Talky. O VoIP que não é mais do mesmo.

No início do mês comecei a testar um provedor de VoIP chamado Talky, indicado pelo meu amigo Rodrigo Toledo.

No início, fiquei meio cético porque a quantidade de VoIPs que eu já testei foi enorme, e dessa quantidade de provedores, os únicos que prestam, na minha humilde opinião, são dois: Gizmo e Vono.

Todos os outros que eu já havia testado tinham pelo menos um dos três defeitos dos provedores VoIP, a saber:
1) Preço alto (ou só tinha bons preços para alguns locais)
2) Qualidade de voz ruim (atraso, eco, compactação ruim etc.)
3) Suporte precário

Para a minha surpresa, o Talky passou ileso nos 3 quesitos acima. O preço das chamadas é bem legal, a qualidade da chamada é ótima e o suporte me atendeu muito bem quando eu precisei.

A idéia desse provedor é ter um foco maior nos usuários de telefones celulares com WiFi, principalmente os da Nokia.

Eles têm um instalador decente que evita aquelas configurações todas que são necessárias para colocar o “Telefone Internet” para funcionar nos aparelhos S60. O único porém que é se você já tem um outro provedor configurado (no meu caso era o Gizmo), você, depois de instalar, precisa selecionar o provedor Talky como o padrão, senão não funciona. (O pessoal do suporte disse que estão lançando outra versão do programa que resolverá esse e outros probleminhas de conexão).

Além de funcionar perfeitamente via WiFi, todos os testes que eu fiz em cima do 3G da TIM com o N82, funcionaram de forma primorosa, igualzinho ao WiFi. Isso deve depender da rede da operadora, mas nos lugares que eu testei a TIM se portou muito bem e o Talky falou que foi uma beleza. Só tomem cuidado com o seu plano de dados ao usar o VoIP via 3G. Ah, e a configuração do Talky via 3G tem que ser manual.

Resumo da ópera, esse VoIP não é mais do mesmo, como eu imaginava. Fiz testes locais fixos e celulares, interurbanos fixos e celulares, 0800 e internacionais e, em nenhum deles tive atraso, eco ou a chamada picotou. Além disso, eles estão com duas promoções de chamadas grátis para telefones fixos no mundo todo por 3 dias e chamadas grátis para telefones fixos da Telefonica por um mês.

Ah, já ia me esquecendo, o site deles é o http://www.talky.com.br/ e, antes que algum gracioso me pergunte, não estou levando nada para publicar isso. Agora, seria ótimo se eles pudessem dar uns pacotes de créditos aqui para eu sortear para vocês. 😉

Comments on this entry are closed.

  • igorlt

    Vou baixar no meu E71 e fazer uns testes.

    Infelizmente desisti do Skype pra Symbian, uma vez que ele não permite fazer ligações via Wi-FI ou 3G.

  • tH™

    Continua sendo tão sensacional pra quem mora fora de São Paulo ?

  • RHesus

    “Só tomem cuidado com o seu plano de dados ao usar o VoIP via 3G.”

    Não entendi o que vc quis dizer com isso, terei algum custo a mais caso a TIM (provedor do meu trafego de dados) saiba que estou utilizando o VoIP? Ou você quis alertar caso a pessoal tenha um plano de dados 3G porem limitado a 40 megas mensais, por exemplo, e utilizando o voip você facilmente passa do seu plano?
    Pelo que entendi foi a segunda opção, mas como tenho um chip de dados da TIM ilimitado, fiquei na duvida de caso seja a primeira opção.

  • José Antonio Oliveira

    Igor, para skype eu uso o Fring. Funciona com qualquer conexão a chamada de voz.

    tH™, eu estou no Rio de Janeiro. Liguei para SP, Rio, Bogotá e um 0800 da Oi. Tudo funcionou perfeitamente.

    RHesus, eu quis alertar o pessoal que não tem plano ilimitado. 🙂

  • André

    Cara, eu também sou do Rio de Janeiro, e estou pensando em assinar um plano 3G para celular da TIM, mas não conheço ninguém que use o serviço para me recomendar. Pelo texto parece ser o que você tem; o que você acha do serviço? É estável? O sinal é bom, a velocidade é muito distante da prometida? Obrigado desde já.

