Symbian Foundation vem aí! Toma Android!

Tentei escrever sobre isso logo cedo, mas como estou desempenhando várias funções simultaneamente no trabalho, acabei deixando para escrever só agora.

A Nokia anunciou hoje pela manhã que lançou uma oferta para adiquirir todas as cotas da Symbian Limited, já que ela não detém ainda a organização como um todo. O valor da transação, que dará à Nokia os 52% de cotas ainda que lhe faltam, será de aproximadamente €264 milhões (aproximadamente R$ 700.000.000,00 – Muito zero, né?).

Essa aquisição é fundamental para a criação da Symbian Foundation, anunciada hoje pela Nokia, junto com a AT&T, LG, Motorola, NTT DOCOMO, Samsung, Sony Ericsson, STMicroelectronics, Texas Instruments e Vodafone; que virá para unificar a plataforma e as interfaces com o usuário, que hoje conta com o S60, o UIQ e o MOAP(S).

Além de unificar as plataformas atuais do Symbian, será a primeira plataforma aberta para celulares, dando um passo à frente do Google com seu Android. Todos os colaboradores da fundação estarão integrados para melhorar a plataforma que já conta atualmente com 235 modelos de dispositivos com uma base de 200 milhões de aparelhos já vendidos. Isso deverá estar disponível, sob a licença EPL 1.0 (Eclipse Public License) durante os próximos dois anos.

O que será que o pessoal do Google está pensando hoje? Vão começar a concorrer com uma plataforma com quase 250 milhões de aparelhos já vendidos e com 10 anos de estrada. Vai ser bonita a briga! Isso sSem falar nos iPhones e nos Windows Mobile.

Maiores informações (em Inglês):

http://www.nokia.com/A4136001?newsid=1230415
http://www.symbianfoundation.org/
http://www.s60.com/business/newsevents/pressreleases/?action=latestNews&pbId=&newsId=445&c_id=10&yid=2008&mid=6

Vários celulares sem suporte à atualização de firmware.


Eu comprei o meu E65 em Fevereiro desse ano e ainda não haviam liberado a versão 3 do firmware dele.

Logo depois liberaram a atualização de firmware corrgindo vários problemas, mas eu não fui rápido o suficiente para conseguir atualizar meu celular, já que, pouco tempo depois, em 14 de abril desse ano, a Nokia retirou o suporte à atualização de vários aparelhos, inclusive do E65, conforme o comunicado abaixo:

Nokia E65, Nokia 3110 Classic, Nokia 5300, Nokia 5200 and Nokia 7373 software removed – 14 April 2008

Support for the products listed above has temporarily been removed from the Nokia Software Updater service. Other Nokia products are not affected. Support will be reintroduced as soon as possible. We apologize for any inconvenience this may cause.

Nokia 6120 Classic software available again – 14 April 2008

Software updates are available again for Nokia 6120 Classic. We had to temporarily remove all software updates for the product due to problems experienced while trying to update certain software with the Nokia Software Updater.

Que na minha pobre tradução, ajudada pelo Google, fica assim:

Atualização de software removida para os seguintes aparelhos: Nokia E65, Nokia 3110 Classic, Nokia 5300, Nokia 5200 e Nokia 7373 – 14 de Abril de 2008

O suporte para os produtos listados acima foi temporariamente retirado do serviço Nokia Software Updater. Outros produtos da Nokia não foram afetados. O suporte será restabelecido o mais rapidamente possível. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar.

Atualização de software disponível novamente para Nokia 6120 Classic – 14 de Abril de 2008

Atualizações de software estão disponíveis novamente para o Nokia 6120 Classic. Tivemos que retirar temporariamente todas as atualizações de software para o produto devido a problemas ao tentar atualizar alguns softwares com o Nokia Software Updater.

Gostaria muito que a Nokia liberasse novamente o suporte à atualização de software para o E65, para poder atualizar o firmware e resolver alguns problemas chatos que ele vem apresentando.

Depois dessa leva, o E61i também entrou na “lista negra” de aparelhos não suportados pelo Nokia Software Updater.

Estou de volta

Depois de passar dois dias em São Paulo, um dos quais foi o mais frio do ano, voltei para o Rio de Janeiro cheio de coisas acumuladas no trabalho. Ainda por cima viajei de novo no sábado.

Hoje estou de volta e essa semana promete ser ainda mais cheia do que a semana passada. Mesmo assim, vou tentar escrever mais do que fiz na semana passada e colocar em dia as coisas que venho guardando para escrever no blog.

Nesse intervalo de uma semana quase sem escrever, a Nokia me faz o favor de lançar o E71 e o E66 e deixa vazar as primeiras fotos reais do 5800 XpressMedia. Vou ver se arranjo alguma coisa nova para escrever para vocês, porque se for falar desses aí em cima vou chover no molhado.

Tenho que fazer um review do teclado iGo Stoaway que eu comprei e já testei no 6120 Classic, N82 e no meu E65. É realmente uma mão na roda esse acessório.

Também preciso falar das minhas primeiras impressões do N82 da minha tia que eu usei no sábado passado e no anterior.

Ainda preciso ecrever sobre as várias coisas que vi no treinamento do Forum Nokia.

Enfim, espero conseguir escrever tudo que está acumulado e ainda deixar o blog atualizado com os aparelhos novos que a Nokia está lançando. Aguardem!

