Tranque seu notebook quando estiver longe

Essa é uma dica para quem tem Ubuntu no computador e se esquece de travar/trancar o notebook quando vai almoçar ou vai ao banheiro, e, na volta, encontra um fundo de tela constrangedor ou um tema cor-de-rosa instalado na sua máquina por algum engraçadinho.

O Blueproximity é um programinha muito simples mas muito útil. Ele trava a sessão do Ubuntu e chama o screensaver quando seu celular está longe do computador. O programa faz isso depois que você configura um celular com bluetooth e diz a distância que ele pode ficar do computador antes de trancá-lo. Obviamente o computador precisa ter um adaptador bluetooth instalado também, para poder reconhecer o celular quando ele estiver por perto.

Ao chegar próximo novamente, o programa destrava automaticamente o notebook, sem necessidade de se colocar senha.

Para instalar o programa, use o comando abaixo ou procure o blueproximity no Synaptic.

~$ sudo apt-get install blueproximity

O programa é completamente baseado no Gnome, não sei se funciona em Kubuntu ou qualquer outra distribuição com KDE.

A página do projeto é a seguinte:
http://blueproximity.sf.net/

Essa dica teoricamente funciona com qualquer aparelho que tenha bluetooth. Eu estou testando com meu 2760 pé de boi e ele funciona muito bem.

Caso você esteja sem o celular no momento, pode pausar o programa com o ícone que ele deixa na área de notificação do Gnomepanel.

Seguem abaixo outras configurações do programa:


Comments on this entry are closed.

  • Luiz

    Eu já tinha passado essa dica para o rodrigo toledo em janeiro, mas nunca foi publicada, tambem tem um programa assim para windows, vou procurar e te mando o link 🙂

  • quinhentosg

    Ae Luiz, o programa pra Windows que conheço é o Bluetooth Proximity Lock 9http://btprox.sourceforge.net/), mas pelo menos quando eu tinha visto ele só bloqueia quando o celular some, não é igual ao do linux que você regula a distancia.

  • José Antonio Oliveira

    Ótima dica! Muito obrigado!

  • netmask

    Já usei o programa por alguns dias, mas o sinal do BT varia muito, e às vezes a tela trava mesmo quando eu estou utilizando o sistema. Leva muito tempo pra ajustar a sensibilidade e o tempo. Tem que ter paciência. Ainda assim, não fica bom. É divertido e interessante, mas pouco funcional.