Freewares S60 indispensáveis para viagem

Depois de passar 15 dias viajando e usando bastante o celular, cheguei à conclusão que devia fazer um post sobre os programas que mais me ajudaram nesses dias fora do país.

Como meus celulares são S60 V3, todos os programas são voltados para essa plataforma. Espero que os leitores que usam S40 façam comentários com aplicativos para esses celulares, complementando o post.

Antes de falar sobre os programas, falo da dica excepcional do Eduardo Akira Watanabe sobre como usar internet em celulares pré-pagos no exterior. Ele participa de um fórum sobre o assunto, que me ajudou muito a encontrar as melhores soluções de internet em chips pré-pagos lá fora. O endereço do fórum é http://prepaid-wireless-internet-access.wetpaint.com/?t=anon

Faço o comentário acima, porque todos os programas que eu vou citar, precisam de conexão, e nada melhor que poder usar esta conexão em qualquer lugar e não ficar restrito aos hotspots WiFi, que ainda não são muitos.

O primeiríssimo freeware é o Google Maps Mobile (http://www.google.com/gmm). Com ele, eu consegui descobrir que um mapa de Praga que eu tinha comprado estava completamente errado. Além disso, lá fora o acerto da localização por antena é muito próximo da posição real, o que facilita muito na hora de procurar algum endereço.

Em segundo lugar, seguindo de perto o Google Maps, está o World Mate (http://www.mobimate.com/s60/), o canivete suíço dos viajantes, que tem um conversor de moedas, previsão do tempo, relógio mundial e, para quem quiser pagar, horários de vôos, e fotos de satélites mundiais. No meu caso, eu usei mais a conversão de moedas e a previsão do tempo.

Em terceiro lugar, eu coloco o Gizmo5 (http://gizmo5.com/), que me quebrou alguns galhos na hora de telefonar para o Brasil. Além disso ele tem um cliente MSN muito bom, que eu usei bastante. Por falar nisso, quando eu instalei o MSN Messenger no E65, recebi a mensagem que ele não é mais gratuito e que só iria funcionar por 30 dias. Como ainda não acabou o prazo, não sei se é verdade mesmo. Vou ficar atento.

(Dica para quem quiser telefonar para o Brasil de graça em Londres: Na loja da Apple os iPhones são liberados para fazer chamadas internacionais. Todo mundo estava usando quando eu cheguei lá.)

Quarto lugar: GMail App em Java (http://www.gmail.com/app). Ele me deixou sempre em dia com meu e-mail. Só falta a esse cliente, uma maneira de poder ver os anexos de forma decente.

Na quinta colocação, deixo o Opera Mini(http://www.operamini.com/), que foi uma mão na roda em algumas ocasiões que o browser do celular não conseguia abrir alguma página.

Para as pessoas que usam o Skype, o Fring (http://www.fring.com/) é uma boa alternativa. No E65 e no E61 eu não gostei da qualidade das chamadas (o Gizmo é mil vezes melhor), mas ele também quebrou um galho em algumas ocasiões.

Por último, o Shozu (http://www.shozu.com/) ajuda a manter sempre atualizado o seu Flickr e youtube, com as fotos e vídeos que você fizer no celular.

Para fechar, fiz um álbum no Flicker, só com fotos tiradas pelo E65 e Screenshots do Google Maps. Segue o link para o álbum: http://www.flickr.com/photos/nokiabr/…/

Comments on this entry are closed.

  • Caiado

    Bom dia José
    Por gentileza, como no seu nokia aparece a opção desligada pesquisa wlan? é algum software?
    Valeu pelas dicas

    []s

  • José Antonio Oliveira

    É um aplicativo que vem com os S60 V3 FP1 (Feature Pack 1). O meu E61 não tem isso porque ele não é FP1. Já o E65 veio com isso já instalado.

    Não sei se tem como instalar isso em outros celulares.

  • Eduardo Akira Watanabe

    Obrigado pela menção do wiki Prepaid Wireless Internet Access. Faço o convite aqui: se alguém tiver alguma informação sobre acesso GPRS/EDGE/3G em linhas pré-pagas no Brasil ou em outros países, compartilhe-as com todos nós no wiki.

  • SIMAO_E61

    Eduardo,

    Suas dicas são muito boas. Vamos tentar entre a comunidade do Nokiabr manter estes dados atualizados.

  • Eduardo Akira Watanabe

    Criei um novo blog pessoal com dicas de uso de celulares/smartphones/pdas em viagens de turismo. Será que vc não pode dar uma força colocando um link no seu blog?
    Inclusive citei este post nele!
    O endereço é http://viajandonamaionesemovel.blogspot.com