Revisão do E51

No dia 8 do mês passado, a TIM resolveu me dar de presente de aniversário (não foi bem isso) um E51. Na verdade, eu fui à loja da TIM do Rio Sul querendo renovar meu plano TIM Web e associar um plano de voz, já que as chamadas para quem tem só o TIM Web são tão caras quanto as de um celular pré pago.

Apesar de não ter conseguido manter o número, saí satisfeito, porque cancelei o plano atual e consegui um mais adequado ao meu perfil e ainda levei de “brinde”, um E51 preto muito legal e totalmente grátis.

O Nokia E51 é o celular da Série E mais barato que existe no momento. Minto, existem ainda o E50 e o E62, mas esses não têm WiFi, por isso o correto seria dizer que o E51 é o celular da série E com WiFi mais barato no momento.

Comprando desbloqueado, o celular sai por R$ 799,00. Num plano dos planos pós pagos mais baixos da TIM, o aparelho bloqueado sai por R$ 350,00 e dos intermediários para cima você o leva de graça.

A ficha técnica do celular é a seguinte:

  • S60 3rd Edition, Feature Pack 1 (Symbian OS 9.2)
  • GSM 850/GSM 900/GSM 1800/GSM 1900
  • WCDMA 2100/WCDMA 850
  • CPU Única ARM 11
  • Clock da CPU: 369 MHz
  • HSDPA
  • Câmera de 2.0MPx
  • Memória Interna: 130 MB
  • Tamanho máximo do microSD: 4 GB
  • Rádio FM
  • Conector Mini-USB

Esse celular consegue funcionar em 3G tanto em 850Mhz quanto em 2100Mhz, servindo em qualquer lugar do Brasil e em qualquer operadora. Não pude testar com outra operadora porque o meu é bloqueado para a TIM. O fato de ser HSDPA já me fez chegar à velocidade máxima do meu plano da TIM que é 1Mbps, coisa que eu não conseguia com o E65.

O desempenho do E51 consegue ser o melhor de todos os celulares da série E que eu já usei até agora, mesmo com o firmware original dele, versão 100.34.20. Os menus abrem rápido, a web funciona redondinha (podia já ter flash, mas… ninguém é perfeito) e consigo usar o cliente VoIP nativo inclusive sobre o 3G (agora tenho um número fixo no meu celular, rsrsrs).


Dois ou três dias depois de comprá-lo, fiz a atualização de firmware para a versão 200.34.36 (alguém me explica a lógica desses números?) e estou há um mês usando o celular sem nenhuma queixa. A única coisa que não funcionava na versão 100.34.20 era segurar a tecla # para ativar ou desativar o perfil silencioso. Isso já foi consertado na versão 200.34.36.

O cliente de e-mail é o mesmo dos outros S60 3ª edição. Ele suporta POP3 e IMAP. Como sempre, eu uso minhas 3 caixas de e-mail IMAP (dentre elas a do GMail) diretamente no cliente do celular e essa solução me atende perfeitamente. Também leio meu Hotmail com o Mail for Exchange que o MSN instala automaticamente. Com isso, tenho 4 caixas de e-mail configuradas no celular. Só essa função já me bastava para comprar um celular assim. Com o teclado bluetooth, fica mais fácil ainda mandar e-mails.

O acabamento do E51, é um espetáculo. A tampa traseira é de aço inoxidável com um acabamento preto espelhado e detalhes em alto relevo. A moldura da frente é do mesmo material, sem os detalhes em alto relevo, o que dá ao celular um tom de sofisticação bem alto.

A espessura do celular é impressionante. Muito, mas muito fino. É quase da espessura de uma caneta Bic!

Outro ponto positivo desse aparelho é a memória interna de 130MB que permite instalar muita coisa e ainda ter muito espaço. Foi uma generosa atualização do espaço interno que a Nokia fez.

