Freewares da Semana – Que horas são?

Hoje o relógio do meu Windows resolveu adiantar uma hora pensando que já estávamos no horário de verão. O mesmo aconteceu com o meu E51.

Com isso, não sabia onde consultar a hora certa: O meu 6555 continuava marcando a hora certa (depois descobri), enquanto o Windows e o E51 já estavam ajustados para o horário de verão (uma hora adiantados).

Para completar a brincadeira, meu relógio de pulso está sem bateria há uns dois meses.

Como um cidadão brasileiro bem informado, eu sabia (ou achava que sabia) que o nosso horário de verão passou a começar no terceiro domingo de outubro, de acordo com o decreto assinado recentemente. Mas a minha memória nem sempre é das melhores e, já sabendo disso, pensei ter me enganado.

Depois de muita confusão e muita busca, descobri o site do Observatório Nacional que, além de outras atribuições, é responsável pela hora oficial brasileira.

Resumo da ópera: O horário de verão começa mesmo no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro (confira aqui).

No site do Observatório Nacional existem várias soluções de sincronização de relógios para Windows e Unix (confira aqui).

Para terminar e resolver completamente o problema, faltam ainda os celulares com sistema Symbian.

Para isso, basta usar o Freeware dessa semana:

FreeTimeSync

O aplicativo é bastante simples, ele usa o protocolo NTP para sincronizar a hora do celular com a hora de um servidor NTP.

Para baixar o programa, clique aqui e visite o site oficial do desenvolvedor. Você precisará assinar o programa, caso ainda não saiba como fazer isso, clique aqui.

A lista dos servidores NTP da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) pode ser encontrada no seguinte endereço:

http://www.rnp.br/ntp/ntp-stratum2.html

Esses servidores estão sempre fornecendo a hora oficial do Brasil. Caso um não funcione, teste com outro. A lista tem 25 servidores.

Seguem abaixo as imagens do aplicativo FreeTimeSync:




9 comentários sobre “Freewares da Semana – Que horas são?”

  1. Para resolver o problema do windows, a microsoft lança todo ano um hot fix que acerta a hora. Entra no site deles e procura.

  2. “…não sabia onde consultar a hora certa…”

    Pô, nenhym relógio analógico na parede? 😉

  3. Pior que lá em casa não tem nenhum relógio de parede funcionando… 😀

  4. Esse tema das imagens é do site do desenvolvedor. Não sei o nome, mas também achei muito legal!

  5. Zé, por acaso tenho um 3250 e moro no Nordeste – que está fora do horário de verão. Pelo que entendi, esse freebie teria que ter acesso à internet constante (ou pelo menos periódico) via WiFi para sincronizar o aparelho – coisa que o meu aparelho não tem. 🙂

    Creio que se meu aparelho puder acrescentar cidades à lista que já vem com ele, poderia usar a própria atualização automática da hora da operadora para fazer isso. Será que isso é possível? Abraços!

  6. Josafat: Não precisa ser WiFi. Se for GPRS, EDGE ou 3G já funciona. Eu só uso ele via 3G da TIM.

    Não conheço nenhuma maneira de editar os timezones no celular.

  7. Mas aí de qualquer maneira eu tenho que colocar outro país que seja GMT-3, já que o sistema atualiza automaticamente para GMT-2 por conta do horário.

    Hoje mesmo estou usando Buenos Aires como cidade padrão, mas soube que eles devem implementar o horário de verão esse ano e aí vai bagunçar tudo de novo. 🙂

    Como não tem nenhuma cidade brasileira assim na lista (as outras são Manaus e Acre(?)), estou me virando desse jeito. Mas se vc descobrir alguma outra forma de como fazer isso, agradeço. Abs!

  8. É verdade, acabei de ver que não tem nenhuma cidade do nordeste na lista. Aliás, não tem nenhuma cidade do Brasil que esteja em GMT-3 na lista.

    Isso é muito ruim mesmo.

Os comentários estão fechados.