, não é?


Poderoso Copão

{ 4 comments }

1 Gaio 16/06/2009 às 13:56

Oi Zé, esse aparelho é realmente muito bom em usabilidade, mas infelizmente peca muito em solidez e construção do corpo e da carcaça. Com menos de um mês de uso as partes que possuem película de silicone como revestimento começam a descascar e o plástico do qual é feito o aparelho é muito frágil. O meu possui 8 meses de uso e já foi 2 vezes pra assistência. O pior é que a Nokia não disponibiliza carcaças novas originais para venda, ou seja, mesmo sendo um defeito de projeto do aparelho, se eu desejo do meu bolso ao menos amenizar esse defeito com uma nova carcaça não posso porque não vendem oficialmente no Brasil, mesmo o aparelho estando disponível há quase um ano no país. Só sobra a opção de importar, e ainda sim não originais…

2 Mateus 14/07/2009 às 16:02

Olha, realmente o aparelho é massa, brinquei na loja com ele e gostei, mas uma coisa que eu não consigo admitir, é como que um celular com a mesma câmera e mesmo processador e RAM que o Nokia 5310 consegue gravar vídeos em resolução VGA, e tirar fotos instantâneas? O Nokia 5310 é um verdadeiro desastre no quesito gravação de vídeo, e a lentidão da câmera piora tudo.
Eu gostaria de trabalhar no desenvolvimento de softwares S40 da Nokia pra saber porque a diferença!

3 farmond 22/07/2009 às 17:11

Pessoal, comprei um 3120 classic, mas da Tim. Estou satisfeito com o aparelho, mas fiquei frustrado ao ver qu a Tim bloqueou a video chamada. Sabem como posso fazer o debranding dele? Quero apagar o firmware da Tim e colocar o original da Nokia. Já tentei pelo Nokia updater, após trocar o product code com o NSS, mas atualizou com as mesmas restrições e com as configurações da Tim. Obs: ele não está atrelado a prazos de carências.

4 Bruh 21/10/2009 às 20:10

Realmente acho q os S40 são meio “Desastrosos” mas acho os s60 meio lerdos… Pra acabar com essa dor de cabeça só um s30 sem câmera nem mp3 xD

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: