Revisão do E51

No dia 8 do mês passado, a TIM resolveu me dar de presente de aniversário (não foi bem isso) um E51. Na verdade, eu fui à loja da TIM do Rio Sul querendo renovar meu plano TIM Web e associar um plano de voz, já que as chamadas para quem tem só o TIM Web são tão caras quanto as de um celular pré pago.

Apesar de não ter conseguido manter o número, saí satisfeito, porque cancelei o plano atual e consegui um mais adequado ao meu perfil e ainda levei de “brinde”, um E51 preto muito legal e totalmente grátis.

O Nokia E51 é o celular da Série E mais barato que existe no momento. Minto, existem ainda o E50 e o E62, mas esses não têm WiFi, por isso o correto seria dizer que o E51 é o celular da série E com WiFi mais barato no momento.

Comprando desbloqueado, o celular sai por R$ 799,00. Num plano dos planos pós pagos mais baixos da TIM, o aparelho bloqueado sai por R$ 350,00 e dos intermediários para cima você o leva de graça.

A ficha técnica do celular é a seguinte:

  • S60 3rd Edition, Feature Pack 1 (Symbian OS 9.2)
  • GSM 850/GSM 900/GSM 1800/GSM 1900
  • WCDMA 2100/WCDMA 850
  • CPU Única ARM 11
  • Clock da CPU: 369 MHz
  • HSDPA
  • Câmera de 2.0MPx
  • Memória Interna: 130 MB
  • Tamanho máximo do microSD: 4 GB
  • Rádio FM
  • Conector Mini-USB

Esse celular consegue funcionar em 3G tanto em 850Mhz quanto em 2100Mhz, servindo em qualquer lugar do Brasil e em qualquer operadora. Não pude testar com outra operadora porque o meu é bloqueado para a TIM. O fato de ser HSDPA já me fez chegar à velocidade máxima do meu plano da TIM que é 1Mbps, coisa que eu não conseguia com o E65.

O desempenho do E51 consegue ser o melhor de todos os celulares da série E que eu já usei até agora, mesmo com o firmware original dele, versão 100.34.20. Os menus abrem rápido, a web funciona redondinha (podia já ter flash, mas… ninguém é perfeito) e consigo usar o cliente VoIP nativo inclusive sobre o 3G (agora tenho um número fixo no meu celular, rsrsrs).


Dois ou três dias depois de comprá-lo, fiz a atualização de firmware para a versão 200.34.36 (alguém me explica a lógica desses números?) e estou há um mês usando o celular sem nenhuma queixa. A única coisa que não funcionava na versão 100.34.20 era segurar a tecla # para ativar ou desativar o perfil silencioso. Isso já foi consertado na versão 200.34.36.

O cliente de e-mail é o mesmo dos outros S60 3ª edição. Ele suporta POP3 e IMAP. Como sempre, eu uso minhas 3 caixas de e-mail IMAP (dentre elas a do GMail) diretamente no cliente do celular e essa solução me atende perfeitamente. Também leio meu Hotmail com o Mail for Exchange que o MSN instala automaticamente. Com isso, tenho 4 caixas de e-mail configuradas no celular. Só essa função já me bastava para comprar um celular assim. Com o teclado bluetooth, fica mais fácil ainda mandar e-mails.

O acabamento do E51, é um espetáculo. A tampa traseira é de aço inoxidável com um acabamento preto espelhado e detalhes em alto relevo. A moldura da frente é do mesmo material, sem os detalhes em alto relevo, o que dá ao celular um tom de sofisticação bem alto.

A espessura do celular é impressionante. Muito, mas muito fino. É quase da espessura de uma caneta Bic!

Outro ponto positivo desse aparelho é a memória interna de 130MB que permite instalar muita coisa e ainda ter muito espaço. Foi uma generosa atualização do espaço interno que a Nokia fez.

Outro detalhe interessante é o fone de ouvido stereo que também é a antena do rádio FM (como em qualquer outro celular com rádio). Ter um rádio FM sempre à mão é muito legal. Já me quebrou um galhão num jogo de futebol no Maracanã. 🙂

As funções empresariais dos outros Nokia série “E” também estão presentes no E51. Isso inclui um botão exclusivo para deixar muda a chamada, outro para agenda, outro para contatos e outro para e-mail.

