Entra um, saem 3

Na semana passada resolvi aproveitar uma promoção do Ponto Frio e comprei um N82 e agora estou vendendo meus 3 outros celulares (E65 Inglês, E51 brasileiro e 6555 brasileiro).

O N82 chegou na sexta-feira (26/12), e já está totalmente configurado e com todos os dados na memória. Ô celularzinho bom esse!

Como ainda não desbloqueei o E51, devo fazer isso nessa semana, ainda não o anunciei no Mercado Livre.

O 6555 já foi anunciado, vendido e o sujeito desistiu da compra. Vai voltar a ser anunciado nessa semana também.

O E65 ainda está em uso e só devo vendê-lo quando chegarem os aparelhos do plano empresa para da nova operadora (não conto o nome dela porque não gosto muito dessa operadora, mas espero que ela seja melhor do que a Oi, a atual do plano empresa).

Para completar, ainda estou com o 3600 slide aqui em casa, que a Nokia me mandou para testes, isso sem falar do E61 da minha esposa.

Só não tem mais aparelho do que SIM Card porque eu tenho dois chips velhos (desativados) da TIM aqui, que servem só para ligar o celular.

Quanto ao N82, devo fazer um outro review do celular, agora como proprietário. Já posso adiantar que o aparelho é o melhor celular que eu já usei até hoje (muito melhor que o N95).

Por último, fica aqui a promessa da segunda parte do review do 3600 slide, um celularzinho porreta que só não deixa o 6555 no chinelo porque não tem 3G. Ele voltará para a Nokia, para ser emprestado a outro blogueiro, na primeira semana de 2009. Vai deixar saudades.

Tutorial de desenvolvimento em Python para S60 – Parte I

Depois de desenvolver alguns programas para uso próprio em Java ME, primeiro para S40 e depois para S60; resolvi aprender a desenvolver em Python para S60. Talvez por um pouco de pressão do Pedro Paulo do Bugs & Soluções, talvez pela excelente palestra que o Daniel Rocha fez no Forum Nokia Tech Days de 2008 eu me motivei a aprender mais essa linguagem.

O objetivo dessa primeira parte do tutorial é ensinar a instalar e testar os seus primeiros scripts feitos em Python. Não devo falar sobre a linguagem em si (variáveis, blocos de programa, funções etc.). Se você já tem alguma experiência em qualquer outra linguagem (Java, C++, Pascal, VB etc.), vai achar muito simples programar nessa linguagem. Vou deixar essas explicações para a próxima parte desse tutorial.

Chega de blá blá blá… Vamos ao que interessa!

Passo Zero: Arrume um computador com Windows.

Parece idiota esse passo, mas eu uso, como muita gente, o Ubuntu como sistema operacional principal no meu computador mas o SDK da Nokia só funciona em Windows. Ainda bem que eu mantive a partição com Windows que veio no notebook.

Passo 1: Baixe o SDK da plataforma S60

Para poder testar os programas no emulador e instalar o SDK de desenvolvimento do Python, é preciso ter instalado o SDK da plataforma S60 no seu computador.

Para isso, entre no site do Forum Nokia e baixe o último SDK da plataforma S60.

O link direto para a página de download é o:
http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/ec866fab-4b76-49f6-b5a5-af0631419e9c/S60_All_in_One_SDKs.html

Você vai ter que baixar mais ou menos uns 450Megabytes. Tenha paciência. Vá lavar a louça do almoço e deixe baixando o arquivo. Você vai ganhar pontos com sua esposa ou sua mãe.

Passo 2: Instalando o SDK

Depois de lavar a louça toda, secar e guardar, você vai voltar ao computador e encontrar o SDK da plataforma S60 prontinho (dependendo da quantidade de louça e da velocidade da internet isso pode não acontecer). Decompacte o arquivo e execute-o, seguindo os passos para a instalação.

