Agora funcionou o 3G!

Já estava indo dormir ainda pouco (cedo, né?) quando resolvi testar se meu celular funcionaria em UMTS. Mudei para UMTS e não funcionou. Já estava entrando nas configurações novamente para voltar para GSM ou Rede Dupla, quando o sinal 3G apareceu cheio e as duas setas de conexão não apareceram cortadas como acontecia antes.

Primeiro, esperei uns 20s para ver se não era algum engano. Não era. Depois entrei no Google Maps que carregou muito mais rápido os mapas. Dava para notar a diferença de velocidade na hora de mover o mapa.

Não satisfeito, entrei no site da RJNET (um provedor aqui do Rio de Janeiro) e abri o velocímetro deles no browser do celular. Vejam o resultado!

Estava melhor do que a taxa de transferência dessa porcaria do meu Vírtua que cai toda hora. Esse eu estou com vontade de mandar lá para a Sibéria, junto com aquele Coronel Tutchenko ridículo. Esperem só até o 3G ficar estável!

Parece que que os blogs e jornais que disseram que o 3G da TIM ia sair amanhã (16/04) estavam certos. Funcionou tudo direitinho.

Já voltei o celular para o modo de Rede Dupla e espero que amanhã a TIM lance oficialmente esse serviço.

Comments on this entry are closed.

  • Laffite

    Pois é, e pelo jeito é nacional. Tenho um screenshot em São Paulo das redes 3G da TIM e da Vivo no meu N80.
    Com qual celular você fez este teste de velocidade?

  • Nighto

    Falando em 3G, eu tô p*to da vida com a Claro, porque tenho um plano Claro Controle (misto entre cartão e conta, a conta tem um valor fixo, não ultrapassando de maneira alguma como pode ocorrer com a conta) e o 3G só está disponível para quem tem o plano mais caro, segundo eles. Alguma sugestão?

  • José Antonio Oliveira

    Laffite: Testei com o E65. Funcionou direitinho.

    Nighto: Parece que é uma política internacional isso. Na Europa eu vi em 3 lugares a mesma política sobre 3G nos planos pré-pagos.

  • Nighto

    Digamos que eu pegasse um plano então. Não existem planos para smartphones!
    Quero dizer: ou eu pego um plano de dados bonzão com tráfego de 1 GB mas que não pode ser usado para ligações ou mensagens (em suma, apenas para modems USB) ou um plano de dados com horas de ligações, trilhões de mensagens que eu não vou usar tudo mas, em compensação, um tráfego ridículo, como 10 MB/mês.
    Putz, 10 MB é um vídeo do YouTube. Eu só quero poder deixar de usar o notebook para usar o N95, fazendo as mesmas coisas, inclusive ver vídeos no YouTube ou baixar arquivos. É tão difícil assim? 🙁

    Será que na TIM ou na Vivo seria diferente? Não faço nem mais questão de esperar a portabilidade numérica.

  • José Antonio Oliveira

    Nighto, a TIM tem o plano TIM Web+Casa que, além de te dar uma franquia de dados muito razoável, te dá um número celular e um número fixo para você fazer chamadas.

    Eu não gosto de sugerir operadora, porque todas elas têm defeitos graves, mas a TIM, até agora, tem me servido muito bem.

    Só tem que ver se o seu N95 tem WCDMA 2100 para funcionar na TIM, porque o 3G da Claro é 850MHz.

  • Nighto

    É, infelizmente não dá, o meu N95 é o americano e só funciona em 850, 900, 1800 e 1900 MHz.

    []

  • Bernardo

    Oi José Antonio, meu nome é Bernardo e como você gosto de tecnologia e principalmente de celulares, sempre estou antenado com as novidades e os lançamentos. Tenho um e61 com conta Oi empresa. Negociei aparelhos inúmeras vezes possuo “experiência” de ser atendido por operadores de telemarketing. Sempre tive vontade de ter um blog que falasse dessas tecnologias dando dicas e colocando em prática o anunciado pelas operadores e fabricantes, por isso, nessa proposta ousada, eu te peço para fazer parte do seu blog. Se você quiser conversar/ trocar um idéia me mande um email> bernardojuncal@gmail.com

    obrigado.

  • Eduardo Akira Watanabe

    Está instável ou tem ficado ativo o tempo inteiro?

  • José Antonio Oliveira

    Só funciona, geralmente, à noite e por uns minutos. Acho que eles não podem deixar direto liberado.

  • Alberto

    aqui em SP ainda nao esta disponivel!

  • José Carlos Prates

    Tenho um e61. Mudei para REDE DUPLA e agora não consigo mais retornar para GSM? Sabe como me ajudar?

    Outra coisa, não tem a opção UMTS. É porque meu celular nao comporta ou porque estou em uma area onde nao tem o serviço?
    Obrigado.

  • Anonymous

    Putz, mudei para rede dupla pra testar e agora também não consigo deixar em modo GSM só!!!!

    Socorro!

  • José Antonio Oliveira

    Por acaso é um E61 o seu celular?

    Infelizmente tem que formatar o celular para ele voltar ao normal.

    Bug do E61.