Também como todo aparelho da série “E”, o forte dele não é a câmera, que tem 2.0Mpx e não tem flash. As fotos são boas com boa iluminação, mas, à noite, não ficam boas. Para mim, só o fato de ter uma câmera já é uma coisa interessante.

Apesar de ser um celular voltado para o público corporativo, a Nokia acordou para o seguinte fato: O consumidor corporativo também tem tempo livre e também gosta de música e jogos. Na seção de downloads do E51 encontramos dois jogos excelentes e de graça, o Global Race e o Global Cricket. (Eu não sabia que o jogo de taco que eu jogava na praça com os amigos quando era pequeno era muito parecido com o Cricket)


Não consegui tirar um screenshot do Global Cricket, mas ambos jogos são excelentes e rodam perfeitamente no E51. Outros jogos também funcionam tão bem quanto em aparelhos da série N.

Outra coisa muito boa é o fato dele vir com o conector mini-USB, igual à maioria dos outros aparelhos (câmera digital, MP4, leitores de cartão, etc.). Isso dá uma grande tranqüilidade (eu sei que o trema foi abolido, mas não consigo escrever sem ele) porque é muito fácil encontrar um cabo de dados que sirva no celular, mesmo que você tenha esquecido o seu em casa.

O único defeito dele é o fato de esquentar, assim como o 6120 Classic. Apesar disso, ele leva uma grande vantagem sobre o 6120 Classic, ele não esquenta na parte de cima do celular, ele esquenta na parte de baixo, e, por isso, não esquenta a orelha do cidadão. Ele é também o campeão de SAR, com impressionantes 1,40 W/kg. Você pode conferir isso no site da própria Nokia.

A bateria dele dura dois dias com uso normal de 3G e WiFi, mas sem VoIP. Com o Telefone VoIP configurado, ela dura um dia inteiro, o que é muito bom. Como tenho usado o VoIP o dia todo, chego em casa e coloco o celular para carregar na hora de dormir.

Termino a revisão do E51 com a seguinte conclusão: Este celular é o melhor celular que eu já tive até hoje, o mais bonito e “estiloso”. O melhor disso tudo é que ele saiu de graça no meu plano da TIM.

Seguem abaixo algumas fotos do meu exemplar. E os outros proprietários de E51, o que dizem dos seus aparelhos?





Comments on this entry are closed.

  • geothanos

    Ótimo review!!!
    Esse firmware .36 e pt-br???
    Consegui o meu aqui em minas por 599 na vivo, mas desbloqueado e sem personalizações…

  • Geison Destro

    ola!!

    Tudo isso ate voce ter o seu e71 ai voce vai mudar de ideia.

    Valeu.

    Geison Destro(Alemanha)

  • Eduardo

    Boa análise, e o aparelho parece ser bem interessante também. Mas só um detalhe: acho que a palavra que você quer é “resenha”, “avaliação” ou até “análise” ao invés de “revisão”.

  • Rinaldi

    Eu tenho atualmente um samsung (u600), um LG (da minha esposa) e um E51 e estou impressionado com este smart. Muito bom!!! Ele é muito funcional para aqueles que precisam realizar várias tarefas e não tem um computador por perto!!!!
    Já estou pensando em trocar o meu U600 por um E71 ou N96, que devem ser melhor ainda. Parabéns para a NOKIA!!!!!!!!!!

  • José Antonio Oliveira

    Geothanos:
    Esse firmware é PT-BR, o Product Code é 0552338.

    Geison:
    Pois é. Mas só devo mudar de celular agora quando um dos dois pifar. Ainda tenho o 6555 na assistência e quando ele voltar vou ter que esperar mais um pifar para poder comprar o E71. Você está em qual cidade da Alemanha? Já tem um E71? Se tiver, mande fotos para o e-mail do blog que eu publico.

    Eduardo:
    Você tem razão, eu traduzi review ao pé da letra, mas já me acostumei a escrever assim, hehehe. Nos próximos eu escrevo certo. Obrigado pelo comentário.

    Rinaldi:
    O u600 fica com vergonha do E71. Ele dá de mil a zero no Samsung.

  • ericolfa

    cara como que configura o voip e como ele funciona??

  • José Antonio Oliveira

    Ericolfa:

    Eu fiz um tutorial para usar o Vono e outro para usar o Gizmo no E61. Não é igual no E51, mas é muito parecido.

    Vono:
    http://nokiabr.blogspot.com/2007/07/configurando-o-vono-no-e61.html

    Gizmo:
    http://nokiabr.blogspot.com/2007/02/configurando-o-gizmo-no-nokia-e61.html

    Em breve faço um tutorial de como usar os dois no E51.

