Como zerar as tentativas para desbloquear o celular depois de ter tentado 3 vezes sem sucesso?

O que acontece quando você tenta mais de três vezes desbloquear o seu celular BB5 e não acerta o código?

Simples: O celular exibe uma mensagem indicando que não é mais possível desbloquear o aparelho.

Muita gente procura códigos de desbloqueio na Internet e sai tentando desbloquear o celular com calculadoras, dicas e programas e acabam deixando o celular impossibilitado de ser desbloqueado até na operadora.

Com o advento do novo regulamento da Anatel para as operadoras celulares, essas pessoas que já poderiam estar com os seus celulares desbloqueados, acabam sem essa possibilidade porque tentaram desbloquear mais de três vezes. Neste caso, mesmo que a operadora dê o número de desbloqueio certo, não é possível desbloquear o aparelho só com esse código.

Bom, como para tudo na vida existe uma solução, que neste caso, infelizmente, não é grátis, a empresa que desenvolve o NSS – Nêmesis Service Suite – oferece um serviço de zerar o número de tentativas de desbloqueio do aparelho.

Notem que o serviço não desbloqueia o celular, ele apenas dá mais N tentativas para a pessoa usar o código certo, provavelmente na operadora.

Não é preciso enviar o aparelho para a Inglaterra (onde essa empresa está estabelecida), basta seguir os passos que eu vou indicar abaixo, salvar um arquivo ASK, pagar pelo serviço e receber de volta os arquivos de reparo para serem enviados ao celular para zerar o contador.

No caso de aparelhos BB5, o serviço custa atualmente €20,00, e no caso dos aparelhos mais antigos (DCT4), o serviço custa €2,00. Se se considerar o valor do aparelho, nenhum dos dois serviços é tão caro assim.

Para solicitar os arquivos de reparo é preciso enviar o arquivo ASK do seu aparelho para eles (ou para qualquer outra empresa que faça esse tipo de serviço).

Seguem abaixo os passos para ler o arquivo ASK do seu celular, você vai precisar do cabo USB compatível com seu aparelho e do NSS (baixe nesse endereço):

1) Ligue o aparelho e verifique que ele está com a bateria cheia
2) Feche o Nokia PC Suite, os outros programas da Nokia que possam estar abertos
3) Verifique se o processo “ServiceLayer” ainda está rodando no gerenciador de processos do Windows XP. Se ainda estiver sendo executado, termine o processo.
4) Conecte o celular através do cabo USB
5) Abra o NSS e clique na lupa no canto direito superior.

6) Clique no botão “Phone Info” e depois selecione Power Mode “Local” e clique em “Change”

7) Espere o telefone reiniciar com a mensagem “Local mode” em cima do logo da Nokia
8) Clique no botão “Security” com o cadeado e depois no botão “Read”

9) Clique na aba “Certificates” e depois clique em “Read”
10) O programa vai abrir uma janela para salvar o arquivo ASK. Salve o arquivo com o número do seu IMEI.ask. Você pode consultar o número no IMEI na mesma janela que estava aberta anteriormente.

Depois de executar esses passos, você poderá enviar esse arquivo ASK para a B-phreaks Ltd (ou para outra empresa que faça o mesmo serviço) e eles devolverão um arquivo RPL com a licença original para você zerar o contador.

Para enviar esse aquivo para o celular, basta seguir os mesmos passos acima, até o passo 9. Depois clique em “Write” e selecione o arquivo enviado pela empresa. Aguarde o arquivo ser enviado para o celular.

Para terminar, volte o seu celular para o modo normal, clicando no botão “Phone Info”, depois no Power Mode Normal e depois no botão “Change”.

Comments on this entry are closed.

  • Renato

    Bom tutorial! Porém pagar 20 euros para desbloquear um BB5 no caso um N95 é um absurdo… melhor levar na assitencia técnica da nokia e fazer o desbloqueio pagando…