Usando seu Nokia como modem 3G no Ubuntu 8.10 em 3 passos

Uma das novidades do Ubuntu 8.10, lançado no dia 31 de outubro, foi a capacidade de conectar facilmente com redes 3G através dos modems que as operadoras forncem. O que eu ainda não sabia é que também é muito simples conectar na rede da operadora pelo celular, como eu fazia no Windows antes.

Já tem um tempinho que venho usando somente o Ubuntu (antes 8.04 e agora o 8.10) como sistema operacional principal do meu notebook (tenho o Windows Vista Business Original nele, mas eu gostei muito do Ubuntu, nada contra a Microsoft). Tudo que eu preciso funciona nele, e, para quase todas as coisas que não funcionam nele, existe o Crossover para resolver o problema.

A única coisa que ainda não consegui substituir 100% foi o Nokia PC Suite, que não tem versão para Linux nem funciona no Crossover. Fora isso, até escrevi há um tempo atrás sobre como conectar seu Nokia no Linux.

Apesar de conseguir conectar no celular e fazer quase tudo que o PC Suite faz, ainda me faltava a capacidade de poder conectar via 3G, como eu estava acostumado no Windows. Pois é, faltava, não falta mais. Agora o Ubuntu 8.10 conecta direitinho.

Hoje fiz o teste: Pluguei o E51 na USB, escolhi o perfil PC Suite e segui os 3 passos abaixo, depois de clicar em System, Preferences e Network Configuration:




Depois foi só pedir para conectar pela TIM e pronto! Trinta mil vezes mais simples do que o Windows. Sem comparação!

5 comentários em “Usando seu Nokia como modem 3G no Ubuntu 8.10 em 3 passos”