Outro detalhe interessante é o fone de ouvido stereo que também é a antena do rádio FM (como em qualquer outro celular com rádio). Ter um rádio FM sempre à mão é muito legal. Já me quebrou um galhão num jogo de futebol no Maracanã. 🙂

As funções empresariais dos outros Nokia série “E” também estão presentes no E51. Isso inclui um botão exclusivo para deixar muda a chamada, outro para agenda, outro para contatos e outro para e-mail.

Também como todo aparelho da série “E”, o forte dele não é a câmera, que tem 2.0Mpx e não tem flash. As fotos são boas com boa iluminação, mas, à noite, não ficam boas. Para mim, só o fato de ter uma câmera já é uma coisa interessante.

Apesar de ser um celular voltado para o público corporativo, a Nokia acordou para o seguinte fato: O consumidor corporativo também tem tempo livre e também gosta de música e jogos. Na seção de downloads do E51 encontramos dois jogos excelentes e de graça, o Global Race e o Global Cricket. (Eu não sabia que o jogo de taco que eu jogava na praça com os amigos quando era pequeno era muito parecido com o Cricket)


Não consegui tirar um screenshot do Global Cricket, mas ambos jogos são excelentes e rodam perfeitamente no E51. Outros jogos também funcionam tão bem quanto em aparelhos da série N.

Outra coisa muito boa é o fato dele vir com o conector mini-USB, igual à maioria dos outros aparelhos (câmera digital, MP4, leitores de cartão, etc.). Isso dá uma grande tranqüilidade (eu sei que o trema foi abolido, mas não consigo escrever sem ele) porque é muito fácil encontrar um cabo de dados que sirva no celular, mesmo que você tenha esquecido o seu em casa.

O único defeito dele é o fato de esquentar, assim como o 6120 Classic. Apesar disso, ele leva uma grande vantagem sobre o 6120 Classic, ele não esquenta na parte de cima do celular, ele esquenta na parte de baixo, e, por isso, não esquenta a orelha do cidadão. Ele é também o campeão de SAR, com impressionantes 1,40 W/kg. Você pode conferir isso no site da própria Nokia.

A bateria dele dura dois dias com uso normal de 3G e WiFi, mas sem VoIP. Com o Telefone VoIP configurado, ela dura um dia inteiro, o que é muito bom. Como tenho usado o VoIP o dia todo, chego em casa e coloco o celular para carregar na hora de dormir.

Termino a revisão do E51 com a seguinte conclusão: Este celular é o melhor celular que eu já tive até hoje, o mais bonito e “estiloso”. O melhor disso tudo é que ele saiu de graça no meu plano da TIM.

Seguem abaixo algumas fotos do meu exemplar. E os outros proprietários de E51, o que dizem dos seus aparelhos?





39 comentários sobre “Revisão do E51”

  1. Ótimo review!!!
    Esse firmware .36 e pt-br???
    Consegui o meu aqui em minas por 599 na vivo, mas desbloqueado e sem personalizações…

  2. ola!!

    Tudo isso ate voce ter o seu e71 ai voce vai mudar de ideia.

    Valeu.

    Geison Destro(Alemanha)

  3. Boa análise, e o aparelho parece ser bem interessante também. Mas só um detalhe: acho que a palavra que você quer é “resenha”, “avaliação” ou até “análise” ao invés de “revisão”.

  4. Eu tenho atualmente um samsung (u600), um LG (da minha esposa) e um E51 e estou impressionado com este smart. Muito bom!!! Ele é muito funcional para aqueles que precisam realizar várias tarefas e não tem um computador por perto!!!!
    Já estou pensando em trocar o meu U600 por um E71 ou N96, que devem ser melhor ainda. Parabéns para a NOKIA!!!!!!!!!!

