Eu atualizei meu N82! E deu certo!

Apesar de todos os avisos de outros blogs nacionais e internacionais, resolvi atualizar meu N82 para ver se o que diziam era certo ou não.

Eu sei que isso pode parecer maluquice, mas ainda não tinha lido nenhum testemunho real de um usuário de N82, somente aquele famoso disse-me-disse que rola em blogs, que, apesar de bem intencionados, acabam às vezes atrapalhando.


Dito e feito, fiz a atualização e tudo correu bem.

Ao contrário do que todo mundo dizia, meu N82 não travou depois da atualização e o Nokia Maps não trava o celular. Testei o Nokia Maps várias vezes depois de atualizar e em nenhuma delas o celular travou.

Ainda não reparei nenhuma melhoria, mas o celular está sendo, neste momento, testado arduamente pelo meu irmão mais novo, que está rodando todos os programas e jogos que ele conhece.

Outro detalhe, não perdi um bit dos meus dados e não precisei reinstalar nenhum programa. Tudo estava como eu havia deixado. É lógico que eu fiz um backup para o PC antes de começar o update.

Também não tenho como dizer se essa atualização acaba com a possibilidade de hacking do aparelho, porque, como vocês bem sabem, eu não faço isso no meu celular nem aconselho a ninguém fazer no seu.

Por último volto a recomendar encarecidamente a todos que fazem atualizações de qualquer celular que FAÇAM UM SIGA-ME antes de começar o processo, para não receber nenhuma chamada durante a atualização e não ferrar o aparelho. Caso não saiba como fazer um siga-me, eu tenho um post sobre isso, basta clicar aqui e ler.


Em tempo: Quando se modifica o Product Code de um celular S60 FP1 ou FP2 para conseguir fazer atualização ou tirar as marcas da operadora, não é possível manter os dados como eu fiz agora.

Por isso acontece o travamento do celular depois da atualização, sendo necessário formatar o aparelho, como disseram.

Isso explicaria um dos “bugs” relatados em outros sites, mas não concordo que isto seja bug. Na verdade o celular não foi feito para ter o Product Code alterado, não é mesmo?

Comments on this entry are closed.

  • Gleison Santos

    leia um blog de tecnologia e receba do google um link para comprar um aparelho auditivo… rs

    outra opção é comprar um celular antigo que não é atualizado pela Nokia, você não vai ter problema de perda de dados 😉

  • Fernando F.

    Comprei meu N82 também, lá na nokia store! E reparei um bug no soft que veio com o celular, o fone não funciona (nenhum). Fica mudo… :@

    Vou aqui me arriscar com um update, e se falhar, lá vou eu amanha trocar o celular…

    E já tem hack sim para os firmwares novos. Se alguem não atualizou o celular pq não quer perder o hack, já está disponivel o hack V3 para os firmwares mais recentes…

  • Anonymous

    Em relação ao ‘siga-me’, não seria mais facil deixa-lo OFF-LINE? T+

  • Fernando

    Se nao me engano não dá pra atualizar estando offline… senão seria fácil!

  • Blog do Fred

    Ola, Comprei um N96 fora do pais e agora gostaria de colocar um product code que tenha o idioma portugues. Sinto muita falta do t9 ao digitar uma vez que ele so tem atualmente o idioma ingles.
    Alguem tem alguma dica sobe um product code? ou mesmo oq fazer para colocar o idioma portugues em um N96?
    Obrigado desde ja.
    Abs, Fred

  • Márcia Brandão

    Creio que seu post não se aplica a Hard User. Pois é um fato comum, usuários de S60 efetuarem a troca de PC e o HACK. Existem opiniões adversas e sua pessoa aparenta remar contra a maré. Se você não aconselha os processos descritos, 10 outros blogs recomendam e lendo os comentários destes 10 outros blogs 99% dos user só agradecem. Trabalhei na Nokia de Curitiba/PR, respeito sua opinião, no entanto seu blog foge da realidade tentando se mostrar politicamente correto.

