Nokia Data Gathering – Made in Brazil

A Secretaria de Saúde do Amazonas é a primeira a utilizar a nova tecnologia móvel para monitorar a dengue

São Paulo, 29 de setembro de 2008 – A Nokia, líder mundial em mobilidade, anuncia a primeira aplicação do Nokia Data Gathering (Nokia Coleta de Dados), uma solução de software para ajudar organizações a coletar dados de pesquisas de campo de forma rápida e enviá-los em tempo real. A nova tecnologia, que substitui formulários em papel, garante resultados mais seguros e será utilizada ainda este ano pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão da SUSAM (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas), em um projeto de combate à dengue na região metropolitana de Manaus.

Desenvolvido no Brasil, o Nokia Data Gathering, que não terá custos para organizações do setor público e ONGs, permite às organizações criar questionários detalhados para distribuição em diversos aparelhos móveis por meio da rede celular. Agentes podem preencher o questionário no visor do aparelho e mandar as informações em seguida para um servidor central. O sistema também permite o uso do geotag (marcação geográfica) com informações de GPS, que permitem identificar em um mapa os pontos exatos onde a coleta foi realizada. Este recurso garante uma tomada de decisão mais precisa para obter uma localização com mais detalhes das condições do local.

“O formato convencional de pesquisas exige o transporte de muitos formulários, além de existir sempre o risco de preenchimento incorreto e conseqüente demora na análise e compilação dos dados”, diz Luciana Souza, gerente de responsabilidade social corporativa da Nokia do Brasil. De acordo com Luciana, a coleta de informações em dispositivos móveis desempenha um importante papel social em comunidades isoladas ao redor do mundo. “Trata-se de um serviço que usa a modernidade com excelente custo-benefício e traz enorme facilidade de uso para o pesquisador. Em campos como a saúde, por exemplo, o acesso às informações faz a diferença na hora de combater possíveis epidemias”, complementa.

Combate à Dengue

A SUSAM irá usar o Nokia Data Gathering para auxiliar na prevenção de doenças. A partir de outubro, 50 especialistas sairão às ruas da região metropolitana de Manaus, munidos de aparelhos Nokia E61 e Nokia E71, emprestados pela Nokia por comodato, para obter e registrar dados sobre comportamentos preventivos e sintomas da dengue. A fase piloto de implantação da nova tecnologia foi realizada nos últimos dois meses nas zonas Norte, Leste e Oeste, em bairros escolhidos com base nos dados de presença de mosquitos e larvas, e no número de casos da doença.

Os dados recolhidos ao longo da campanha servirão de suporte aos inquéritos bimestrais realizados para o levantamento rápido de presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti em residências e outros edifícios. “A Secretaria de Saúde do Amazonas mantém uma série de programas para enfrentar doenças endêmicas na região e a tecnologia da Nokia vai facilitar a coleta e análise de dados epidemiológicos”, afirma o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa.

A tecnologia do Nokia Data Gathering envolve a transmissão de dados quase em tempo real, por meio da conexão GPRS das redes GSM. Em locais onde não há rede, os dados ainda podem ser armazenados em um cartão de memória e enviados quando o sinal se restabelecer. Ainda há a possibilidade de envio de dados para um computador via bluetooth (sem fio), cabo USB ou pelo próprio cartão de memória.

“A transmissão das informações logo após as entrevistas, além de garantir melhor agilidade e segurança, evita o preenchimento manual, que costuma ser mais trabalhoso e demorado”, diz o secretário. Para o ano que vem, o objetivo é expandir o projeto, envolvendo os 600 agentes de saúde que cobrem todo o estado do Amazonas, obtendo dados também para prevenir e combater a malária e febre amarela. Ainda há a previsão de uso da tecnologia do NDG para campanhas de vacinação e ações de vigilância sanitária e ambiental.

No início deste ano, o Governo do Amazonas elaborou o Plano de Impacto para o controle da dengue, visando reduzir os riscos de epidemia em Manaus. A capital responde por mais de 90% dos casos registrados no Estado.

Com ações integradas de saneamento, educação em saúde e combate ao mosquito Aedes aegypti, realizadas de fevereiro a junho, o Plano gerou uma queda de mais de 40% nos casos registrados neste período. As ações foram desenvolvidas por órgãos públicos estaduais e municipais, indústria, comércio e Forças Armadas, sob a coordenação da FVS.

