Silverlight e Nokia

A Nokia anunciou hoje que vai disponibilizar a plataforma de execução do Silverlight para toda sua gama de aparelhos. Eu disse TODA (ou melhor, eles disseram). Isso inclui os aparelhos S60, S40 e os tablets que rodam outro sistema operacional próprio.

Esta notícia diz, em suas entrelinhas (e nas linhas também) que o desenvolvimento de software móvel multi-plataforma vai ficar muito mais consistente e simples. Isso vai ajudar muito os desenvolvedores e os usuários.

De acordo com o Vice-presidente da Nokia, Lee Williams, “(…)Ao trabalhar com a Microsoft, nós estamos criando excelentes oportunidades e opções para a comunidade de desenvolvimento, licenciadores de S60 e a indústria, como um todo.(…)”

Já o VP da Microsoft, S. Somasegar, diz que “(…)esta é uma importante relação em diversos níveis. Trabalhar com a Nokia significa que nós estamos facilmente aptos a alcançar um enorme número de usuários móveis, incluindo todos os consumidores de todos os licenciadores S60.(…)”

Pronto! Está aí a aproximação das duas empresas, como se suspeitava. Bem diferente do que diziam no mês passado, quando se levantavam boatos de que a Nokia iria lançar algum aparelho baseado em Windows Mobile. Longe disso!

Parece que essa parceria beneficia muito mais a Microsoft do que se a Nokia tivesse lançado um aparelho baseado em Windows Mobile.

Amanhã a Microsoft vai demonstrar o Silverlight rodando numa plataforma S60, durante o Microsoft MIX08. Posteriormente vai lançar as versões para S40 e Internet Tablet

5 comentários em “Silverlight e Nokia”