  • Anonymous

    Comentário completamente off-topic. Você saberia dizer se a oi vai lançar 3G para celulares tb? Até onde sei, a rede 3G deles só funciona como web móvel. Abs

  • José Antonio Oliveira

    Anônimo:
    Não sei muito da Oi. Tenho um plano corporativo deles na minha empresa, mas estou doido para migrar para outra operadora porque o serviço deles está bastante ruim ultimamente.

    Até agora, meu celular continua em EDGE. Nem fico chateado porque não uso dados na Oi devido ao preço. Meu celular da TIM é que faz o papel de modem.

  • Pedro

    o SAR do poderoso 1100 é 0,51

  • Geison Destro

    ola!!!

    Trabalho em Karlsruhe(Baden-Württemberg),comprei essa semana um e71 e amanha vou ate a assistencia para passar para portugues assim que der envio algumas fotos.

    Parabens pelo blog.

    Geison Destro(Alemanha)

  • Geison Destro

    Ola!!!

    Ja envie algumas fotos para voce.depois que as envie notei que as nossas mesas sao parecidas hahahaha.

    Valeu.

    Geison Destro(Alemanha)

  • Jorge Wagner

    Putz, meu product code (0552338) ainda não permite essa atualização de firmware.

    Estou com o E51 há uma semana e até agora ele tem se mostrado um ótimo celular. Só tem alguns pontos negativos:

    * Botões liga/desliga, volume, gravador e mute são muito rígidos.
    * O fone de ouvido que veio com ele é “potente” mas não encaixa na orelha direito (acho que vou colar com Super Bonder).
    * A entrada do cartão microSD é meio díficil de ser acessada.

    O pior foi ver que a diferença de preço do E71 pro E51 não é muito grande (achava que o E71 ia sair por uns 1500-1800 desbloqueado).

  • F®eDesign

    Otimo review…
    mas gostaria q vc me ajudasse…
    eu tenho um N70, não tenho nenhuma queixa do aparelho, mas gostaria de troca-lo pelo E51 por causa do Wi-fi;
    Vc acha q vale a penar fazer a troca?

    Agradecido!

  • José Antonio Oliveira

    Jorge Wagner: Faça como eu, mude o product code, atualize e seja feliz 🙂

    f®eDesign: É um abismo a diferença entre os dois aparelhos. Além do WiFi, ele tem Symbian V3 9.2, muito mais RAM, Memória Interna e uma tela bem melhor. Vale a troca.

  • (( Marc ))

    Olá sou um feliz proprietário de um E51 há 3 meses e só tenho elogios a ele e ao seu blog. Parabéns aos dois, hehe. Meu único incômodo nele é a ausência de se achar os contatos pulando as letras iniciais dos nomes. Ninguém é perfeito 🙂
    Rapaz, pretendo assinar um 3G mas na Claro, minha ECA operadora, o uso de VOIP nos planos 3G é limitado (10, 20, 50min,..). Você pode me falar mais sobre seu plano na TIM? Tentei saber com a TIM mas a atendente fez o cúmulo de me dizer que eu poderia usar o 3G da Tim em meu chip da Claro, então até desisti do assunto. rs
    Pode dar informações como nome do seu plano, valor e o que ele te oferece? Pelo que entendi você faz chamadas e usa o 3G nele, inclusive VOIP sem restrição, correto? Que venha a portabilidade!
    Um abraço!

  • José Antonio Oliveira

    Marc: Eu uso o plano TIM Brasil 120 com o plano de dados de 1GB.

    Só recebi a primeira conta e ainda não sei se o VoIP vai ter alguma conseqüência, ehehehehe.

    O fato é que funciona direitinho o VoIP do Vono no 3G da TIM.

  • (( Marc ))

    Ih, já vi tudo. Daqui a 30 dias agente conversa, hahaha. Mas sério, acho que não vai haver nenhuma surpresa :-/
    Valeu pela info. Um ‘braço!

  • Sérgio

    José Antônio, como faço para alterar o Product Code e atualizar o E51? Esse processo pode causar a perda da garantia? Comprei este aparelho há mais de um mês e não consigo nenhuma atualização do firmware.

