Eficiência do seu carregador

Hoje li no blog da Elis Monteiro do jornal O Globo, um post sobre o consumo de energia de um carregador de celular.

Não é nada incomum eu me esquecer de tirar o carregador da tomada depois de carregar o celular. O que acontece é que mesmo sem carregar o celular, ele está lá consumindo eletricidade. (Quando comecei a escrever esse texto, meu carregador estava lá quieto na tomada, sem um celular pendurado, que vergonha)

Pensando nisso, um grupo de fabricantes de celular (Nokia, LG, Motorola, Samsung e Sony Ericsson) criou uma escala para classificar seus carregadores, baseada no consumo de energia deles enquanto estão plugados na tomada mas não estão carregando baterias.


Apesar de nunca conseguirmos escolher o carregador (a menos que ele quebre), já que ele vem sempre junto com o celular, é bom saber o quanto ele consome de eletricidade se ficar lá pendurado sozinho.

Se o argumento ecológico não for suficiente, um carregador que tenha um consumo de 0,5W pode contribuir para você tomar um chopp a menos no final do mês ou mais, dependendo do tempo que ele fica plugado sem carregar.

Segue abaixo o link da página da Nokia que tem a tabela de carregadores e o quanto de eletricidade eles consomem ficando parados na tomada.

http://www.nokia.com/chargerenergy

O carregador do meu E51 (AC-5) tem só duas estrelas, da mesma forma que os carregadores do 6555 e E65 (AC-4).

Fica aqui a pergunta: “Quem tira o carregador da tomada enquanto ele não está em uso?”

Comments on this entry are closed.

  • Milton

    Creio que muitos esquecem de tirar o carregador. Quando eu coloco na tomada eu sempre tiro, mas se eu ligo no estabilizador sempre fica lá. Ainda bem que desligo o estabilizador quando saio do PC 😀

  • MAISON CHAPLIN

    É verdade.. Eu próprio esqueço-me muitas vezes, mas é algo em que penso já há algum tempo e por vezes lembro-me e ponho em prática.
    O mal é que muita gente pensa que como é carregador de celular (uma coisa pequenininha), não consome “nada”.

    Carlos Silva

  • Daniel

    Eu sempre me lembro de retirar o carregador da tomada.. :S

  • MAISON CHAPLIN

    Aliás, bem que a Nokia podia fazer uma publicidade bem bacana sobre isso, não acham? Para além de contribuir para o ambiente e para a carteira, ainda contribuía para a imagem da empresa! 😉