“Conseguimos controlar a dengue, mesmo com todos os fatores favoráveis à expansão da doença, como a circulação dos três sorotipos, o clima e a proximidade com estados onde houve epidemia em 2008”, afirma Evandro Melo, diretor da FVS. Segundo ele, os casos entre junho e julho foram 47% menores que os registrados no ano passado, quando a doença estava totalmente estabilizada.

Formulários customizados

A tecnologia do NDG foi criada para diversos fins, indo além do campo da saúde. “Por exemplo, a obtenção remota de dados é fundamental em áreas como agricultura, censos, serviços emergenciais e até suporte a crianças carentes. Trata-se de um serviço com diversas possibilidades”, reforça André Erthal, gerente do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia). Os formulários e questões podem ser totalmente customizados de acordo com a necessidade de cada instituição. “O próprio responsável pela pesquisa pode criar os formulários digitais e transferi-los para o aparelho via Internet, SMS, cabo de dados ou bluetooth”, diz Erthal.

A Nokia irá licenciar o software do NDG sem custos. “Esta solução mostra o verdadeiro potencial da tecnologia móvel para entregar benefícios sociais”, acrescenta Luciana Souza. “Quanto mais crítico é o tempo para obter as informações, mais importância ganha uma solução baseada em um aparelho móvel”, diz.

Entidades e empresas interessadas em mais informações podem acessar o site do NDG (www.nokia.com/datagathering).

Fonte: LVBA Comunicação

Atualização de Firmware para o N96 – Mas já?

Mal foi lançado, o N96 já dispõe de uma atualização de Firmware para corrigir uns poucos erros. Parece-me justo que a Nokia trate muito bem os abastados corajosos que desembolsaram mais de € 700 no N96.

Pelo que foi reportado no Symbian Freak ainda existem alguns bugs e outros foram introduzidos nesse update de firmware, o que me faz crer que em breve haja outra autalização disponível para o N96.

A lista completa de correções de erros está neste link.

Só tenho uma dúvida: Algum leitor aí já tem um N96? Caso positivo, poderia nos dizer quanto custou a criança e como é o aparelho?

T9Nav grátis para testar até outubro

Há algum tempo venho usando o aplicativo T9 Nav que está terminando seu Beta no final de Outubro de 2008. Até lá ele pode ser testado de graça. E olha que vale a pena!

O programa funciona da seguinte forma, você digita na área de discagem do seu celular os números correspondentes ao que você quer procurar (contato, programa, compromisso, etc.) e o T9Nav encontra para você.

Por exemplo, se você quer abrir o Real Player, comece digitando 7325 (as teclas que correspondem às primeiras letras do programa) e o T9Nav vai mostrar todos os itens que têm essas letras, inclusive o real player.

O mesmo serve para contatos e compromissos.

Para baixar o programa, visite o site http://t9nav.com/

Espero que o programa seja barato, porque já me acostumei com ele tanto no E65 quanto no E51. Eu enviei uma mensagem para os desenvolvedores perguntando isso. Posto aqui assim que souber.

Freewares da Semana (Antigo Freewares de Sábado) – Emuladores de Jogos para S60

Hoje pela manhã lendo o blog do Ramalho, vi a sugestão dele de um emulador de jogos de Colecovision (O videogame que desbancou o Atari 2600) para celulares S60.

Como ele não postou o site do desenvolvedor do programa resolvi procurar no Google, e encontrei o site só com emuladores de consoles de videogames gratuitos (ou versões de teste).

É realmente um achado!

Além do ColecoEm, no mesmo site existe um emulador gratuito de MSX chamado fMSX e um emulador gratuito de ZX Spectrum chamado SPECCY.

Os outros emuladores do site são pagos, mas só esses três já valeram a dica!

O endereço do site é o seguinte: http://fms.komkon.org/EmuSymbian/

Nokia 5800 XpressMusic sai no dia 02/10 – Diz a Reuters

A Reuters acabou de colocar em seu site a notícia onde diz que duas fontes da indústria informaram que o Nokia 5800 XpressMusic vai ser lançado no dia 2 de outubro durante um evento em Londres.


Não sei se procede a informação, já que haverá um outro evento da Nokia em Londres, mas no dia 20 de Outubro. De qualquer forma, a Reuters não é de publicar boatos…

Gostaria muito de ver esse aparelho brigando com o iPhone. Não agüento mais a puxação de saco que o pessoal faz para aquele iPod com celular.