Dica importante: Não instale numa pasta com espaços no nome. Vá por mim, não é uma boa idéia. Use a pasta padrão ou instale numa pasta sem espaços no nome. (ex.: d:\s60 ou c:\symbian ou c:\SymbianS60 etc.)

Passo 3: Baixar o SDK do Python.

Eu perdi bastante tempo tentando instalar o SDK do Python no emulador e só depois de muita surra descobri que o SDK na versão 1.4.5 (a mais recente atualmente) tem algum problema com a última versão do emulador.

O pulo do gato é instalar uma versão anterior que funcione. A versão que eu instalei e que funcionou foi a 1.4.3. Você tem que baixar o SDK, não o arquivo SIS de instalação do Python. O nome do arquivo deve ter a seguinte forma: PythonForS60_1_4_3_SDK_3rdEd.zip

O link direto de download dessa versão é o que está logo abaixo:

http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=154155&use_mirror=ufpr&filename=PythonForS60_1_4_3_SDK_3rdEd.zip&15832013

Caso você queira instalar outra versão, visite a página do Python para S60 no endereço abaixo:

http://opensource.nokia.com/projects/pythonfors60/

Passo 4: Instalar o SDK do Python

Não é complicado isso, mas também não é automático.

Descompacte o conteúdo do Zip que você baixou. Dentro dele haverá outro zip e um arquivo do tipo cmd (script do prompt de comando do Windows).

Descompacte o sdk_files.zip nessa pasta e copie a pasta Epoc32 (que irá aparecer) e o arqivo uninstall_PythonForS60_SDK_3rdEd.cmd para a pasta do SDK. No meu caso a pasta do SDK é a seguinte: C:\S60\devices\S60_3rd_FP1

Na hora de colar a pasta e o arquivo, o Windows vai perguntar se você quer mesclar as duas pastas, uma vez que já existirá uma pasta chamada Epoc32 nesse diretório (Se não existir, você está na pasta errada). Mescle as pastas e siga em frente.


Pronto! Agora você poderá testar seus programas feitos em Python no emulador. Depois de testá-los você poderá transferir para o celular e usá-los.

Para começar a desenvolver, veja os arquivos de exemplo na pasta C:\S60\devices\S60_3rd_FP1\Epoc32\winscw\c\python

Na hora de editar os arquivos .py, eu uso o freeware Notepad++ que já traz consigo o syntax highlight do Python (e de dezenas de linguagens). Ele pode ser encontrado no site http://notepad-plus.sf.net. É um ótimo editor que eu já uso desde as primeiras versões.

E lembre-se, o Python separa os blocos pela identação (o que parece bizarro, mas força o código a ficar legível). Use tab ou 4 espaços para identar o código. Não misture a identação. Escolha uma e use até o fim, para evitar problemas.

No próximo post desse tutorial vou dar uns exemplos de programas em Python. Enquanto isso, fiquem brincando com os exemplos que já vieram no SDK.

Aguardem!

Review do Nokia 3600 Slide – Parte I

Hoje recebi da Nokia o aparelho 3600 Slide para testes. Ele repete a numeração daquele aparelho S60 V1 tão famoso por seu teclado redondo, mas não traz consigo nem um gene do seu homônimo (Ou seria “homonúmero”? hehehe)

O aparelho é um S40 5a edição em formato slider recheado de funções, trazendo os seguintes acessórios e as seguintes funções:

  • GSM Quadriband (850MHz, 900MHz, 1800MHz e 1900MHz)
  • Display com 16 milhões de cores e 240×320 pixels
  • Câmera de 3.2Mpx com flash de dois LEDs,
  • Saída para TV (cabo não incluído),
  • Cartão microSD de 512Mbytes,
  • Rádio FM,
  • Fone de ouvido stereo,
  • Fone Bluetooth,
  • Cabo de dados micro USB
  • Software Nokia Mapas pré-instalado com suporte a GPS Bluetooth

Ainda não tive tempo de brincar com o celular, mas já tirei umas fotos dele e outras com a câmera do aparelho. Primeiro seguem as fotos do celular sozinho e comparado com o 6555 e o E51.











