Se eu fosse você, não usaria a Claro

Pessoal, não costumo postar reclamações contra as operadoras, mas esse caso é tão bizarro, que achei justa a postagem.

Quem escreve é o meu irmão, que vem sofrendo bastante na mão da Claro e da Anatel. Não passei corretor ortográfico e nem ele. Peço que desculpem qualquer erro de digitação ou falta de pontuação.

O aparelho que ele usava era um E62 que nem VoIP tem. Nem usou o Fring nem outro programa de VoIP.

O texto é longo, mas vale a pena ler todo. Para não ficar pesando muito no blog, coloquei toda a narrativa numa página à parte. Segue o link para o texto completo:

Clique aqui para o texto completo em DOC

20 comentários sobre “Se eu fosse você, não usaria a Claro”

  1. Simplesmente ridículas as atitudes da operadora e da “regulamentadora”.
    É uma palhaçada incrível, e mais incrível ainda é que tudo isso só custa para o cliente, que tem q se desdobrar para resolver os enganos absurdos, e possivelmente mal intencionado, das operadoras.

    Também já tive inúmeros problemas com a Claro, TIM e Brasil Telecom.
    No mundo da telefonia, parece que nenhuma se salva.

    Abraços e boa sorte.

  2. caramba que absurdo!
    eu já tive probleminhas com TIM aqui do PR e ao contactar a ANATEL fui prontamente atendido e a operadora solucionou o erro, e eu sou cliente pré-pago. Mas depois desta história já não confio tanto na ANATEL e juro que ESTAVA pensando em mudar para a Claro….

  3. Meu se é LOCO essas empresas só sabem fazer iss ja tive uma conta de 900,00 logo que comprei meu pc e usava nt discada rss segunda a teleonica falava eu tinha entrado em um site da islovaquia alguma coisa assim e resumindo por na epoca nao ter conhecimento acabmos desembolsando o valor mais voce nao pretende abrir nenhum tipo de processo contra por danos morais???

  4. Cacilda!

    E eu pensava mudar para Claro por causa do 3G deles.

    Que podemos fazer para ajudar o cara?

  5. Putz….

    Eu também estava pensando em passar para claro por causa do 3G…. Agora sem chance.

  6. A Claro é a empresa mais safada que tem. Isto já aconteceu com um parente meu e só resolveu na justiça.
    Eu sou favorável a criação de uma lista negra de operadoras. A Claro é claro que estaria no topo.

  7. Amigo, tive um problema com a operadora Vivo sobre o VivoZap3G e só consegui resolver o problema com o programa Boca no Trombone da Radio Bandeirantes. Acessa o site http://radiobandeirantes.terra.com.br/faleconosco.asp e coloca a sua reclamação no ar, ai a coisa muda, a Claro vai te ligar para solucionar o problema antes de ir ao ar, pode colocar que resolve

    Abraços

  8. Essa safadeza das operadoras não tem fim.

    A Claro é a pior de todas. Meu primo recebeu também uma conta de R$ 5000,00 de VoIP e só ficou livre depois que usou um contato que ele tinha no Ministério Público.

  9. Recomendo levar para um tribunal de pequenas causas (não sei se o valor cobrado ultrapassa o limite monetário para esse tipo de tribunal). Já tive problemas com a antiga Telemar cobrando pulsos excedentes além da conta, e a juíza impôs à empresa a devolução do dinheiro. É mais fácil conseguir a simpatia do juiz do que da Anatel, que, pelo visto, não resolve nada.

  10. O periodo de carencia do meu contrato com a claro está acabando, e bom, vou ver para qual vou migrar (se for o caso)… com 4 operadoras em SP espero que a concorrencia (e a qualidade) aumentem!

    Estranho que esse serviço que eles estão cobrando simplesmente não existe em canto algum :-s O mais perto disso seria o Claro Direto, que usa voz sobre a rede GPRS, mas ai é para concorrer com a nextel, e nenhum nokia suporta isso….. :-s

  11. Cara, é inacreditável. Essa Claro gosta de fazer safadeza com seus clientes.

    Dá vontade de meter um monte de processos neles.

  12. É uma situação complicada mesmo. Eu tive o mesmo problema com a TIM sendo cliente pessoa jurídica, acabei por migrar duas linhas para pessoa física só para manter os números, e agora serei cliente pessoa jurídica da Claro.