Só para lembrar as especificações não oficiais do “Tube”:

  • Tela touchscreen de 3.2″ com resolução de 640 x 350 e 16M de cores.
  • Câmera de 3.2 megapixel com autofoco
  • Quad-band (850/900/1800/1900Mhz) GSM/EDGE
  • 3G UMTS/HSDPA
  • Bluetooth 2.0
  • WiFi
  • GPS
  • Plug de 3.5mm para fone de ouvido
  • TV-out port
  • 140MB de Memória Interna
  • Dimensões: 111 x 52 x 14.5 mm
  • Peso: 104g

Algum leitor vai estar em Londres na próxima semana? 🙂

Meu 6555 na assitência – Parte III – De novo na PLL

Hoje postei de novo o celular 6555 para a PLL porque o call center da Nokia me disse que eles são a única assistência técnica aqui do Rio de Janeiro. Espero que o celular volte consertado ou que credenciem uma assistência decente aqui na cidade.

Já estamos na parte III dessa história. Vamos ver se ela não vira uma novela Mexicana.

Data Local Situação
24/09/2008 14:27 AC TIJUCA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA/RJ – RIO DE JANEIRO/RJ
24/09/2008 13:28 AC TIJUCA – RIO DE JANEIRO/RJ Postado

Resultado da Enquete

Com a mudança do layout do blog, não pude aproveitar todos os widgets do layout antigo. Com isso, a enquete teve de ser finalizada.

Para quem não sabia, havia uma enquete na barra lateral perguntando qual era o celular S60 que o leitor tinha (eu sei que ficou um cacófato, mas deixarei assim).

Conforme minhas expectativas, o celular campeão disparado foi o N95 (e seu irmão N95 8GB), seguido não tão de perto, pelo N73, que foi, antes do N95 aparecer, o celular S60 mais vendido pela Nokia.

Tecnicamente empatados em segundo lugar, estão o N73, o N81/N81 8GB e o famigerado E62, que foi o celular preferido das promoções das operadoras Claro, TIM e Vivo.

Minha maior surpresa foi o E51 (que vai ter o seu review publicado aqui no blog em breve) que ficou logo atrás desse segundo lugar técnico. Não esperava que tanta gente tivesse esse celular. Eu, pelo menos, estou satisfeitíssimo com o meu.

Mas chega de blá-blá-blá e vamos logo ao gráfico e à tabela que eu finalmente consegui fazer, apesar do Excel 2007 ser muito chato e tão diferente das versões anteriores.


Por falar em Excel, meu outro irmão (que tem um celular Siemens, eca) montou um blog com dicas de Excel e eu também estou escrevendo umas coisinhas por lá. Anotem aí o endereço do blog dele: http://excelgredo.blogspot.com/ (Mais um blog na família)

Seguindo a sugestão do leitor Ricardo Henrique (RHesus), a coluna semanal Freewares de Sábado passou a se chamar Freewares da semana. Portanto, tenho até sábado que vem para postar algum freeware que preste. Aguardem!

Também gostaria de saber que celulares apareceram em “Outros”. Quem votou em “Outros”, poderia apresentar seu ceular S60? Fiquei curioso.

Novidades

A primavera começou hoje. Junto com ela começou também o Fórum do blog!

O Fórum é uma coisa que eu estou me propondo a fazer há muito tempo, mas nunca consigo um tempinho para colocar em prática.

O endereço do Fórum é http://forum.nokiabr.com.br/. Coloquei lá em cima, na barra de título, um link direto também para facilitar.

A outra mudança vocês já devem ter notado (pessoal do RSS, visite o blog).

Isso mesmo, eu mudei o layout do blog atendendo ao pedido de todos que estavam enjoados de tanto verde e pediram um azul. Agora tudo é azul, azul da cor do mar, como diria o grande Tim Maia.

Espero que vocês gostem das duas novidades.

Legends Telegraph – Nokia revelando suas novas tecnologias

A Nokia montou um site muito legal chamado “Legends Telegraph” para mostrar em que tecnologias tem trabalhado ultimamente e o que podemos esperar em breve dos seus aparelhos.

A página propõe um jornal, que, apesar de parecer muito velho, traz vídeos, hiperlinks e quebra-cabeças.

