Ganhando espaço no seu celular

De uns tempos para cá, reparei que a memória interna do meu N82 vinha diminuindo consideravelmente mesmo sem instalar nada de novo.

O mesmo estava acontecendo com a memória interna do E71 do Pedro Paulo, que um dia chegou a me dizer que a memória interna do celular dele estava cheia.

Saímos à caça dos vilões de bytes que estavam consumindo a memória interna dos nossos celulares e chegamos às seguintes conclusões:

1) O browser deixa uma grande quantidade de arquivos do cache guardada na pasta c:\cache\. Basta usar um gerenciador de arquivos como o Y-Browser para apagar todo o conteúdo dessa pasta. Esses arquivos agilizam o carregamento das páginas, mas, ao mesmo tempo, consomem espaço precioso na memória do celular. De tempos em tempos vou nessa pasta e faço uma limpeza.

2) Ao receber arquivos via bluetooth, salve-os no cartão de memória e apague a mensagem que fica na caixa de entrada. Essas mensagens da caixa de entrada ficam guardadas na memória principal do telefone.

3) Ainda no quesito mensagens, eu tenho 4 caixas de e-mail cadastradas no meu celular. Cada caixa dessa fica armazenada também na memória principal do celular. Uma boa prática é ler o e-mail e apagar a mensagem do celular (não precisa apagar do servidor), para desocupar o espaço que ela estaria gastando.

4) Imagens e toques. Uma outra ótima maneira de economizar o espaço da memória interna do celular é guardar todos os toques e imagens no cartão de memória, em vez de colocá-los na memória interna.

Seguindo essas idéias, consegui manter um nível bastante aceitável no N82.

12 comentários sobre “Ganhando espaço no seu celular”

  1. Ótimo post José Antônio!
    Não há uma forma de que os arquivos recebidos por bluetooth sejam transferidos para o cartão de memória diretamente?
    E saberias me dizer pra pra que serve a unidade D da memória do telefone? Nela ficam cerca de 16,7MB livres!

  2. Quanto você tem de espaço livre no E71?

    No meu N82, eu apaguei todas as caixas de e-mail e criei novamente. Só isso já liberou 20MB.

  3. nas configurações das mensagens, tem a opção de escolher a memória em uso e sempre deixo o cartão de memória…porém, queando vc quiser conectar o celular em modo de memória em massa ele vai deizer que não é possível pois um aplicativo está em uso que no caso é a mensagem…. aí é só mudar de novo nas configurações que ele conecta normalmente…
    abs

  4. Eu já percebi isso nos Nokias, mensagem e arquivos recebidos via bluetooth eu já sabia que ocupava espaço, e sempre costumo apagar.

  5. Quando vc tira fotos (ou qualquer outra imagem), e apaga elas depois, as miniaturas as vezess continuam no celular ocupando espaço. É outra coisa que fica comendo a memória do celular a toa.

  6. O N73 chegou a ficar tão lotado, que era impossível formatá-lo. Depois de várias tentativas acabei conseguindo.

    🙂

  7. Bem lembrado. As miniaturas ocupam bastante espaço mesmo.

  8. Alguém sabe dizer em que lugar da memória fica guardado os anexos de mensagens bluetooth, já revirei e não acho. Eu uso um N73ME. Vlw, muito bom o post.

  9. Boas essas.
    Tem mais uma:
    Toda vez que o N82 ou N95 8gb liga ele cria um arquivinho para deixar a Galeria com a última imagem. Cada arquivo tem apenas 6kb, mas vai somando cada inicialização depois de meses. Elas ficam em C:\space\cache\. Mas cuidado, para apagar tem um processo especial: ligue o aparelho e acesse o Y-browser/Xplore e apague a pasta cache, dará uma mensagem de erro que está em uso, mas todos os arquivos foram apagados, só ficou o último. Não apague depois de abrir a Galeria, pois apagará a pasta inteira e pra recriar é chato, tem que transferir foto do PC pro celular.
    Abraço.

  10. Valeu o post José Antônio. Fiz um limpa aqui no N95 8GB e no E71 que ficaram super rápidos. Abraço.

  11. Valeu José Antonio informando que no 5800 é dentro de c/temp/cache… liberei 5 mb na memoria do meu celular….
    Grande abraço

Os comentários estão fechados.