    Vamos ver como vai ser a experiência…

    Abraços,

    Vinicius

  13. Segundo o Dr. House “Todo mundo mente!”
    Nao quero defender nen acusar ninguem aqui mas o fato do seu irmão afirmar que nao conhecia sobre o pacote de dados é simplesmente pq ele assina o contrato sem ler ele todo.
    No proprio contrato informa o que o pacote de dados te da direito, inclusive no site da claro. Outra coisa é que esse aparelho funciona com a tecnologia symbian, então será q ele nao abriu algum programa de streaming ou que usasse voip e apertou o botao vermelho de desligar e nao o do “fechar aplicativo” no symbian? Dai deve ter ficado rodando em segundo plano sem ele saber. E por que nao daria mais caro entao? Pelo simples fato da operadora trabalhar com uma porcentagem em cima da conta do cliente excedida impedindo que ele gaste mais ainda. Bom, isso é o que eu acho, e também acho muito facil falar e apontar o dedo do que encarar fatos. Será q nao tenho razão?

  14. Como conhecedor dos fatos respondo ao leitor acima:

    “Segundo o Dr. House ‘Todo mundo mente!’
    Nao quero defender nen acusar ninguem aqui mas o fato do seu irmão afirmar que nao conhecia sobre o pacote de dados é simplesmente pq ele assina o contrato sem ler ele todo.”

    No contrato que assinei, não existia serviço VoIP. Eu assinei o contrato em dez/2006. O meu celular E62 apesar de Symbian não suporta VoIP pois a própria Claro bloqueia isto.

    “No proprio contrato informa o que o pacote de dados te da direito, inclusive no site da claro. Outra coisa é que esse aparelho funciona com a tecnologia symbian, então será q ele nao abriu algum programa de streaming ou que usasse voip e apertou o botao vermelho de desligar e nao o do “fechar aplicativo” no symbian? Dai deve ter ficado rodando em segundo plano sem ele saber. E por que nao daria mais caro entao? Pelo simples fato da operadora trabalhar com uma porcentagem em cima da conta do cliente excedida impedindo que ele gaste mais ainda. Bom, isso é o que eu acho, e também acho muito facil falar e apontar o dedo do que encarar fatos. Será q nao tenho razão?”

    Acho que você não tem razão. A operadora desconhece a existencia de serviço VoIP. Liga no 1052 e pergunta.

    Uma dúvida: Você leu o relato completo?

  15. Hoje recebi minha conta e aconteceu algo semelhante. Felizmente com valores bem menores.
    Tenho pacote 100Mbytes e controlo meus gasto mensal pelo próprio celular. Pelas minhas contas o consumo mensal passou um pouco dos 100Mb. Chegou a conta com 107Mb gastos, até ai tudo bem, mas cobraram 40 minutos de Video Streaming (R$40,00). Ou seja além da cobrança dupla, cobrar pelo dados e por tempo, no site da operadora em nenhum lugar define tarifas diferenciadas para Streaming (bem mais caras do que no meu pacote de dados).

    Uma das atendente teve a cara de pau de dizer que eu devia ter ligado para 1052, para saber sobre tarifas que não estão no site.

    Tive abrir 5 protocolos diferentes de atendimento e abri reclamação na Anatel. Agora tenho que esperar 3 dias para ver no que dá.

  16. Fujam dos menus principais, eles levam as pessoas a cometerem erros como este.

    Um exemplo disto é o “Acesse o Youtube pela TIM”, uma opção de menu que te direciona a uma dupla cobrança.

    Infelizmente eu acho que você utilizou sim de alguma forma um tráfego que está sendo identificado como VoIP mas que não é necessariamente isto.

    Vá atrás e espero que consiga, mas não está muito fácil para você não. =/

  17. Sidney,

    No seu caso cita o meu protocolo que pode te ajudar pois o caso já foi para a justiça.

  18. Putz, incrível mesmo! A Claro parece ser a operadora menos transparente na relação com o cliente. Parece que querem te aplicar uma pegadinha a todo momento. É a única que tem uma política muito estranha a respeito de bloqueio de aparelhos, inclusive pré-pagos. Apenas uma ressalva quanto ao texto: é um tremendo equívoco falar que as agências reguladoras faliram no atual governo. O problema mesmo é o modelo das agências reguladoras, em especial a Anatel, que foram criadas pelo governo anterior, do FHC. O governo adotou uma linha de liberalismo extremo, o mercado que se regule pela mão invísivel. A Anatel está pouco se lixando para os consumidores, parece mais uma entidade de proteção às operadoras. A saída é Procon e depois Judiciário. Infelizmente.
    Boa sorte.

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