Reparem no tamaninho do fone Bluetooth!

A câmera do celular é mil vezes melhor do que a do E51 pelos seguinte motivos:

  1. Foco automático
  2. Resolução maior
  3. Flash de LED

Ainda não consegui tirar fotos boas com ele, talvez pela hora da noite, talvez porque eu sou um péssimo fotógrafo. De qualquer forma seguem as únicas fotos que eu tirei que prestaram um pouquinho.




Durante essa semana vou escrever sobre as outras características do aparelho, da mesma forma que eu fiz com o N81. Estou bastante surpreso com esse pequeno celular e tudo que ele faz. Aguardem os outros posts.

Agora vou desligar o computador antes que essa tempestade que está caindo afete o bicho.

Aviso aos leitores: Não me esqueci do post do Nokia Sports Tracker. Estou testando, conform
e prometido. Hoje mesmo passei por uma história engraçada com esse programa, que contarei em breve.

Correção: Eu havia dito que esse celular era 3G mas me enganei.

E o resultado da promoção "Nokia Store em São Paulo – Concorra a 50 celulares E71"?

Em outubro desse ano, fiz esse post sobre a inauguração da Nokia Store em SP e repassei a informação de que haveria uma promoção da Nokia para escolher um dentre três presentes para a cidade de São Paulo e que quem participasse da escolha estaria concorrendo a 50 celulares E71.

Alguém aí pode informar a lista dos 50 sortudos que levaram o E71 para casa por participar da promoção? Já estão me mandando e-mails e comentários perguntando sobre o resultado da promoção.

Email de um leitor – Preço do 5800 XM em Portugal

Hoje pela manhã recebi esse e-mail de um leitor lá de Portugal chamado Luís Marques.

Ele descobriu que o preço do 5800 XpressMusic em Portugal vai ficar bem mais baixo do que em outros lugares onde o aparelho já foi lançado. Para os portugueses que quiserem reservar um desses para si, basta clicar nesse link para acessar a página da loja Nokia de Portugal e fazer a reserva.

“Olá José,

Já há algum tempo que não comento no seu blog porque passei a usar um leitor de feeds…

De qualquer maneira não queria deixar de lhe indicar que o Nokia 5800 Xpressmusic já aparece referenciado no site Português da Nokia 😀

Para já ainda não indica data de previsão de entrega (ver no printscreen), mas há algo de fantástico… por cá o preço ficou perto do anunciado pela Nokia – €364 – um valor bastante acessível quando comparado com touchscreen’s de outras marcas e inclusive com outros telemóveis de média-gama sem touch.

Julgo que a Nokia, em Portugal, vai ter mais sucesso de vendas do que nos outros países em que o valor foi bastante acima dos €350 indicados inicialmente. Também julgo que não deve tardar a ser adoptado pelas operadoras nacionais, particularmente a Vodafone, pois as primeiras imagens a correr a net faziam referência ao modelo com Vodafone inscrito.

Queria também mandar um abraço e desejar as boas festas a si e família. Tudo de bom.”

Luís, agradeço o e-mail e os votos de boas festas. Desejo o mesmo para você!

Freeware da Semana – FreeSigner

Outra alternativa interessante para assinar aplicativos para S60 3rd Edition, é o FreeSigner, um programinha muito simples que permite assinar os aplicativos sem necessidade de um computador.


Dentre as características do programa temos:
* Remoção de assinatura.
* Self Sign SiS & Sign SiS.

Para baixar o programa, clique aqui.

Freewares da Semana – Jbak Taskman

Estava para testar esse programinha (se é que se pode chamá-lo assim) há muito tempo e hoje lembrei-me dele e instalei. Resultado: Mais um programa indispensável no meu celular.