  5. Geothanos:
    Esse firmware é PT-BR, o Product Code é 0552338.

    Geison:
    Pois é. Mas só devo mudar de celular agora quando um dos dois pifar. Ainda tenho o 6555 na assistência e quando ele voltar vou ter que esperar mais um pifar para poder comprar o E71. Você está em qual cidade da Alemanha? Já tem um E71? Se tiver, mande fotos para o e-mail do blog que eu publico.

    Eduardo:
    Você tem razão, eu traduzi review ao pé da letra, mas já me acostumei a escrever assim, hehehe. Nos próximos eu escrevo certo. Obrigado pelo comentário.

    Rinaldi:
    O u600 fica com vergonha do E71. Ele dá de mil a zero no Samsung.

  6. Comentário completamente off-topic. Você saberia dizer se a oi vai lançar 3G para celulares tb? Até onde sei, a rede 3G deles só funciona como web móvel. Abs

  7. Anônimo:
    Não sei muito da Oi. Tenho um plano corporativo deles na minha empresa, mas estou doido para migrar para outra operadora porque o serviço deles está bastante ruim ultimamente.

    Até agora, meu celular continua em EDGE. Nem fico chateado porque não uso dados na Oi devido ao preço. Meu celular da TIM é que faz o papel de modem.

  8. ola!!!

    Trabalho em Karlsruhe(Baden-Württemberg),comprei essa semana um e71 e amanha vou ate a assistencia para passar para portugues assim que der envio algumas fotos.

    Parabens pelo blog.

    Geison Destro(Alemanha)

  9. Ola!!!

    Ja envie algumas fotos para voce.depois que as envie notei que as nossas mesas sao parecidas hahahaha.

    Valeu.

    Geison Destro(Alemanha)

  10. Putz, meu product code (0552338) ainda não permite essa atualização de firmware.

    Estou com o E51 há uma semana e até agora ele tem se mostrado um ótimo celular. Só tem alguns pontos negativos:

    * Botões liga/desliga, volume, gravador e mute são muito rígidos.
    * O fone de ouvido que veio com ele é “potente” mas não encaixa na orelha direito (acho que vou colar com Super Bonder).
    * A entrada do cartão microSD é meio díficil de ser acessada.

    O pior foi ver que a diferença de preço do E71 pro E51 não é muito grande (achava que o E71 ia sair por uns 1500-1800 desbloqueado).

  11. Otimo review…
    mas gostaria q vc me ajudasse…
    eu tenho um N70, não tenho nenhuma queixa do aparelho, mas gostaria de troca-lo pelo E51 por causa do Wi-fi;
    Vc acha q vale a penar fazer a troca?

    Agradecido!

  12. Jorge Wagner: Faça como eu, mude o product code, atualize e seja feliz 🙂

    f®eDesign: É um abismo a diferença entre os dois aparelhos. Além do WiFi, ele tem Symbian V3 9.2, muito mais RAM, Memória Interna e uma tela bem melhor. Vale a troca.

  13. Olá sou um feliz proprietário de um E51 há 3 meses e só tenho elogios a ele e ao seu blog. Parabéns aos dois, hehe. Meu único incômodo nele é a ausência de se achar os contatos pulando as letras iniciais dos nomes. Ninguém é perfeito 🙂
    Rapaz, pretendo assinar um 3G mas na Claro, minha ECA operadora, o uso de VOIP nos planos 3G é limitado (10, 20, 50min,..). Você pode me falar mais sobre seu plano na TIM? Tentei saber com a TIM mas a atendente fez o cúmulo de me dizer que eu poderia usar o 3G da Tim em meu chip da Claro, então até desisti do assunto. rs
    Pode dar informações como nome do seu plano, valor e o que ele te oferece? Pelo que entendi você faz chamadas e usa o 3G nele, inclusive VOIP sem restrição, correto? Que venha a portabilidade!
    Um abraço!

  14. Marc: Eu uso o plano TIM Brasil 120 com o plano de dados de 1GB.

    Só recebi a primeira conta e ainda não sei se o VoIP vai ter alguma conseqüência, ehehehehe.

