Revisão do N82

Antes de começar:
<DESABAFO>
Enquanto a Nokia não me empresta uns aparelhos para termos mais reviews aqui no blog, vou dando meu jeito e pegando aparelhos emprestados com parentes e amigos para fazer revisão aqui. Seria ótimo que ela pudesse me emprestar outros aparelhos para que eu não precisasse ficar implorando às pessoas para me emprestarem seus celulares.
</DESABAFO>

Hoje temos aqui, nada mais nada menos que um N82 para vermos todas as características dele. Minha tia gentilmente me emprestou seu celular para eu fazer update de firmware e eu aproveito para fazer o review no blog.

(Não reparem na qualidade dos vídeos dessa postagem. Eu acabei gravando tudo na qualidade mais baixa da câmera digital e só reparei depois que fiz o upload para o Youtube.)

Primeira coisa que me impressionou nesse celular foi a capacidade de sobreviver à água do vaso sanitário, hehehe. Ele caiu na privada do hotel da Alemanha onde minha tia estava hospedada e voltou a funcionar depois de um dia secando sem a bateria. Nunca tinha visto um celular ir à privada e voltar com vida. Por sorte, ele caiu antes da operação, se é que vocês me entendem :).

Esse é, na minha opinião, o melhor celular que a Nokia tem no momento, inclusive melhor que o N95 8GB. Antes que me corrijam, digo isso como opinião pessoal, uma vez que ele tem tudo que tem o N95 8GB menos o slider que dá tanto pano para reclamações de folga e quebras.

O N82 foi anunciado em Novembro do ano passado (2007) com as seguintes características:

  • Dual CPU ARM 11 de 332MHz
  • Acelerador 3D para jogos
  • Acelerômetro
  • GPS integrado
  • Câmera de 5MPx c/ auto-foco e proteção para a lente
  • Flash de Xenon
  • Teclas para jogos
  • N-Gage
  • Câmera VGA frontal
  • WiFi
  • Slot para microSD
  • Jack de 3.5mm para fone
  • Bateria de 1050 mAh
  • GSM 850/900/1800/1900
  • WCDMA 2100
  • HSDPA
  • Bluetooth
  • Symbian S60 3rd Edition FP1

e mais uma lista interminável de outras características maneiras.

A única parte ruim nesse aparelho é o teclado, ainda mais para pessoas com dedos largos como eu. Parece que a Nokia quis imitar a Sony Ericsson com seus celulares com botões mínimos. A meu ver esse é o único defeito do N82 (Assim como o N78). Eles poderiam ter aprendido com as reclamações do N91, mas parece que eles não deram ouvidos aos donos do N91.

Depois de falar do defeito, vamos às características maneiras dele.

Primeiro, o GPS funciona muito melhor que o GPS do N95. No N95 que eu recebi para testes da Nokia no ano passado, o GPS não funcionou na janela daqui de casa nem por um decreto. Já o N82 funcionou perfeitamente em cima da mesa que fica do lado da janela.

Outra coisa legal do celular é virar o menu e a tela sempre que o celular fica de lado. Isso é o máximo para mim, que estou acostumado a virar o E65 e ter que virar a cabeça para ver o celular. Ainda não testei o acelerômetro em jogos, mas só de poder ver as fotos giradas só rodando o celular, é muito legal.

E, por falar em foto, a câmera desse celular é um capítulo à parte. Ele não só tem a melhor câmera dos celulares da Nokia como também vem com um flash de Xenon igualzinho ao da sua câmera digital. A qualidade das fotos é realmente muito superior às do N95, justamente por esse motivo.

Vejam abaixo um exemplo disso. A primeira foto eu tirei com o N82 e a segunda eu tirei com a minha Canon SD1000 de 7.1MPx (para variar a modelo é a Isolda, minha gata RND adotada na SUIPA em 2002).


É impressionante ver que a qualidade é muito próxima à de uma câmera digital comum.

Além da câmera excelente, ele tem conexão 3G em WCDMA e HSDPA que fazem muita diferença para o meu E65. Por exemplo, acabei de assistir a um vídeo no Youtube que baixou muito mais rápido no TIM CONNECT FAST porque estava em HSDPA (3,5G).

Depois testei o N82 como modem 3G e foi muito melhor que o E65, onde eu só consigo uns 300kbps de download. No N82, a coisa foi diferente (Apesar do reverso do IP indicar que eu estou conectado pela TIM, o SpeedTest inventou que esse IP é da NET).


