Nokia N97 e a Gripe Suína

Lendo o título você ficou curioso? Pois é, era este o objetivo.
Já que o autor deste blog encontra-se debilitado pela gripe Obina 🙂 aproveito o espaço para falar um pouco das razões por trás do medo deste tipo de epidemia.

Em 1918 surgiu uma variante muito letal do vírus Influenza A, chamada H1N1 (obviamente na época não se tinha idéia disto) que dizimou cerca de 2% da população do planeta, 100 milhões de mortos e cerca de 900 milhões de pessoas infectadas.

A gripe espanhola foi uma infecção originaria de aves que passou para pessoas e o vírus se adaptou de forma a ser transmitido de pessoa para pessoa com grande velocidade.

Aparentemente não surgiu na Espanha, mas como a imprensa espanhola foi a única do continente europeu a falar abertamente do assunto, ficou conhecida com o apodo deste país.

A forma letal de gripe dos anos 1918-1919 tinha um mecanismo de ação muito distinto do habitualmente conhecido para a gripe comum: matava pessoas principalmente jovens e com boa saúde e preservava idosos e crianças, matava diretamente e não através de pneumonia. Aparentemente o mecanismo que levava ao óbito era uma reação imunológica violenta chamada “Tempestade de Citocinas” que consiste num mecanismo desgovernado de recrutamento de leucócitos para o pulmão que acaba por destruir o mesmo.

O medo com a atual epidemia, apesar da baixa taxa de mortalidade que vem apresentando, diz respeito ao fato de ser uma gripe oriunda de aves que foi transmitida ao porco e se adptou ao ser humano.

Como a gripe espanhola foi a doença que mais matou num surto em toda a história, as autoridades tem feito bem de ser cautelosas neste caso.

E o N97? Bom não tem nada a ver, mas precisava incluir algo de Nokia no título senão você não lia até aqui!

(Pensando melhor tem a ver sim: a máscara mais vendida pelos chineses chama-se N97: http://www.alibaba.com/product-gs/231003860/N97_anti_swine_flu_face_mask.html)

Melhoras para o autor do blog.

Comments on this entry are closed.

  • Nokia 5th

    Essa da máscara N97 é genial.
    Abraço.

  • Lucas Soares

    essa gripe preocupa mesmo, mas eu li uma entrevista dum cientista francês que dizia que não é possível comparar com a gripe espanhola. até pq ainda é muito cedo pra se comparar um vírus com o outro. Um matou milhões de pessoas e o outro, felizmente, poucas.

  • Lucas Soares

    Achei a entrevista. o link tá aqui:

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-pandemia-de-1918-e-a-gripe-suina/

    E eu falei que o cara era um cientista. O cara é um bambambam (é assim q se escreve?!): “Historiador da medicina e da saúde pública no Centro de Pesquisa da Medicina, da Ciência, da Saúde e da Sociedade”.

  • Edu

    Descanso e canja de galinha. Te cuida.

  • Tolmaya

    Descanse, relaxe, te cuida.

  • Heraldo

    N97, norma da NIOSH para respiradores, equivalente ao PFF3.