  • Fernando

    Atualizei o cel, ficou com o firmware 30.algumacoisa, não deu pau nenhum, manteve minhas configs, o nokia maps aparentemente funciona…

    E o fone agora sim funciona como deveria funcionar! 😀

  • Eduardo Akira

    Uma observação: fiz a atualização do meu E71 trocando o product code da Vivo pelo genérico e não tive problemas ao recuperar o backup do cartão. Claro que alguns programas “sumiram” mas foi só instalar e todos os dados estavam intactos.
    Quanto ao hack, compartilho a sua opinião quanto a não recomendá-lo. Eu mesmo não quis “quebrar” as proteções e bloqueios por não ver ainda nenhuma necessidade no que tange aos programas que rodo nos meus aparelhos (N82 e E71, além de outros S60 mais antigos).
    No fundo… o hack serve muito mais para rodar programas piratas, algo que tenho evitado ao máximo para não correr riscos.
    E não sei se me considero um power user, pelo menos já desmontei o meu N82 inteiro, troquei o display do mesmo que havia quebrado, montei e remontei um E61 que não funcionava o alto falante 9e consertei)…

  • José Antonio Oliveira

    Eduardo, muito obrigado pelo seu comentário. Veio bem a calhar. Ainda mais vindo de uma pessoa como você. Agradeço mesmo.

    Realmente foi tão infeliz o comentário da “Márcia Brandão” que valeu um post hoje. Bem que ELE podia ter usado o nome real em vez de se esconder atrás de um nome de mulher.

  • Paulo Braga Prado

    Tô tentando desde sexta atualizar meu N82 e não consigo. Não tem a ultima firm… só a 30 – que já estou usando.
    Engraçado que o meu PC é EURO1…
    Será que tiraram a atualização?…
    Bem, sobre o lance de hackear… tb não faço. Num sei bem se num é por preguiça!kkkk
    Mas com certeza esse lance enjoado de assinatura vai acabar me tirando da plataforma symbian qualquer hora dessa…
    Fiquei curioso. Quem seira essa pessoa querendo detonar um dos melhores blogs sobre Nokia?…

  • José Antonio Oliveira

    Paulo, tenta com o meu product code: 0555017.

    Boa sorte!

  • kojakRJ

    Me dei mal aqui na atualização do meu N82…ele é desbloqueado, teinha atualização disponível, mas não sai do “Atualizando Software”…
    e agora o que faço??
    Um grande abraço José Antonio!!!

  • kojakRJ

    Consegui aqui !!!!
    Felizmente deu certo!!!

  • José Antonio Oliveira

    KojakRJ, nem deu tempo de responder, hehehe.

  • Yara

    Alguém saberia me dizer por que raios o NSU não acha o meu E71?
    (instalado no Vista home premium)

    Já fiz de tudo: instalei, desinstalei, tirei bateria, coloquei bateria e nada.
    Só funcionou na primeira atualização (vista ultimate 32 virtual no MAC), mesmo assim tenho dúvida, pois tive a impressao de que nao foi ate o final, pois ja havia feito no N95 e nao foi a mesma coisa.

    Tô pasma.

  • José Antonio Oliveira

    No meu Vista, o NSU acha o E71, mas não encontra atualização para ele, mesmo com o product code genérico.

  • Elcio

    Olá, obrigado por existir um site como este!
    Tenho um N82 e ele estava acusando falta e memória no aparelho, tentei desinstalar alguns programas, mas, não consigo pois sem espaço de memória ele não faz nenhuma operação. Tive a brilhante idéia e atualizar o firmware para a versão 30.0.019, ótimo meu celular que era em português ficou em inglês e não tem opção a não ser chinês ou malaio!!!…rs. O pau na memória continua. Tentei o Hard format, a operação executa normalmente, mas não faz nada nem os dados apaga. No Chip 2GB tem espaço, mas o aparelho acusa 132Mb => memory full tooa hora. Alguém tem uma dica de como voltar para Português e resolver estes problemas. Onde consigo este Firmware novo em português v.31.
    Agradeço
    Elcio

  • Elcio, não tenho mais o N82 desse post. Vendi há poucos meses. A versão mais atual parece que é a 35.0.2 (RM-313).

    Para mim, ele parece estar com defeito. Mas, de qualquer forma, deixo uns links para você tentar recuperá-lo e o product code de um aparelho brasileiro.

    Se seu aparelho é RM-313 (veja atrás da bateria), três product codes brasileiros são:
    0554996, 0555017, 0561145

    Se seu aparelho é RM-314, ele não tem um product code brasileiro. Provavelmente esse não é o seu caso.

    Supondo que seu aparelho seja RM-313, para mudar o product code dele e instalar o firmware novo, use um dos product codes acima, e siga os passos do post abaixo.
    http://www.zeletron.com.br/2008/09/mude-o-idioma-atualize-seu-celular-e.html

    Para formatar mesmo o celular, sugiro que faça isso logo, desligue o aparelho (não adianta fazer isso com ele ligado no carregador), ligue o aparelho novamente segurando até o aparelho mostrar informações novamente, a tecla verde, o número 3 e a tecla *.

    Boa sorte!