Após meses de burburinhos e especulações, a especificação final do N97 está disponível no Forum Nokia. Como se poderia esperar, existem muitas semelhanças com o XM 5800. Entre elas:
- Tela com mesma resolução (640×360), mas reportada com 3.5″ ao invés da tela de 3.2″ do 5800. E continua resistiva, nada de tela capacitiva. Fiquei curioso para avaliar o “tactile feedback” do N97.
- Também baseado numa CPU ARM 11, mas um pouco mais rápida (clock de 434 MHz conta os 369 MHz do 5800).
- Câmera de 5MP (ao invés dos 8MP reportados anteriormente).
- Bem mais pesado (150g) em relação ao 5800 (109g).
- O volume é praticamente o mesmo (88cc contra 83cc do 5800), sendo o N97 levemente mais largo.
- Led duplo na câmera, como no 5800.
O que realmente chama a atenção:
- Carga via USB (finalmente, Nokia !)
- RAM de 128MB, flash interna de 258MB e mais 32GB de armazenamento. Pouco ? Tem ainda um slot para cartão, com suporte até 16GB.
- Bateria de 1500mAh (os hard-users agradecem), com números finais que superam o 5800. Por exemplo, o site cita 40 horas de música ou mais de nove horas de conversação (GSM).
- Um “compasso digital” ou “magnetômetro”. Explicações sobre o novo sensor neste link. Não poderia ser chamado de bússola ? Pode parecer inútil num primeiro momento mas com certeza teremos aplicações surgindo ou sendo melhoradas por causa dele, como o Nokia Maps, que poderá girar o mapa, alinhando-o com o norte magnético.
- Transmissor de FM. Só espero que a Anatel não o bloqueie, como fez no Nokia N78.
- O 3G será tri-band, não dual-band como no 5800.
Eu escrevi recentemente que o N97 será um XMEN Killer e acredito que a disputa com o novo iPhone será grande. Hoje, após algum tempo com o 5800, comecei a acreditar mais na personalidade da interface da Nokia para telas sensíveis ao toque e já estou otimista. Sem dúvida, o hardware é muito interessante, mesmo que ligeiramente mais modesto do que reportado nas especulações. E não é possível fazer afirmações de que o processador decepciona usando apenas o clock como parâmetro de velocidade, existe mais coisas em jogo (memórias, caches, pipelines, tempos de acesso a flash, etc). Basta ver o quanto o XM 5800 é mais rápido do que o E71, com o mesmo clock.
Confira um comparativo entre o XM 5800 e o N97 no GSM Arena.
Posts Relacionados:




{ 6 comments }
Boa noite!
Gostou ou não gostou:Achei interessante as especificações do N97. Mas não deveria ter uma bateria com capacidade maior?
Para um killer tem uma bateria com a mesma capacidade do E71 e E63 que não são nada killer’s!
Acho que os hard user’s vão chiar!
Um abraço!
@Aknaton Maior que essa só se você quisesse ligar um notebook.
Gostou ou não gostou:Quem consegue ouvir 40 horas de música?
Aknaton, eu considero a bateria bem razoável para os parâmetros atuais. Um fator limitante é o peso, note que o N97 já pesa muito. É notável o peso da bateria quando se pega no E71 com e sem bateria, por exemplo.
Enfim, não se pode ter tudo… (ainda) !
Gostou ou não gostou:Cara, eu acho que o 5800 tem muito caminho pela frente, achei o N97 muuuuuuito aquém do esperado.
Gostou ou não gostou:essa comparação ira ficar vantajosa para o 5800 assim que o preço do N97 for divulgado, vai ser a mesma historia do N95 8GB x N96
Gostou ou não gostou:Muito bom saber as especificações do N97
Uma observação compass também significa bússola em inglês (magnetic compass para os puritanos).
Parabns pelo blog!
Gostou ou não gostou:Comments on this entry are closed.