    Obrigado

  • (( Marc ))

    Sérgio, por aqui já foi publicado um tópico sobre como fazer isso, mas com outros modelos da família E. É só adaptar. Você também pode dar uma pesquisada no Orkut, que nas comunidades voltadas para este cel têm tutoriais.
    Você deve mudar seu cel para o PC 0552338

  • José Antonio Oliveira

    Sérgio: O link ao qual o Marc se referiu é este:

    http://nokiabr.blogspot.com/2008/09/mude-o-idioma-atualize-seu-celular-e.html

  • Sérgio

    Valeu pela dica!

  • Sérgio

    Só mais uma coisa. Se eu alterar o PC, o idioma pode voltar a ser o Português do Brasil?

  • José Antonio Oliveira

    Sérgio: Esse product code é de um E51 brasileiro.

  • Carlos Santos

    Muito bom o review. Estava com dúvidas se pegava ou não o aparelho. Agora estou com um na mão, peguei na Tim (ganhei um desconto na troca do 6131 por ele). Já troquei o product code, porém não estou conseguindo atualizar o firmware pelo NSU por causa do Windows que utilizo (2000). O NSU insiste em querer atualizar a si próprio, porém a versão nova não é compatível com o Windows 2K. Resultado: mesmo não atualizando o NSU, não consigo baixar o firmware.

  • claudio

    meu caro tambem comprei um e51 aqui em belo horizonte ele e simplesmente formidavelqueria saber de voce se posso postar em um blog apartir do e51

  • José Antonio Oliveira

    Depende do blog. No blogger, por exemplo, só dá para postar usando o Opera Mini ou o Skyfire.

    Nunca tentei postar nada no Wordpress. Não tenho nenhum blog baseado nele.

  • Anonymous

    Cara tbm acho o E51 um otimo smartfone, o meu comprei na fnac, é desbloqueado, estou querendo atualizar o firmware dele para p 200.34.36 e nao consigo, acho que é o product code do meu, vc sabe me dizer qual o product code pro brasil q eu consigo atualizar o meu???

    Grat,
    Moscao

  • José Antonio Oliveira

    Moscao: Eu uso o Product Code 0552338. Abs!

  • Lázaro

    Sabe me dizer como configuro o voip neste aparelho? configurei todo o restante e está funcionado que é uma beleza, mas estou apanhando no Voip…..

  • José Antonio Oliveira

    Lázaro, desculpe a demora, amigo:

    http://nokiabr.blogspot.com/2007/07/configurando-o-vono-no-e61.html

    Esse link ensina a configurar o Vono no E61, mas os passos são quase os mesmos para qualquer provedor Voip.

    Boa sorte!

  • Ale

    Como vc colocou as notas ativas na tela principal? Não consigo fazer aparecer lá.

  • José Antonio Oliveira

    Ale, Não tenho mais o E51, mas deve ser parecido com o N82:

    Ferramentas, Configurações, Personalização, Modo de Espera, Atalhos.

  • Duda Moraes

    Boas!
    Gostei do review e tenho uma pergunta, assim que a carga inicial da bateria termina, qual o tempo da primeira carga, na loja a vendedora disse que devo deixar por 12hs, é isso mesmo?

    abs

  • José Antonio Oliveira

    Duda, recomendo esse post do Nokia Guru (em português)

    http://nokiaguru.com.br/2009/03/12/como-funciona-a-bateria-de-meu-aparelho/

  • alan

    cara muito bom o celular, vou dar a dica de uma capinha que comprei pra ele , uma de silicone branca e outra de acrilico , em um site chines http://www.dealextreme.com , baratinhas , 3 dolares cada, o site nao cobra taxa de envio, demora uns dias mas chega, compro bastnte coisa de la.. valewww

  • Bro … eu gostei tanto desse aparelho que eu tenho dois identicos … um pro 2G da Oi e outro pro 3G da TIM (uso direto esse joykuspot no 3G, deixo ele no bolso e acesso pelo 2G via wifi)
    é levinho, nao chama a atencao de bandido (ja me levaram uns notebooks e telefones …), discreto demais pra usar em qualquer lugar …

    sem duvida é o melhor smartphone que ja tive …

  • josias neto

    meu ap. e51 não esta encontrando nenhuma rede wi-fi
    e meu noot acha um monte, eu mesmo perto do rotiador não pega
    e o e71 funciona do lado do meu.

  • José Antonio

    Vá em Ferramentas -> Conectividade -> Gerenciar Conexões -> WLAN disponíveis

    O que aparece aí?