Depois de assistir a todos os vídeos você é apresentado a 5 quebra-cabeças ou 5 charadas, o que você preferir. Para assistir ao último vídeo, é preciso preencher um formulário com o seu nome na parte superior do jornal e colocar uma foto (eu coloquei uma engraçada).

No meio desse filme, vai aparecer o seu nome num saco de provas e uma das provas é a sua própria foto. Muito bem feito esse filme.

Eu ainda não sei o que vem depois das charadas porque não consegui ainda passar da quarta charada (já ouvi falar que a quinta é quase impossível).

O endereço do site é http://www.legendstelegraph.com/.

Se vocês descobrirem como se passa da quarta charada, me avisem. Já testei todos os números que aparecem no E71 (Sim ele tem uma agenda).

Ah e se alguém terminar as 5 charadas, poste um comentário dizendo o que vem depois. 🙂

Meu 6555 na assitência – Parte II – Bola fora da PLL


Acabei de chegar em casa e me deparei com uma caixa de SEDEX para mim. Fiquei curioso, afinal de contas, não comprei nada em nenhum lugar e não estava esperando nenhuma encomenda.

Quando vi o remetente da encomenda (PLL Centro) vi logo que que só poderia ser a devolução do meu 6555 que havia ido para o conserto na garantia na semana passada.

Como sou um sujeito otimista, pensei que tinham consertado muito rápido e fiquei contente, mas só por 10 segundos. Logo em seguida me lembrei que o celular havia chegado na assistência técnica na sexta-feira às 18:10 (veja esse post aqui) e na etiqueta da caixa estava escrito que ele tinha sido postado de volta na segunda-feira. (Uau! Assistência The Flash!)

Das duas uma, ou eles estão sem nenhum celular para consertar – muito pouco provável – ou não fizeram nada e me mandaram de volta o aparelho.

Para acabar com o mistério, peguei o telefone e coloquei o SIM Card para testar. Logo na primeira chamada para o telefone de casa ele tocou uma vez para mim e ficou mudo, enquanto continuava tocando no telefone de casa. Fiz outro idêntico teste e a mesma coisa aconteceu. No terceiro teste, pedi para a minha esposa me telefonar. A chamada foi muito bem por 1 minuto e ficou muda logo em seguida. Grrrrrr!!!

Resultado, o aparelho voltou igualzinho. Igualzinho não, voltou cheio de etiquetas coladas em todas as partes possíveis e imagináveis.

Vocês lembram que eu falei na primeira postagem dessa série que já imaginava qual era a assistência técnica que recebeu o celular? Pois é, eu estava pensando justamente na PLL. Meus temores se concretizaram.

Quando eu mandei meu 7610 para a garantia em 2006, ele foi para a PLL, e voltou com o mesmo defeito de uns pixels mortos no display (que tem até hoje) e demorou 40 dias para voltar. Só fizeram um update de firmware nele, como se isso fosse resolver um problema do display.

Além dessa minha experiência com a PLL em 2006, uma amiga da minha esposa tem recordações assustadoras de quando mandou seu Nokia 5200 para a assistência e ele foi parar também na PLL. Ela já se ofereceu para escrever um artigo aqui no blog sobre essa experiência que ela não quer ter novamente.

Agora é a minha vez de reclamar dessa assistência técnica, mais uma vez. O aparelho voltou na caixa, sem a cópia da nota fiscal (eu havia mandado duas cópias) e sem nenhum relatório de reparo ou motivo de devolução. Simplesmente mandaram o aparelho e o carregador de volta sem nenhuma explicação ou comunicação. Nem um papel de pão com um bilhete dizendo porque eles não quiseram consertar o celular!

Para completar a brincadeira, escreveram no destinatário “JOZÉ ANTONIO VIANA DE MAGALHCES OLIVEIRA”[sic]. O digníssimo portador do Q.I. de alface que escreveu isso nem se deu o trabalho de reler o que havia escrito. Esquecer um “N” no Vianna, vá lá; mas JOZÉ e MAGALHCES é muito desleixo!

Amanhã vou ligar de novo para a Nokia para ver como me resolvem esse assunto. Não coloquei “Parte Final” no título da postagem porque acho que isso está longe de ser resolvido.

Termino dizendo: Essa foi só mais uma pisada de bola, bola fora e gol contra da PLL Centro.




Freewares de Sábado – na Segunda-feira

Esse fim de semana foi bastante corrido. Nem tive tempo de postar o Freeware de Sábado. Mas foi bom porque hoje tenho um pouco mais para falar sobre o programa que eu já ia falar no sábado.