Forum Nokia Tech Days 2008

Hoje, como vocês devem ter visto no post anterior, foi o primeiro dia do Forum Nokia Tech Days 2008, um evento patrocinado e organizado pelo Forum Nokia para facilitar e estimular o desenvolvimento para as plataformas S40, S60 e Maemo.

O dia foi bastante intenso com várias palestras. Primeiro tivemos as institucionais sobre a Nokia, o Forum Nokia e o INdT (Instituto Nokia de Tecnologia).

Também tivemos uma palestra de um caso de sucesso de um Forum Nokia Code Champion, o Felipe Andrade da I2 Tecnologia, a empresa que faz o jogo Anina Dress Up e o framework Flyer (Flash + Python).

Depois começaram as palestras sobre as plataformas de desenvolvimento propriamente ditas: C++, Python, WRT e Java2ME. Muito boas as palestras! Só a de C++ que eu achava que deveria ser maior, mas isso é por causa da minha preferência por essa linguagem.

Por falar em linguagem, fiquei impressionado com o Python. Eu confesso que tinha um certo preconceito com essa linguagem, mas depois da palestra sobre Python, revi meus conceitos.

Por último, fizeram uma pequena palestra sobre o dia de amanhã e as ferramentas que precisávamos trazer instaladas no notebook e sortearam um N95 8GB novinho! Não fui sorteado, mas fiquei muito contente com o cara que levou o aparelho.

Amanhã teremos um campeonato de programação de duplas em Widgets e Flash Lite. Vão dar dois N95 8GB para a dupla que fizer a melhor aplicação. Quem sabe não volto pro Rio com um desses brinquedos na mala (ou no bolso). Se não ganhar, já valeu muito o evento.

Abaixo temos a foto da vista do restaurante do hotel no 23° andar, onde se vê o parque Trianon logo em primeiro plano.

Por último, a foto (não ficou muito boa) do pessoal que deu as palestras ouvindo uma pergunta, no final do dia. (Os que estão de fone não são brasileiros)

O que fazer com um Nokia 1100 velho?

Taí um uso bastante legal para aquele Nokia 1100 que você tem encostado na gaveta porque parou de tocar ou queimou a placa. Eu tenho uns dois nessa situação. Depois de darem o sangue no dia a dia eles foram aposentados numa gaveta aqui do trabalho.

Esse sujeito fez um circuito para controlar o LCD do 1100 com um PCF8814 e servir de interface para microcontroladores PIC.

O esquema do circuito e o código, você encontra nesse site:

http://www.sunbizhosting.com/~spiral/1100/

Série Supernova – 7310, 7510 e 7610

Três aparelhos foram revelados nos últimos dias na série Supernova de aparelhos B-B-B-F (Bons, Bonitos, Baratos e Fashion).

Os celulares não têm rádio 3G e não são Symbian, mas vêm bem equipados e com um acabamento espelhado. O 7310 tem o formato de barra, o 7510 tem flip e o 7610 slider.

Os números já são repetidos de modelos anteriores (Eu mesmo já tive um 7610 S60 v2), seguindo o que já vem acontecendo com outros modelos recentes.

Como são telefones “fashion” e totalmente voltados para o público feminino, as cores disponíveis são as seguintes: Para o 7310 temos azul bebê e rosa. Já o 7610 tem vermelho e rosa para você escolher. Não consegui descobrir as cores disponíveis para o 7510, mas deve seguir a linha dos outros irmãos.

As imagens são dos sites Intomobile, Engadget Mobile e de um fotolog Chinês.

Primeiro o 7310:




Só consegui uma imagem do 7510:

Depois a única imagem do 7610:

3 Aparelhos novos – Fotos que vazaram

Que iPhone 3G nada, o negócio é 5800 XpressMedia! rsrsrsr!

Parece que a Nokia resolveu combater o lançamento do iPhone 3G com 3 excelentes aparelhos e “vazar” as fotos justamente no mesmo dia do lançamento do telefonezinho do Steve Jobs.

Os vazamentos são de dois telefones da série N e o primeiro telefone com tela sensível ao toque, da série XpressMedia.

Ainda não se tem as especificações dos aparelhos, mas isso mostra que a Finladesa mais querida do Brasil está se armando até os dentes para combater qualquer concorrência em termos de Smartphone e telefone multimídia.

As fotos são do blog Symbian World e saíram ontem também durante o WWDC.

Vamos começar com o N79 com suas duas cores:



Depois a nossa atenção se volta para outro aparelho da série N com slider duplo (N00 ou N85)





Por último, o 5800 XpressMedia, o primeiro S60 Touch Screen (Não, o 7710, N800 e N810 não são S60).


Shozu agora suporta o Ovi Share

Agora o espetacular Shozu, que só dava acesso ao Ovi Share através de e-mail, acrescentou acesso direto ao Ovi Share e agora você pode colocar suas fotos com um único clique no seu álbum do Ovi Share.

Para adicionar o acesso ao Ovi Share, entre na sua conta do Shozu e clique em “Add Sites”. Depois de colocar seu login e senha do Ovi Share nas configurações do Shozu, escolha o álbum padrão e adicione o site.

Depois, clique em “Change your one-click site” e escolha o Ovi Share tanto para vídeo quanto para fotos.

Depois disso, você pode entrar no programa no celular e procurar por atualizações para deixar seu programa igual ao perfil que você acabou de criar no site.