CDMA em 1997? Só no Tropa de Elite

Na sexta-feira fui ao cinema assistir ao filme Tropa de Elite. O filme é muito bom, apesar das opiniões a respeito dele serem bastante divididas.

Controvérsias à parte, o que nos interessa é que o produtor do filme, que se passa em 1997, acabou adiantando o lançamento da tecnologia CDMA em mais de um ano.

Um leitor do blog me mandou as fotos abaixo para confirmar a impressão que eu tive.

Logo numa das primeiras cenas, o Capitão Nascimento aparece falando num celular que parece muito com um Nokia 5180 (que é CDMA).

No meio do filme a cena volta e também mostra a esposa dele falando num LG 330W (outro aparelho CDMA).

Capitão Nascimento com o que parece ser um Nokia 5180
(Confira com a foto abaixo)

Esse não dá para ter dúvidas, é um LG 330W CDMA

O problema é que o CDMA só foi lançado no Rio de Janeiro em Novembro de 1998 e só apareceu forte no mercado perto do dia das mães do ano seguinte, 1999, com o lançamento dos planos pré-pagos da Telefónica, chamados de Movistar Amigo.

Em 1997, época em que se passa o filme, só existia uma tecnologia disponível para telefonia celular que era o padrão analógico americano AMPS, que, a partir de 1999 foi paulatinamente substituído pelo CDMA e pelo TDMA.

Fora isso vale a pena ver o filme, ele está muito bem feito. Vejam no cinema ou aluguem o DVD quando sair nas locadoras, por favor. Não alimentem a pirataria.

7 comentários em “CDMA em 1997? Só no Tropa de Elite”