10 Empresas e um só padrão de conector

Segundo a Reuters, A Nokia, Sony Ericsson, Motorola, NEC, Qualcomm, Samsung, Texas Instrument, Apple, LG e RIM assinaram um acordo sob os atentos olhos da Comissão Européia para adotar o padrão microUSB para os seus aparelhos.

Essa medida cortará boa parte do desperdício em carregadores e cabos e facilitará muito a vida do consumidor quando este quiser trocar de aparelho ou fabricante.

Dentre todos os fabricantes citados acima, esta mudança será mais dolorosa para a Apple, que insiste no seu conector proprietário do iPod há tanto tempo.

O foco dessa mudança está nos carregadores, que passarão a usar o padrão. De quebra, será muito mais simples sincronizar dados ou transferi-los de um aparelho para outro se o mesmo padrão de conectores for usado em todos os aparelhos.

Esta mudança segue de perto os passos da CTIA que já se lançou no processo de padronizar todos os carregadores para o microUSB até 2012.

Campanha: Martinez, nada de celular novo em 2009

Esta semana eu estava falando com o Cláudio Martinez do AllGSM pelo MSN e ele me contou que nos últimos 12 meses ele já teve 17 celulares e agora estava vendendo seu N95 e comprando um Motorola K1 para, segundo ele, tentar se livrar do vício de trocar de celular com tanta frequência. (Vamos torcer para que ele consiga)

A lista completa dos últimos celulares dele é a seguinte:

  • 3 HTC Touch
  • 1 HTC P4351
  • 3 Nokia N95
  • 2 Nokia N95 8GB
  • 1 Nokia N73
  • 1 Nokia E61
  • 1 Nokia E62
  • 1 Qtek 9090
  • 1 HTC P3401
  • 1 MotoQ 8
  • 1 SonyEricsson K850i
  • 1 Nokia 5800 XpressMusic

Martinez, vamos lá, repita diariamente as seguintes frases: “Só por hoje eu não vou trocar de celular! Só por hoje!”. Você consegue se livrar desse vício!

Mas ele tem uma vantagem, já que, como é um excelente negociante, não só não perdeu dinheiro com essas trocas todas como ainda ganhou uma graninha nessas negociações.

Eu já me achava estranho de ter trocado de celular três vezes nesse mesmo período de 12 meses. O Nokia E65, o Nokia E51 e o atual Nokia N82, mas ele me barrou feio nesse quesito.

E vocês, têm alguma história semelhante de compulsão por trocar de celular? Quantos celulares já tiveram nos últimos 12 meses?

Quickoffice 6 gratis para modelos de ESeries

Dallas, TX – 15 de junho de 2009 – Quickoffice, Inc., o fornecedor líder mundial de aplicativos de produtividade móvel para escritório, anunciou hoje que vai oferecer atualizações gratuitas para a última versão do Quickoffice para os usuários de determinados telefones Nokia Eseries. Atualmente, esta oferta inclui o Nokia E51, E52, E55, E63, E71, E72, E75 e E90.

A partir de hoje, os utilizadores dos dispositivos acima podem baixar o Quickoffice 6 como uma atualização gratuita através do Quickmanager ®. Quickoffice 6 será inicialmente disponibilizado em Inglês e uma atualização completamente traduzida vem num futuro próximo.

Comparação de Tamanho: E75 x N86

O blog indiano Zomg its Cj publicou uma série de fotos comparando o tamanho do N86 (Aquele com câmera de 8Mpx) com o E75 (Aquele com teclado QWERTY slider).

Nas fotos, o E75 é um aparelho real e o N86 é somente um “dummy” (aqueles aparelhos de mostruário), mas com as mesmas características externas e de acabamento do aparelho real.

Para ver a série completa de fotos, clique aqui.

Ei! Acende essa luz!


Ontem um amigo meu me chamou no Google Talk todo contente para me falar do celular que ele tinha comprado, um Nokia 3120 Classic da TIM.

Realmente esse aparelho é muito legal. Andei brincando com ele numa loja outro dia e gostei bastante do bicho. Tem uma câmera bastante decente com flash de LED, é 3G dual band (850Mhz e 2100Mhz), tem câmera de videochamada e um monte de outras coisas bacanas. Sem falar que é muito leve e fino!

Dei-lhe os parabéns pela compra. Ele estava realmente muito contente com ela.

Pouco tempo depois ele me telefonou e perguntou se tinha alguma maneira de fazer a luz do celular ficar mais tempo ligada. Ele tinha procurado em todos os lugares possíveis e imagináveis e não tinha conseguido encontrar uma opção para aumentar esse tempo.

Não encontrou e nem iria encontrar, infelizmente. Esse celular, assim como vários outros S40 novos, não tem essa opção de aumentar o tempo que a luz fica acesa sob o pretexto de poupar energia. Ele ficou bastante chateado com isso e imagino que outras pessoas também ficaram quando descobriram.

É o típico problema que azeda a idéia que o consumidor tem do aparelho (às vezes até da empresa). É diferente de um problema de hardware, como era o caso do 6120C que esquentava demais e que não tinha mesmo solução. Nesse caso da luz de fundo, bastava colocar uma opção no firmware do celular para resolver o problema.

Esse problema já foi altamente reclamado em comentários aqui do blog, em e-mails que eu recebi e na lista de discussões da Nokia Europa. Acho que uma atualização no firmware resolveria o assunto, não é?