Symbian Foundation vem aí! Toma Android!

Tentei escrever sobre isso logo cedo, mas como estou desempenhando várias funções simultaneamente no trabalho, acabei deixando para escrever só agora.

A Nokia anunciou hoje pela manhã que lançou uma oferta para adiquirir todas as cotas da Symbian Limited, já que ela não detém ainda a organização como um todo. O valor da transação, que dará à Nokia os 52% de cotas ainda que lhe faltam, será de aproximadamente €264 milhões (aproximadamente R$ 700.000.000,00 – Muito zero, né?).

Essa aquisição é fundamental para a criação da Symbian Foundation, anunciada hoje pela Nokia, junto com a AT&T, LG, Motorola, NTT DOCOMO, Samsung, Sony Ericsson, STMicroelectronics, Texas Instruments e Vodafone; que virá para unificar a plataforma e as interfaces com o usuário, que hoje conta com o S60, o UIQ e o MOAP(S).

Além de unificar as plataformas atuais do Symbian, será a primeira plataforma aberta para celulares, dando um passo à frente do Google com seu Android. Todos os colaboradores da fundação estarão integrados para melhorar a plataforma que já conta atualmente com 235 modelos de dispositivos com uma base de 200 milhões de aparelhos já vendidos. Isso deverá estar disponível, sob a licença EPL 1.0 (Eclipse Public License) durante os próximos dois anos.

O que será que o pessoal do Google está pensando hoje? Vão começar a concorrer com uma plataforma com quase 250 milhões de aparelhos já vendidos e com 10 anos de estrada. Vai ser bonita a briga! Isso sSem falar nos iPhones e nos Windows Mobile.

Maiores informações (em Inglês):

http://www.nokia.com/A4136001?newsid=1230415
http://www.symbianfoundation.org/
http://www.s60.com/business/newsevents/pressreleases/?action=latestNews&pbId=&newsId=445&c_id=10&yid=2008&mid=6

Comments on this entry are closed.

  • Denver

    Opa, demais essa da Nokia. Tbem adorei.

    Você viu que a Nokia lançou o Nokia N95 8GB no Brasil?

    Veja – http://www.acidpixel.com/?p=96

    Abração
    Denver

  • José Antonio Oliveira

    Boa dica Denver. Ainda está bem caro, mas já é um início ter uma versão brasileira do N95.

    Muita gente tem comprado lá fora, mas vem em português de Portugal e não é a mesma coisa.

  • Ronaldo

    Estão provavelmente pensando o mesmo que a Apple quando decidiu concorrer com HP/Dell. Quanto tempo até a ficha cair? 🙂

  • Daniele

    Como faço para te mandar um email?

    danyleeloo@gmail.com