Tutorial de desenvolvimento em Python para S60 – Parte I

Depois de desenvolver alguns programas para uso próprio em Java ME, primeiro para S40 e depois para S60; resolvi aprender a desenvolver em Python para S60. Talvez por um pouco de pressão do Pedro Paulo do Bugs & Soluções, talvez pela excelente palestra que o Daniel Rocha fez no Forum Nokia Tech Days de 2008 eu me motivei a aprender mais essa linguagem.

O objetivo dessa primeira parte do tutorial é ensinar a instalar e testar os seus primeiros scripts feitos em Python. Não devo falar sobre a linguagem em si (variáveis, blocos de programa, funções etc.). Se você já tem alguma experiência em qualquer outra linguagem (Java, C++, Pascal, VB etc.), vai achar muito simples programar nessa linguagem. Vou deixar essas explicações para a próxima parte desse tutorial.

Chega de blá blá blá… Vamos ao que interessa!

Passo Zero: Arrume um computador com Windows.

Parece idiota esse passo, mas eu uso, como muita gente, o Ubuntu como sistema operacional principal no meu computador mas o SDK da Nokia só funciona em Windows. Ainda bem que eu mantive a partição com Windows que veio no notebook.

Passo 1: Baixe o SDK da plataforma S60

Para poder testar os programas no emulador e instalar o SDK de desenvolvimento do Python, é preciso ter instalado o SDK da plataforma S60 no seu computador.

Para isso, entre no site do Forum Nokia e baixe o último SDK da plataforma S60.

O link direto para a página de download é o:
http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/ec866fab-4b76-49f6-b5a5-af0631419e9c/S60_All_in_One_SDKs.html

Você vai ter que baixar mais ou menos uns 450Megabytes. Tenha paciência. Vá lavar a louça do almoço e deixe baixando o arquivo. Você vai ganhar pontos com sua esposa ou sua mãe.

Passo 2: Instalando o SDK

Depois de lavar a louça toda, secar e guardar, você vai voltar ao computador e encontrar o SDK da plataforma S60 prontinho (dependendo da quantidade de louça e da velocidade da internet isso pode não acontecer). Decompacte o arquivo e execute-o, seguindo os passos para a instalação.

Dica importante: Não instale numa pasta com espaços no nome. Vá por mim, não é uma boa idéia. Use a pasta padrão ou instale numa pasta sem espaços no nome. (ex.: d:\s60 ou c:\symbian ou c:\SymbianS60 etc.)

Passo 3: Baixar o SDK do Python.

Eu perdi bastante tempo tentando instalar o SDK do Python no emulador e só depois de muita surra descobri que o SDK na versão 1.4.5 (a mais recente atualmente) tem algum problema com a última versão do emulador.

O pulo do gato é instalar uma versão anterior que funcione. A versão que eu instalei e que funcionou foi a 1.4.3. Você tem que baixar o SDK, não o arquivo SIS de instalação do Python. O nome do arquivo deve ter a seguinte forma: PythonForS60_1_4_3_SDK_3rdEd.zip

O link direto de download dessa versão é o que está logo abaixo:

http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=154155&use_mirror=ufpr&filename=PythonForS60_1_4_3_SDK_3rdEd.zip&15832013

Caso você queira instalar outra versão, visite a página do Python para S60 no endereço abaixo:

http://opensource.nokia.com/projects/pythonfors60/

Passo 4: Instalar o SDK do Python

Não é complicado isso, mas também não é automático.

Descompacte o conteúdo do Zip que você baixou. Dentro dele haverá outro zip e um arquivo do tipo cmd (script do prompt de comando do Windows).

Descompacte o sdk_files.zip nessa pasta e copie a pasta Epoc32 (que irá aparecer) e o arqivo uninstall_PythonForS60_SDK_3rdEd.cmd para a pasta do SDK. No meu caso a pasta do SDK é a seguinte: C:\S60\devices\S60_3rd_FP1

Na hora de colar a pasta e o arquivo, o Windows vai perguntar se você quer mesclar as duas pastas, uma vez que já existirá uma pasta chamada Epoc32 nesse diretório (Se não existir, você está na pasta errada). Mescle as pastas e siga em frente.


Pronto! Agora você poderá testar seus programas feitos em Python no emulador. Depois de testá-los você poderá transferir para o celular e usá-los.

Para começar a desenvolver, veja os arquivos de exemplo na pasta C:\S60\devices\S60_3rd_FP1\Epoc32\winscw\c\python

Na hora de editar os arquivos .py, eu uso o freeware Notepad++ que já traz consigo o syntax highlight do Python (e de dezenas de linguagens). Ele pode ser encontrado no site http://notepad-plus.sf.net. É um ótimo editor que eu já uso desde as primeiras versões.

E lembre-se, o Python separa os blocos pela identação (o que parece bizarro, mas força o código a ficar legível). Use tab ou 4 espaços para identar o código. Não misture a identação. Escolha uma e use até o fim, para evitar problemas.

No próximo post desse tutorial vou dar uns exemplos de programas em Python. Enquanto isso, fiquem brincando com os exemplos que já vieram no SDK.

Aguardem!

Comments on this entry are closed.

  • Pedro

    finalmente saiu do armário!

  • Aroldo Paniago Junior

    O ruim desse sdk da nokia é o emulador, ele é muito feio e ruim de utilizar, tem que ter resolução de tela acima de 1152×864 para poder ver toda a tela do emulador, e o layout dele poderia ser mais bem aproveitado, por exemplo podendo escolher um modelo de celular da nokia para aparecer.
    Bem, mas parabens pelo artigo, o python é uma ótima linguagem, aguardando o proximo artigo.

  • José Antonio Oliveira

    Aroldo, é verdade, ele é feio e a tela é mal aproveitada, mas o que interessa é funcionar por dentro como um celular Symbian normal. 🙂

  • runescape power leveling

    I like your blog

  • Salatiel

    Tentei fazer o download do SDK e a NOKIA exige um cadastramento. Me cadastrei há pelo menos 2 semanas e ainda não recebi o e-mail de confirmação do cadastro. Haveria outra forma de conseguir o SDK ?

  • José Antonio Oliveira

    Salatiel, Só conheço essa maneira de obter o SDK.

  • Qual o endereço da parte 2 do tutorial? vlw

  • José Antonio Oliveira

    Hermes,

    Ainda não escrevi a parte II, desculpe (vergonha…).

    Abs!

  • Olá José,

    Mas pretende escrever ainda?

    Abs!

  • Fabio

    please please
    2º parte ;(

  • José Antonio Oliveira

    Hermes, pretendo sim. Não sei ainda quando vou conseguir, mas pretendo sim.

    Fábio, calma, vai sair a segunda parte. 🙂