O E61 visto por dentro

Hoje resolvi abrir a barriga do E61 para ver se o que ele tem de errado era visível. Na verdade eu já sabia que não ia resolver nada abrindo, mas como sempre gostei de abrir os aparelhos eletrônicos, fiz mais esse desmonte.

Antes de continuarmos com a narração, informo que as cenas que vou exibir logo abaixo não são para as pessoas com problemas cardíacos ou com estômago fraco. Assim mesmo posso garantir que nenhum E61 foi morto durante o processo de desmontagem desse celular.

O primeiro passo foi passar no camelódromo e comprar um kit de chaves de torque (T5 a T10) por R$ 8,00. O celular tem 8 parafusos, sete são T6 e um é T5. Não tente usar chave phillips ou de fenda porque você vai destruir os parafusos e não vai conseguir abrir o telefone. Vale a pena gastar 8 pratas num kit de chaves.

Além das chaves de torque, precisei de uma chave de fenda muito fina e um extrator de grampos de escritório para remover a tampa da antena.

O desmonte foi mais fácil com a seqüência de fotos do site Take it Apart mostrando como se removia o face plate e a tampa traseira. A montagem foi muito mais fácil do que a desmontagem. Todas as peças são encaixadas (antena, microfone, joystick, fone, volume) e com as chaves de torque tudo fica perfeitamente montado.

Seguem abaixo as fotos tiradas com o E65 (ele devia estar apavorado!). O E61 foi totalmente desmontado e montado. Depois disso voltou a funcionar como antes, ou seja, tudo menos o GPRS e EDGE que fazem o celular reiniciar.







Comments on this entry are closed.

  • mundomovel

    Não preciso abrir mais meu E62 pra ver como é!

    kkkk

  • Rodrigo Costa

    Socorro to passando mal……………………………………………………….

    Me desculpe qm esta terminando esse comentario é a mãe do rodrigo ele foi levado para o hospital ele viu alguma coisa nesse blog q não deveria ter visto??
    Ai meu Deus ele não leu o post com a parte do cardiacos!!!

  • Rodrigo

    Cara não faz isso com seu pobre celular. Abrir qualquer equipamento eletrônico sem estar com acessórios ESD pode danificar seu celular ou pior, causar dano latente. Ainda por cima ao abrir o seu cel. vc perdeu a garantia dele, por manutenção indevida…

  • Fernando F.

    Que garantia? O cel foi comprado no ML… talvez foi por isso que ele abriu.

    Ja desmontei vários cels com minha chavinha T6 e uma palheta de violão, e reparei que o nokia sempre é facil desmontar (e remontar), enquanto os motorolas e SE são o contrário…

    Nessas desmontadas consegui ressucitar alguns aparelhos com oxidaçoes ou osmar diversos, e consegui terminar de destruir de vez outros…

    É uma loteria divertida… kkkkkk :-p

  • airton alves medina

    Ontem troquei toda a carcaça do meu Nokia 9500 por outra original. E não aconteceu nada de mais.

  • Gleison

    zé, lê meu e-mail pra isolda… o tal do N70 é bom? 🙂
    Ou um 5200 dá pro gasto?

    Ou pego um motorola? :-)))

  • Anderson

    Meu se eu te contar tenho um E61 faz nem 6 meses e esse tem historia eu ja deixei ele cair umas 4 vezes ja esqueci ele numa lanchonete e me ligaram para devolver (a menina falou que nao sabia mexer por isso nao pegou para ela kkk )
    depois um dia ele caiu na agua fiz a mesma arte que voce de abri sequei ele todo e montei depois de 1 semana e ele tah aiiiii firme e forte hehehe me ajudando muito ele é facil mesmo de abrir e de montar mais ainda como falado pelo Zé
    Abracos .

  • Bruno

    Caro amigo,
    tenho um E61 e ele esta com problema no joystick, abri ele também para limpar suas partes (para quem sabe consertar).
    O joystick dele sempre ficar para baixo… você dizer como posso resolver.

    Grato,
    Bruno Carlos.

  • José Antonio Oliveira

    A membrana deve ter arrebentado. Acho que só comprando um quebrado no Mercado Livre para trocar essa peça.