Ganhando espaço no seu celular

De uns tempos para cá, reparei que a memória interna do meu N82 vinha diminuindo consideravelmente mesmo sem instalar nada de novo.

O mesmo estava acontecendo com a memória interna do E71 do Pedro Paulo, que um dia chegou a me dizer que a memória interna do celular dele estava cheia.

Saímos à caça dos vilões de bytes que estavam consumindo a memória interna dos nossos celulares e chegamos às seguintes conclusões:

1) O browser deixa uma grande quantidade de arquivos do cache guardada na pasta c:\cache\. Basta usar um gerenciador de arquivos como o Y-Browser para apagar todo o conteúdo dessa pasta. Esses arquivos agilizam o carregamento das páginas, mas, ao mesmo tempo, consomem espaço precioso na memória do celular. De tempos em tempos vou nessa pasta e faço uma limpeza.

2) Ao receber arquivos via bluetooth, salve-os no cartão de memória e apague a mensagem que fica na caixa de entrada. Essas mensagens da caixa de entrada ficam guardadas na memória principal do telefone.

3) Ainda no quesito mensagens, eu tenho 4 caixas de e-mail cadastradas no meu celular. Cada caixa dessa fica armazenada também na memória principal do celular. Uma boa prática é ler o e-mail e apagar a mensagem do celular (não precisa apagar do servidor), para desocupar o espaço que ela estaria gastando.

4) Imagens e toques. Uma outra ótima maneira de economizar o espaço da memória interna do celular é guardar todos os toques e imagens no cartão de memória, em vez de colocá-los na memória interna.

Seguindo essas idéias, consegui manter um nível bastante aceitável no N82.

12 comentários em “Ganhando espaço no seu celular”