Você sabe o que é WRT?

Ano passado, durante o Forum Nokia Tech Days de São Paulo tive oportunidade de aprender a mexer e programar na plataforma Web Run-Time (WRT) que os aparelhos S60 novos trazem consigo.

Essa plataforma, nada mais é do que uma maneira de poder rodar widgets (aplicativos feitos em HTML, Ajax, CSS e Javascript) diretamente do celular, fora do browser, como se fossem aplicativos nativos. É exatamente a mesma coisa que aqueles programinhas que rodam no dashboard do MacOSX ou os widgets do iGoogle etc.

A grande vantagem dessa plataforma é que os desenvolvedores Web não terão muita dificuldade em aprender e desenvolver novos produtos e aplicações.

No site do Forum Nokia é possível começar a desenvolver facilmente seus próprios widgets.

Outra vantagem no desenvolvimento nessa plataforma é que os widgets não requerem assinatura, ao contrário dos programas nativos. Isso facilita os testes e a distribuição dos widgets.

O único problema da plataforma é a pequena gama de aparelhos que suportam WRT ainda. A lista atual (retirada do site S60.com) segue abaixo. Alguns aparelhos só têm essa possibilidade depois de uma certa versão do firmware, como está especificado entre parêntesis.

Aparelhos compatíveis com WRT

Instalando e usando os Widgets

Diferentemente dos aplicativos nativos Symbian, que têm extensão .sis ou .sisx, a instalação dos widgets tem a extensão .wgz.

A instalação pode ser feita da mesma forma que com os arquivos .sis ou .sisx. Pelo Nokia PC Suite ou diretamente no aparelho, ao abrir o arquivo .wgz.

Depois de instalado, o ícone do widget estará disponível na pasta de instalações ou aplicativos, de acordo com o aparelho.

Você poderá encontrar vários widgets para seu celular no site Mosh da Nokia. Além desses, o Dr. Jukka (aquele do Y-Browser), fez uma lista de 50 widgets recomendados por ele. A lista encontra-se nesse endereço: http://www.drjukka.com/50Widgets.html

Comments on this entry are closed.