CDMA em 1997? Só no Tropa de Elite

Na sexta-feira fui ao cinema assistir ao filme Tropa de Elite. O filme é muito bom, apesar das opiniões a respeito dele serem bastante divididas.

Controvérsias à parte, o que nos interessa é que o produtor do filme, que se passa em 1997, acabou adiantando o lançamento da tecnologia CDMA em mais de um ano.

Um leitor do blog me mandou as fotos abaixo para confirmar a impressão que eu tive.

Logo numa das primeiras cenas, o Capitão Nascimento aparece falando num celular que parece muito com um Nokia 5180 (que é CDMA).

No meio do filme a cena volta e também mostra a esposa dele falando num LG 330W (outro aparelho CDMA).

Capitão Nascimento com o que parece ser um Nokia 5180
(Confira com a foto abaixo)

Esse não dá para ter dúvidas, é um LG 330W CDMA

O problema é que o CDMA só foi lançado no Rio de Janeiro em Novembro de 1998 e só apareceu forte no mercado perto do dia das mães do ano seguinte, 1999, com o lançamento dos planos pré-pagos da Telefónica, chamados de Movistar Amigo.

Em 1997, época em que se passa o filme, só existia uma tecnologia disponível para telefonia celular que era o padrão analógico americano AMPS, que, a partir de 1999 foi paulatinamente substituído pelo CDMA e pelo TDMA.

Fora isso vale a pena ver o filme, ele está muito bem feito. Vejam no cinema ou aluguem o DVD quando sair nas locadoras, por favor. Não alimentem a pirataria.

Comments on this entry are closed.

  • Fabinho

    Eu tbm vi uns Golzinhos GIII a hora que mostra os carros da Policia empilhados na oficina… e tbm o Golzinho 4 pts da Policia que eles saem no role… que se não me engano só começaram a fabricar apartir de 98…

  • Ivan

    Zé, olha eu aqui outra vez pra te perturbar. 😀

    Você sabe dizer se é possível rodar o Windows Mobile no E61?

    Abração.

  • José Antonio Oliveira

    Fabinho: Ih, de Gol eu não entendo, apesar de ter um. 🙂

    Ivan: Você está de brincadeira, né?
    “08, senta o dedo nesse cara!”

    Agora sério, não sei se é possível, só sei que ninguém iria querer colocar Windows Mobile no E61. Você já usou algum “Smart Phone” com Windows Mobile? Ele trava toda hora.

  • Ivan

    HAHAHAHAHAHAHAHA

    Valeu, meu capitão.

    Mas então, Zé, realmente nunca usei o Windows Mobile: não sabia desse detalhe do travamento.

    Aproveitando, você viu que a Mozilla tá preparando, pra ano que vem, uma versão do Firefox pra mobile?

    Abraço e bom feriado.

  • José Antonio Oliveira

    Ivan: Vi sim! Estou aguardando… Será uma ótima opção, principalmente se essa versão suportar páginass com animações em Flash!

    Bom feriado para você também.

  • SIMAO E62

    O Nokia do Capitão hoje em dia deve ter o SacoTimer que diz quanto tempo deve por o vagabundo no Saco. Alem disso deve ter o PopeAccount para contabilizar a conta do Papa.