    O fato é que funciona direitinho o VoIP do Vono no 3G da TIM.

  15. Ih, já vi tudo. Daqui a 30 dias agente conversa, hahaha. Mas sério, acho que não vai haver nenhuma surpresa :-/
    Valeu pela info. Um ‘braço!

  16. José Antônio, como faço para alterar o Product Code e atualizar o E51? Esse processo pode causar a perda da garantia? Comprei este aparelho há mais de um mês e não consigo nenhuma atualização do firmware.

    Obrigado

  17. Sérgio, por aqui já foi publicado um tópico sobre como fazer isso, mas com outros modelos da família E. É só adaptar. Você também pode dar uma pesquisada no Orkut, que nas comunidades voltadas para este cel têm tutoriais.
    Você deve mudar seu cel para o PC 0552338

  18. Só mais uma coisa. Se eu alterar o PC, o idioma pode voltar a ser o Português do Brasil?

  19. Muito bom o review. Estava com dúvidas se pegava ou não o aparelho. Agora estou com um na mão, peguei na Tim (ganhei um desconto na troca do 6131 por ele). Já troquei o product code, porém não estou conseguindo atualizar o firmware pelo NSU por causa do Windows que utilizo (2000). O NSU insiste em querer atualizar a si próprio, porém a versão nova não é compatível com o Windows 2K. Resultado: mesmo não atualizando o NSU, não consigo baixar o firmware.

  20. meu caro tambem comprei um e51 aqui em belo horizonte ele e simplesmente formidavelqueria saber de voce se posso postar em um blog apartir do e51

  21. Depende do blog. No blogger, por exemplo, só dá para postar usando o Opera Mini ou o Skyfire.

    Nunca tentei postar nada no WordPress. Não tenho nenhum blog baseado nele.

  22. Cara tbm acho o E51 um otimo smartfone, o meu comprei na fnac, é desbloqueado, estou querendo atualizar o firmware dele para p 200.34.36 e nao consigo, acho que é o product code do meu, vc sabe me dizer qual o product code pro brasil q eu consigo atualizar o meu???

    Grat,
    Moscao

  23. Sabe me dizer como configuro o voip neste aparelho? configurei todo o restante e está funcionado que é uma beleza, mas estou apanhando no Voip…..

  24. Como vc colocou as notas ativas na tela principal? Não consigo fazer aparecer lá.

  25. Ale, Não tenho mais o E51, mas deve ser parecido com o N82:

    Ferramentas, Configurações, Personalização, Modo de Espera, Atalhos.

  26. Boas!
    Gostei do review e tenho uma pergunta, assim que a carga inicial da bateria termina, qual o tempo da primeira carga, na loja a vendedora disse que devo deixar por 12hs, é isso mesmo?

    abs

  27. cara muito bom o celular, vou dar a dica de uma capinha que comprei pra ele , uma de silicone branca e outra de acrilico , em um site chines http://www.dealextreme.com , baratinhas , 3 dolares cada, o site nao cobra taxa de envio, demora uns dias mas chega, compro bastnte coisa de la.. valewww

  28. Bro … eu gostei tanto desse aparelho que eu tenho dois identicos … um pro 2G da Oi e outro pro 3G da TIM (uso direto esse joykuspot no 3G, deixo ele no bolso e acesso pelo 2G via wifi)
    é levinho, nao chama a atencao de bandido (ja me levaram uns notebooks e telefones …), discreto demais pra usar em qualquer lugar …

    sem duvida é o melhor smartphone que ja tive …

  29. meu ap. e51 não esta encontrando nenhuma rede wi-fi
    e meu noot acha um monte, eu mesmo perto do rotiador não pega
    e o e71 funciona do lado do meu.

  30. Vá em Ferramentas -> Conectividade -> Gerenciar Conexões -> WLAN disponíveis

    O que aparece aí?

Os comentários estão fechados.