Você sabe o que é Maemo?

Apesar de não termos à venda aqui no Brasil nenhum internet tablet da Nokia (770, N800 e N810), eles são bastante comuns no exterior. Anteontem, esta linha de produtos ganhou mais um membro, como eu falei dois posts abaixo, o N810(aliás, já existe “post” em português?).

Para quem não sabe, esses aparelhinhos não são telefones celulares, são equipamentos intermediários entre um Palm/Pocket PC e um Notebook/Tablet PC.

Na verdade eles rodam um sistema operacional Linux com desktop GNOME e interface Hildon. A soma desses três componentes é chamada pela Nokia de “Maemo Platform“, que será também usada pelos futuros Ubuntu Mobile e Ubuntu Embedded.

A plataforma foi lançada em 2005 e é uma evolução da falecida interface do S90 (Lembram do 7710?). Ela é totalmente adaptada para usar toda a tela do dispositivo, que é sensível ao toque.

A idéia da plataforma Maemo é tornar móveis as aplicações de desktop atuais, que já rodam sobre Linux.

Se tudo der certo, a Nokia vai começar a incomodar a Microsoft e seu Windows Mobile da mesma forma que o Ubuntu já vem fazendo há algum tempo com o seu sistema para desktop.

Nokia 770
Nokia N800
Nokia N810

Comments on this entry are closed.