  • José Antonio Oliveira

    André, das operadoras, a TIM é a melhorzinha. O sinal na zona norte, zona sul e Barra são excelentes e a velocidade é também muito boa.

    Tem problemas, como qualquer operadora, mas até hoje foi a que me deu menos dor de cabeça. (Já me deu algumas sim)

  • Tony Prates

    testei o talky no 3G da oi comprei também um número fixo DDD.11 pra efetuar chamadas e ótimo tem boa qualidade de voz sem cortes tarifas ótimas porém tive problemas p/receber chamadas. O número fixo talky só recebe chamadas de fone fixo telefônica tim oi vivo não recebe

  • VAGO

    Estou usando o TALKY há alguns meses. É realmente MUITO BOM! O único problema que encontro não é com o TALKY, mas sim com a conexão 3G da operadora que frequentemente é SOFRÍVEL. Falo TALKY pra todo lugar: VITÓRIA, SÃO PAULO, INGLATERRA, LISBOA, IDAHO (EUA), SALTA LAKE CITY (EUA)… SHOW de bola e a preço mínimo. Cancelei meu VELOX, que eu tinha principalmente por causa do SKYPE, e agora só tenho o VIVO.ZAP.
    Viva o TALKY!

  • Isac

    As ligações usando o Talky na rede 3G da claro em brasília são péssimas. Será que existe alguma configuração a ser melhorada ou será que devo mudar de operadora? Há algum plano 3G que seja mais adequado a VOIP? O meu é um Claro “Ilimitado” que custa R$50, por mês. Liguei pra Talky e a atendente limitou-se a dizer que o Talky “funciona bem com todas as operadoras”…

  • José Antonio Oliveira

    Não tive nenhum problema com o 3G da Tim aqui no Rio de Janeiro. Pode ser que não fique bom no 3G da claro aí em Brasília ou a Claro esteja dando prioridade baixa para pacotes de VoIP.

    Outra coisa a se verificar é se no momento do teste não estava em EDGE.

  • Isac

    Estava em 3G mesmo. Meu plano é de 250kbps, talvez não seja o suficiente…

  • Isac

    Meu plano Claro “ilimitado” 3G 250 kbps tá funcionando bem com o Vono, então acredito que deva ser um problema do Talky mesmo. Vou parar de usar o Talky e tentar tb o Azzu.

  • J. Stern

    Gente, vcs ainda não conhecem a Sipcode? Com o Sipcode dá pra ligar para Talky, Vono, Azzu, SKYPE, todos os clones Betamax, é impressionante!” http://www.sipcode.com.br

  • Amigos… Considero que no Brasil há excelentes alternativas sendo utilizadas para interconexão, porém atentem-se para o Projeto SipCode, que significa o fundamento do peering – todos conectados e falando entre sí, e gratuitamente. No Brasil há excelentes operadoras atuantes (skype/talky/vono…) entre outras… que assim como a SipCode, poderiam também fazer parte da Rede Mundial que esta sendo implementada. No Brasil o “start” foi da SipCode, falando e recebendo ligações entre todas, e gratuitamente… quem sabe vamos além do modismo e “mesmisse” que nos foi estabelecido, e consigamos partir para uma nova era da comunicação mundial?… abraço a todos, e parabéns pelo site, informativo e de excelente conteúdo!

  • Valeria Albuquerque

    O TALKY realmente funciona.E mais ti dá 30 minutos gratis pra ligações para o brasil inteiro.Ele éotimo.

  • silva

    caso tenha um plano 3g limitado como seria o funcionamento do talky, seria limitado tambem? e pode falar gratuitamente de talky para talky mesmo sendo uma ligacao internacional?
    de grande utilidade esse site, parabens!

  • Joaquim Henrique Paes

    Adorei este serviço! Vi no Baixaki e agora estou indicando que todos os meus amigos troquem o Skype. Gostei bastante da promoção de recarga que eles me deram. Parabéns!

  • Guilherme Funicelli

    Estou adorando o serviço Talky. Muito bom mesmo!