Batata quente

No review do 6120 Classic, o Pedro Paulo falou que o celular dele ficava muito quente quando ele falava por algum tempo.

Ele pesquisou na Internet e me passou o link de uma imagem com um boletim (em inglês) que confirmava o fato, mas que dizia que o calor gerado estava dentro dos padrões permitidos.

Do meu lado, andei pesquisando e vi que essa era uma reclamação constante sobre o aparelho. A solução? Só usar 3G quando precisar, fora isso, usar só GSM mesmo.

Num dos sites disseram que a explicação vem do fato de a SAR (Taxa de Absorção Específica – traduzindo do Inglês) desse aparelho (1,18 W/Kg) ser maior do que o normal, ainda que esteja dentro dos padrões normais de radiação, isto é, menos de 1,8 W/Kg nos EUA ou menos de 2,0 W/Kg na Europa.

Não sei se isso tem algum fundamento, mas realmente ele, logo atrás do E51 com a taxa SAR de 1,40 W/Kg, Possui uma das maiores taxas dentre os outros aparelhos da Nokia.

Por exemplo, o meu E65 tem a SAR de 0,87 W/Kg e o 6555 tem 0,88 W/Kg, enquanto alguns N95 têm 0,40 W/Kg.

Para saber qual é a taxa SAR do seu aparelho, a Nokia disponibiliza uma página para esse tipo de consulta no endereço http://sar.nokia.com/sar/index.jsp

Afinal, qual será o causador do calor do 6120 Classic?

Comments on this entry are closed.

  • Dr. Van Der Saar

    É fogo. Depois começa a pipocar um monte de caso de GBM e ai? Nego morre e a Nokia diz que não tinha nada a ver…

  • Josias Mendes

    Um comentário breve que depois pode virar um post.

    A bateria do 6120 dura muito pouco.
    O Google Maps nao funciona a localizacao em 3G.

    Será que o 6120 vai ser um telefone bugado como o E62?