Ele é um substituto do gerenciador de tarefas comum do Symbian (aquela função que mostra todos os programas abertos quando você fica pressionando a tecla de menu).

De tabela, você leva um monitor de memória utilizada (RAM, C: E:), menu de atalhos (uma mão na roda para aqueles programas que você usa mas não cabem na barra de atalhos da tela de espera) e outras funções como reiniciar o celular, terminar tarefas etc.

Para fazer download do aplicativo assinado, clique aqui.

Do lado direito estão os atalhos extras
Do lado esquerdo os programas abertos

15 milhões de N95 vendidos

Pelas contas da Nokia, até hoje, já foram vendidos 15 milhões de celulares N95 (Contando todas as versões do aparelho, inclusive o 8GB). Para dar uma idéia desse número, segundo o IBGE, em 2007, o estado do Rio de Janeiro inteiro tinha 15.420.375 habitantes.

Isso é quase como dar um N95 a cada habitante do estado (inclusive às crianças).

Nada mal mesmo para um aparelho que foi anunciado no final de 2006 e lançado no início de 2007 e, portanto, há quase dois anos na ativa.

Não conheço outro aparelho que ficou tanto tempo na ativa e, na minha opinião, ele ainda ficará na ativa por muito tempo.

Para os felizes proprietários/usuários do N95, tenho duas dicas:

1) A Comunidade N95 & N95 8GB do Orkut – A maior comunidade do Orkut sobre celulares Nokia N95

2) O site N95 Users – Um blog exclusivo para o N95 (em Inglês).

Mesmo com todos os modelos maneiros que estão sendo lançados atualmente, o N95 ainda é, na minha humilde opinião, um dos melhores celulares multimídia.

Atualização do Nokia 6555

Por aí só se fala das atualizações dos celulares Symbian ou os topo de linha. Por aqui também, mas isso vai mudar hoje!

Nessa semana fiz pela primeira vez a atualização do meu 6555, ele saiu da versão 3.31 e foi para a 3.45.

Depois de tê-lo mandado duas vezes para a assistência técnica e ele ter voltado aparentemente normal, deixei o aparelho com o meu pai por uns 20 dias. Na semana passada eu voltei a usá-lo porque meu pai se cansou de ter as chamadas derrubadas no meio da conversa. Também voltou a apresentar o problema de não completar chamadas.

Antes de mandá-lo pela terceira vez para a PLL Centro (a bendita assistência técnica daqui do Rio de Janeiro), resolvi ver se havia atualização de firmware disponível para ele e recebi essa telinha abaixo:


Fiz um siga-me na mesma hora para o meu outro celular e mandei bala na atualização.

Ao contrário das atualizações dos aparelhos Symbian, não perdi nada. Até o papel de parede ficou idêntico. Tanto é que assim que, quando acabou o processo, apertei o *#0000# para ver se ele havia realmente ficado na versão nova e lá estava a 3.45 instalada.

Melhorias? Só reparei uma, acabou o problema das chamadas cortadas no meio do caminho e chamadas que não eram completadas. Não tenho certeza, mas também parece que a bateria está durando mais do que durava.

Ainda não achei a lista de modificações e consertos desta versão, mas no meu caso, parece que foi a salvação da lavoura.

Agora meu pai voltou para o 2660 dele e eu estou usando o 6555 no lugar do E65, que está emprestado com meu irmão (aquele que tinha um Siemens, eca!). Vou ficar testando o 6555 até ter certeza de que ele ficou curado da mania de deixar as chamadas mudas.

N95-1 Ganha Update

O bom e velho N95-1 ganhou há poucos dias uma atualização.

Segundo o blog SymbianV3, a única mudança que ele percebeu foi que não foi possível fazer o hack do aparelho para instalar aplicativos Unsigned.

Particularmente eu não gosto de telefone “hackeado” porque isso abre uma boa brecha para aplicativos mal intencionados, mas há pessoas que gostam. Por isso, deixo aqui a dica.