Review do N81 – Parte 2 – Music Please!

Você quer um celular espetacular no quesito música? O N81 8GB é para você. Continuo com a opinião de que esse celular foi feito mais para jogar e para ouvir música do que qualquer outra coisa. Essas são as melhores características dele. Foram cuidadosamente caprichadas.


Sinceramente, achei o quesito música do N81 bastante superior ao do N95. Os dois auto-falantes que ele traz na parte de cima do celular fazem o N95 e o N82 ficarem roborizados. O som deles é límpido e poderoso. Pode ser bem alto, dependendo da sua vontade de ouvir música. Na minha humilde opinião eles são bem melhores auto-falantes dos dois melhores celulares da Nokia no momento.


O N81 vem com um fone de ouvido muito bacana. Ele é separado em duas partes e bem no meio existe uma botoneira com 8 teclas e um clip para prender na camisa. (Não me lembro do fone do N95, não sei se ele é igual ou diferente, mas esse é muito bom!)

Olhando assim de perto, ele parece com um iPod Shuffle novo, mas só parece. Na lateral temos controle de volume. Na tecla grande temos os quatro controles de avanço, retrocesso, play/pause e stop. A tecla que tem o símbolo do telefone com o logo da Nokia serve para atender e terminar chamadas quando ele é usado para falar no telefone.


Do outro lado temos a chave para travar os teclado e o clip na parta de baixo. Não sei se dá para ver pela foto, mas os materiais do cabo do fone e do plug parecem ser muitíssimo resistentes. Não se parece nada com o fone do 7373 que era muito bonito, mas que era tão frágil quanto bonito.

Outro ponto positivo é o fato do celular aceitar fones normais de 3,5mm. Isso ajuda muito quando você não acha o fone do celular e tem à mão um fone normal do seu radinho à pilha.

Nesse quesito de suportar os fones de 3,5mm o N81 empata com o N95 e com o N82.


Ao contrário do N95, o N81 não tem o slider duplo para mostrar as teclas de play/pause, stop, avançar e retroceder (porque a gente não traduz, play, pause e stop? Vai entender…). No caso do N81, essas quatro teclas ficam à volta da tecla de navegação.

Eu havia lido em outros reviews que essas teclas eram muito mal posicionadas, que era muito difícil manipulá-las e que seria muito fácil apertá-las por engano. Apesar de meus dedões terem se atrapalhado com o teclado do poderoso N82 da minha tia, no N81 8GB não errei nenhuma vez na hora de trocar de música, apertar o pause ou parar as músicas. Também não os apertei por engano nenhuma vez, apesar da grande dureza que é apertar as teclas de seleção da direita e da esquerda. (Que eu já mencionei na primeira parte do review)


Por falar na tecla de navegação, esse aparelho vem com a possibilidade de usar essa tecla como uma Navi Wheel (aquela rodinha do iPod que você usa para selecionar as músicas e aumentar o volume). Confesso que não consegui usar essa função mesmo habilitando-a nas configurações. Aliás, porque essa função tão legal vem desabilitada por padrão?

Minha esposa conseguiu usar, mas eu nem esticando a veia do pescoço consegui fazer a tecla servir de Navi Wheel. Acho que me falta um cromossomo X para conseguir fazer isso funcionar. Gastei minhas impressões digitais dos polegares tentando fazer funcionar e não consegui. Vou colocar abaixo um vídeo de um sujeito que conseguiu fazer funcionar.

Outra pergunta básica: Como uma tecla quadrada pode ser chamada de Navi Wheel?

O aplicativo que toca as músicas é bem simples, mas tem tudo que eu precisava para ouvir minhas músicas. Ele parece ser idêntico ao do N82. Só não consegui fazê-lo baixar as capas dos discos automaticamente como o meu Media Player do Windows faz.

Coloquei alguns CDs de música clássica originais (que o Windows acha a capa normalmente), mas ele não encontrou as capas nem com vela, galinha preta e farofa. Tive que colocar manualmente a imagem do álbum associada às músicas para tirar a foto abaixo:



Se você é apaixonado por música e gosta de jogos (aguarde o último post), esse celular é para você.

No próximo post vou falar de fotos marcianas e vídeos em câmera lenta. 🙂 Não percam!

Comments on this entry are closed.

  • Moisés Júnior

    Só dando uma colaborada… O defeito das capas dos álbuns não é o N81. E sim o Windows media player… Principalmente o 11. Ele não adiciona as informações tag no arquivo. Tem que usar um programa tipo Tag&Rename. Microsoft ¬¬

  • Rugão

    A respeito do navy wheel, ele precisa ser ativado em: Ferramentas>Configurações>Geral>Roda navi ou Navy Wheel

    Então lá essa é ativada e funciona apenas na área de lista multimídia.
    Ali onde se vê as fotos, vídeos etc…(aquela qual a tela fica deitada)

    Para fazer-la funcionar, ela não é tão sensível quanto um iPod, mas não é tão rígida também.
    Há de se aplicar uma pequena pressão sobre a roda, girar o dedo sobre ela e pronto! [=

  • Anonymous

    O N81 é excelente para música e jogos sim! Mas sua câmera é uma das piores de 2mp que existem. É uma pena um aparelho tão bom decepcionar tanto. Só por isso não comprei. Não vale a pena pagar tanto com uma camera tão ruim.

  • Danielle Lima

    Olá!
    Adquiri um N81 8Gb essa semana, e de acordo com o site da vivo, ele possui gps integrado e navigator. Mas depois que comprei vi que não é bem assim.
    Ele funciona bem com Google Maps. O Nokia Maps funciona offline, mas apenas mostra endereços. Não traça rotas.

    Você sabe se pagando os demais serviços da Nokia, consigo ter navegação? Ou ainda precisarei ter um gps externo?

  • José Antonio Oliveira

    Anônimo, esse vai ser o meu próximo post, a câmera dele que só tira fotos marcianas…

    Danielle, Não tem GPS integrado no N81 nem no N81 8GB. Você precisa de um GPS bluetooth para usar a navegação.

  • Roberto Furutani

    Olá!
    Estou ancioso para ler seu review da câmera do N81. Quando é que você vai postar ele?

    * Muito legal o trabalho que você faz para esse blog. Parabéns!!!

    Roberto

  • José Antonio Oliveira

    Acabei de postar 🙂

  • Pedro

    o gps eh só por bt mas não há necessidade de usar o pacote de dados da operadora não, vc baixa o nokia maps loader salva os mapas na memo do cel e pronto.

    ps: ele traça rotas offline sim, já fiz isso