Gato por lebre

Com tanto clone chinês rolando pelo mundo, alguns deles vieram parar aqui no Brasil, particularmente no Mercado Livre.

Ultimamente muitas pessoas têm me dito que compraram (ou quase) gato por lebre no Mercado Livre ou no eBay e receberam um telefone que de Nokia não tinha nada, às vezes nem um logotipo falsificado.

Aí vão algumas dicas de como se prevenir contra esse tipo de fraude:

1) Verifique se existe o modelo do aparelho. A Nokia tem a lista de todos os aparelhos no site http://forum.nokia.com/devices/. Visite esse site antes de comprar para ver se o modelo existe.

2) Veja se o aparelho tem caneta ou tela sensível ao toque (touch screen). Atualmente, não existe nenhum celular da Nokia com tela sensível ao toque ou com caneta. (Os tablets 770, N800 e N810 não são celulares)

3) Verifique as qualificações do vendedor. Essa dica serve para qualquer compra na Internet. O mesmo vale para vendedores que não respondem perguntas. Reparem também que, às vezes, um vendedor com muitas qualificações pode não ter vendido um único item, só comprado coisas.

4) Peça ao vendendor para publicar no anúncio uma foto do aparelho real. Fotos de modelos ou fotos do site do fabricante geralmente enganam.

5) Desconfie dos celulares baratos demais. Um N95, por exemplo, não pode custar só 500 reais. Mesmo que o aparelho seja verdadeiro, ele pode ser roubado. Desconfie!

Seguem alguns exemplos de caras-de-pau que vendem gato por lebre no Mercado Livre:



Comments on this entry are closed.