Recuperar arquivos enviados via Infra-vermelhos

Outro dia um amigo tinha um arquivo no Palm dele no formato PDB que queria me mandar e me perguntou se era possível lê-lo no meu E65 (usando o MobiReader).

Eu disse que achava que era possível. Pedi que ele me enviasse via Bluetooth ou Infra-vermelhos. Como o iSilo do Palm dele só permitia enviar via IR, liguei o meu IR no E65 e recebi o arquivo normalmente.

Como qualquer outro arquivo recebido via IR ou Bluetooth, ele chegou na minha lista de mensagens (junto com os SMS e MMS) e eu tentei logo abri-lo. Surpreendentemente, não recebi opção de salvar o arquivo na memória do celular e ele foi logo tentando abrir, sem sucesso. Apareceu uma mensagem de erro dizendo que o formato do arquivo não era reconhecido.

Chegando em casa comecei a pesquisar na Internet uma maneira de tirar o arquivo lá de dentro das mensagens achando que não era uma tarefa simples.

Antes mesmo de encontrar qualquer solução na internet, me lembrei do Bluetooth do computador e tentei encaminhar a mensagem via Bluetooth para o notebook, o que deu certo. Depois disso foi só o trabalho de copiar o arquivo para dentro do cartão de memória do celular para resolver o problema.

Depois dessa dificuldade toda, eu acabei descobrindo que os arquivos no Symbian não são reconhecidos pela sua extensão, mas pelo seu conteúdo.

De qualquer forma, o maldito Palm dele colocou uma vírgula no final do nome do arquivo que nem com reza braba eu conseguia abrir o texto nem no notebook. Depois de muito custo vi a minúscula vírgula e resolvi o problema finalmente.

A dica, então, é tentar encaminhar a mensagem para o computador via Bluetooth e copiar de volta para o celular, para um lugar onde ele possa ser encontrado pelos programas.

Se alguém conhecer uma outra solução, me avise, por favor.

2 comentários em “Recuperar arquivos enviados via Infra-vermelhos”