Medidas de segurança

Quem já teve um celular roubado sabe que, pior do que perder o aparelho, é a perda de informações pessoais importantes, a menos que seu aparelho seja um um Vertu, hehehe.

O novo dono do celular vai ficar lendo todos seus SMS, ligando para seus contatos, lendo suas notas, etc.

Os celuares Symbian têm algumas seguranças extras para prevenir esse tipo de problema. Vou postar aqui as opções de segurança do E61 e imagino que muitas dessas opções existam em outros celulares Symbian.

O primeiro passo para aumentar a segurança do aparelho, é mudar o código de travamento do aparelho que é usado em todas as opções abaixo. Para isso vá em Ferramentas | Configurações | Segurança | Telefone e SIM | Código de travamento. Ao trocar o código de travamento, ele pedirá o código de travamento atual. Se for o padrão, coloque 12345.

Dentro do menu Ferramentas | Configurações | Segurança | Telefone e SIM existem várias opções de segurança. Vamos ver cada uma delas.

1) Solicitação de Código PIN: Eu deixo desativada essa opção e pulo as configurações de PIN1 e PIN2 porque isso pode inutilizar o SIM Card se errarem mais de 3 vezes o PIN e errarem mais de 10 vezes o PUK. Se precisar bloquear o SIM Card, a operadora faz isso para mim.

2) Período de Travamento Automático: Muito útil, ele trava o celular a cada N minutos e você define esse período. Para desbloquear o aparelho, você precisará do código de travamento.

3) Travar se SIM Alterar: Se alguém pegar o aparelho e trocar de SIM Card, vai precisar do código de travamento para usar o celular.

4) Permitir Travamento Remoto: Talvez a opção mais divertida de todas. Caso seu celular seja roubado, você pode enviar um torpedo para ele com a mensagem definida na hora de ativação do serviço que ele será totalmente bloqueado. Só não conte a mensagem pré-definida para seus amigos para eles não ficarem travando seu celular de brincadeira.

Em todos esses 3 últimos casos, o celular ativa o bloqueio no cartão de memória para que ele não possa ser usado em outro aparelho sem que seja digitada uma senha. Portanto, isso é suficiente para o celular passar a virar um peso de papel para o ladrão e o cartão de memória uma palheta de guitarra, hehehehehe.

Comments on this entry are closed.

  • Pierre

    Dae brother, blz???

    O travamento remoto, ele é definitivo, ou há algum,a maneira de desbloquea-lo depois???
    no E62 tem essa função?

    abração

  • Ricardo Hermida Ruiz

    Mais um lembrete, pelo menos no meu E61i, durante a digitação do código de segurança padrão, ele vem com a opção de letras escolhidas então tem que lembrar de apertar o obotão azul pra digitar a senha inicial correta 🙂

    @pierre: Ele trava como as outras opções de destravamento, requerindo esse código de segurança pra destravar.

  • Nighto

    Cheguei a botar esta opção de travamento automático no meu N95, mas não aguentei 2 semanas, é muito irritante ter de ficar botando o código sempre que for mexer…

    Agora, essa de travamento remoto eu não sabia. É nativa da série E ou algum software que faz? Não reparei no meu série N… vou olhar com mais atenção ou procurar um software que o faça, é realmente a alternativa mais interessante.

  • José Antonio Oliveira

    Pierre:Não sei se tem no E62, mas acho que sim. O travamento só não impede que o cara formate o aparelho, mas pelo menos não fica com os seus dados.

    Ricardo: Se colocar senha com letra não precisa disso 🙂

    Nighto: A melhor alternativa é a do SIM Card. Porque o cara pode trocar logo o chip e vc não conseguir travar por SMS. Com o bloqueio por troca de SIM card ele fica sem opção.

  • Rafaeloa85

    José muito obrigado cara, só isso já faz valer a pena ter um symbian. Abs.

  • airton alves medina

    Para ladrões leigos o código de segurança pode ser um empecilho, mas para aqueles que costumam dar uma lida em vários blogs sabe que retirar o código de travamento é mamão com açúcar! Já cansei de retirar do meu quando me esqueço da senha. Então a dica para não ficar sem seu aparelho é saber muito bem aonde você anda, por causa da bandidagem, e ter cuidado para não esquece-lo em algum lugar.
    Abraços

  • Ricardo

    Pessoal, me ajudem, esqueci aquele código de travamento e não tem jeito de lembrar, o que faço? existe algum jeito de destravar.

  • José Antonio Oliveira

    Qual é o seu aparelho?
    Que eu saiba só dá para destravar formatando…
    Mas antes de formatar, pesquise mais porque pode ser que exista alguma outra maneira de resolver o problema.

  • Bocão

    Você não comentou nada sobre “a novela”. Conseguiu recuperar o E50?

  • José Antonio Oliveira

    Pôxa, fiquei tão chateado com a história que até me esqueci de comentar… O cara era marginal mesmo. Ele estava enrolando e não devolveu o aparelho.

    Tive que bloquear tudo (SIM Card e IMEI)…

    Vou fazer um post para contar isso no Blog, mas valeu pelo interesse.

  • Alexandre Reis

    Os procedimentos são o mesmo no N73?

  • Anonymous

    Olá tenho um nokia N73 estou querendo auterar o codigo de travamento dele o que veio de fabrica é 12345, eu vou alterar ai ele reconhe e pede um novo codigo por ex: 54321 depois pede pra mim confirmar o novo codigo ai torno a repetir 54321 quando dou um Ok ai diz erro de codigo. Outra coisa é quando eu vou auterar a configuração para modo original pedi o codigo de travamento 12345 ai diz que codigo digitado mais de 5 vezes dentro de 05 minutos será desbloqueado e nunca foi desbloqueado. Por favor se poder me ajude te agradeço muito.

  • Jalmir

    Olá tenho um nokia N73 estou querendo auterar o codigo de travamento dele o que veio de fabrica é 12345, eu vou alterar ai ele reconhe e pede um novo codigo por ex: 54321 depois pede pra mim confirmar o novo codigo ai torno a repetir 54321 quando dou um Ok ai diz erro de codigo. Outra coisa é quando eu vou auterar a configuração para modo original pedi o codigo de travamento 12345 ai diz que codigo digitado mais de 5 vezes dentro de 05 minutos será desbloqueado e nunca foi desbloqueado. Por favor se poder me ajude te agradeço muito.

  • José Antonio Oliveira

    Com certeza alguém mudou o código do seu celular e ele não é mais o padão 12345.

    Para resolver isso, dê um pulo numa assistência que eles resolvem na hora.

  • Anonymous

    como faço para alterare ou descobrir a senha de travamento do meu N73.ele esta travado e nao consigo colocar a senha.
    obrigado

  • a_edu15

    tb tenho um n73 e da o mesmo erro do codigo de seguranca, sera que so na assistencia que consiguirei resetar a senhas???me ajudem…

  • maria

    Eu tenho um N73 e esqueci-me do código de travamento.
    como posso agora desativar-lo?

  • Leve na assistência com a nota fiscal. É a única maneira de resolver isso.

  • joab

    pó cara muito bem mas eu reiniciei o meu nokia e62 e ele nao tá funcionando pq ele fica pedindo o cd de travamento eu já coloquei 12345,00000 e nao adianta da código errado.
    mim ajude por favor.

  • Anderson William de jesus

    Aki tem algo q posso fazer para descobrir o meu codigo de travamento