Outra coisa legal desse celular, em comparação com meu E65 é a câmera frontal para video chamada. Fiz um teste com meu irmão e a chamada ficou perfeita. Se eu tivesse um aparelho desses não ia precisar fazer videochamadas na frente do espelho, hehehehe.

A navegação no browser do celular é extremamente rápida, ainda mais usando o TIM 3G em HSDPA. Filmei o download e a instalação do Mobitubia e a execução de dois vídeos com ele. Foi bem rápido mesmo. (Demorei mais para digitar enquanto segurava a câmera, hehehe).

O celular ainda conta com o cabo TV Out para você poder ver a tela do celular numa TV ou num projetor com conector RCA, muito legal.

Assim como o N81, o N82 também vem preparado para rodar jogos do N-GAGE. Veja abaixo o jogo de demonstração que veio com ele e o Snake 3D. (É muito difícil jogar segurando a câmera. Não sei onde eu guardei o tripé dela)


Como sempre, termino o review com umas fotos do celular e uma comparação de tamanho com outros celulares da Nokia. Para os que estão de olho num N95 8GB ou num N81, sugiro fortemente considerar a compra de um N82.





Comments on this entry are closed.

  • Anonymous

    Ô pessoalzinho da Nokia !! Vocês não acham que alguém compra hoje em dia qualquer coisa de tecnologia sem ler fóruns e blogs não, né? Ele devolve depois. Boto minha mão no fogo.

  • airton alves medina

    Falando em TIM Connect Fast…

    José, preciso de ajuda em um teste.
    Estou tentando “combinar” o plano TIM WEB + o plano BLACKBERRY ASSINATURA ZERO, mais o programa BLACKBERRY CONNECT 4.0.

    Seguinte: Quero saber se quando ativar o plano BB Assinatura Zero no TIM Chip o tráfego de dados vai ser incluído no plano TIM WEB ou eles vão cobrar por fora. Se for o mesmo APN e cobrarem dentro do plano TIM WEB estamos feitos!

    Dê uma pesquisada e quando puder entre em contato.

  • José Antonio Oliveira

    Airton, nunca ouvi falar no plano Blackberry Assinatura Zero. Você usa o BB Connect 4.0?

    Mais tarde entro no MSN para conversar com você.

    Um forte abraço!

  • Heraldo Kmojze

    o que é uma gata RND?

    os caras da Nokia saio uns mão de vaca, meu!

  • José Antonio Oliveira

    RND = Raça não definida = Vira-lata 🙂

  • Kubuntu Ubuntu
  • kleverson

    José, por favor, em outro review do N82, li que os autofalantes (speakers) dele são ruins, comparados aos do N95, quando tocando no MP3 player em som alto e sem fones de ouvido. Você Poderia ouvir alguma música nos dois modelos e confirmar isso ?

    Obrigado.

  • José Antonio Oliveira

    Kleverson, não tenho como comparar com o N95 porque não tenho um aqui comigo. De qualquer forma, já adianto que o som dele é bem alto. A única coisa é que as duas caixas de som ficam do mesmo lado do aparelho, uma no topo e outra na base. Se você estiver segurando o celular pode acabar tapando uma das caixas.

  • kleverson

    Obrigado José. Link para o review onde o autor fala sobre o som do aparelho:
    http://mobilespace.wordpress.com/2008/01/23/n82-review-part-1-the-speakers/

  • Anonymous

    tb tenho um n82, daria pra vc postar os app que vc utiliza nele?

  • Norsk

    José!

    Primeiro quero parabenizá-lo pelo excelente blog, tem sido muito útil!
    Estou praticamente adquirindo um N82, muito devido às suas revisões!

    Sobre isso, gostaria de tirar uma dúvida a respeito da memória.
    O site da nokia disse q era expansível até 4gb, outros dizem até 8gb.
    A verdade é que nem sei até qtos gigabytes é possível encontrar estes cartões microSD.

    Poderia esclarecer algo a este respeito? Há um limitador? Se houver de 16gb, é possível?

    Um abraço!

  • José Antonio Oliveira

    Norsk, cartão de 8GB eu tenho certeza que funciona e estou quase comprando um no Mercado Livre.

    Nunca vi ninguém falando sobre o de 16GB, precisa dar uma pesquisada antes de comprar.