SlideHelper

Já uso o SlideHelper há algumas semanas, desde que fiz o review do N81 8GB e me indicaram esse ótimo programa.

De lá para cá, precisei formatar o E65 e o desenvolvedor do SlideHelper lançou nesse intervalo uma nova versão do programa. O que aconteceu foi que essa última versão (1.06) não é compatível com o E65.

Ontem à noite enviei um e-mail para o desenvolvedor do programa, que é Russo, pedindo o arquivo da versão 1.05 para poder voltar a usar o programa.

Hoje pela manhã ele respondeu muito atencioso com o arquivo em anexo e já me passou até uma prévia da próxima versão 1.07 que terá uma versão “Light” que deve funcionar no N80 e no E65.

O programa foi feito para funcionar no N95 e no N95 8GB e serve para se definir ações ao se abrir e fechar o slide do celular. Para mim eu o configurei para bloquear o teclado do celular ao se fechar o slide e desbloquear ao abrir (ação padrão).

Para baixar o programa, visite o site http://s60soft.ru/eng/ e clique em “more info” e baixe a versão mais atual do programa.

O programa não está assinado. Você precisa assinar o arquivo SIS no Symbian Signed.

Para os usuários de N80 e E65, a versão atual ainda não funciona, mas a 1.07 Light vai atender ao público desses aparelhos. Aguardem!

Meu 6555 na assitência – Parte I

Estou há algum tempo tentando arranjar um espacinho na agenda para conseguir colocar o 6555 no conserto. Ele vinha apresentando um problema chato que derrubava todas as chamadas depois de um tempo aleatório (curto).

Depois que eu ganhei o E51 da TIM (descrito nesse post), resolvi aposentar temporariamente o 6555 para consertá-lo. E assim fiz.

O primeiro passo foi telefonar para a Nokia (4003-2525) e perguntar o que fazer.

Ele foram muito diretos nas perguntas e em pouco tempo eu já tinha o procedimento para mandar o celular para a garantia.

O primeiro passo seria mandar pelo correio o celular e o carregador (sem chip e sem cartão de memória) para a assistência técnica.

Para isso eles dão um número de postagem e você só tem que levar o celular e o carregador numa agência dos correios próxima (escolhida por eles) e lá você recebe um formulário e uma caixa para enviar o aparelho.

Depois, com o número do objeto que o correio me deu, consegui ver que o celular já foi entregue no dia seguinte numa assistência técnica (que não sei qual é, mas imagino qual seja) no centro da cidade.

Data Local Situação
12/09/2008 18:10 CEE CENTRO – RIO DE JANEIRO/RJ Entregue
12/09/2008 14:43 CEE CENTRO – RIO DE JANEIRO/RJ Saiu para entrega
12/09/2008 02:12 CTE BENFICA/RJ – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE CENTRO – RIO DE JANEIRO/RJ
11/09/2008 15:45 AC TIJUCA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA/RJ – RIO DE JANEIRO/RJ
11/09/2008 15:06 AC TIJUCA – RIO DE JANEIRO/RJ Postado

Então foi dada a largada. Vamos ver quanto tempo demoram para consertar e para me devolver o aparelho.

Seu PC Suite travou?

Uma coisa que acontece com bastante freqüência comigo é o Nokia PC Suite travar ou ficar “bobo” e não reconhecer mais nenhum telefone.

Toda vez que isso acontecia, bastava reiniciar o PC para o programa voltar a reconhecer os telefones novamente.
Apesar disso resolver o problema, é sempre muito chato ter que reiniciar o computador para resolver um problema. Até porque nem sempre você pode parar as outras coisas que estão abertas para reiniciar.
Depois de quebrar um pouco a cabeça, descobri que além do processo do PC Suite existem mais dois que nem sempre são fechados quando apertarmos a opção “sair” do programa.
Se você usa o PC Sync para sincronizar seus dados com o Outlook, por exemplo, existe também um processo chamado PCSync2.exe sendo executado.
Um outro processo que nunca é fechado junto com o PC Suite é o ServiceLayer.exe.
Fechando esses três processos, você poderá abrir novamente o Nokia PC Suite e ele vai conseguir reconhecer os telefones.
Um detalhe importante: Antes de fechar os processos, desconecte o telefone do computador.