CDMA em 1997? Só no Tropa de Elite

Na sexta-feira fui ao cinema assistir ao filme Tropa de Elite. O filme é muito bom, apesar das opiniões a respeito dele serem bastante divididas.

Controvérsias à parte, o que nos interessa é que o produtor do filme, que se passa em 1997, acabou adiantando o lançamento da tecnologia CDMA em mais de um ano.

Um leitor do blog me mandou as fotos abaixo para confirmar a impressão que eu tive.

Logo numa das primeiras cenas, o Capitão Nascimento aparece falando num celular que parece muito com um Nokia 5180 (que é CDMA).

No meio do filme a cena volta e também mostra a esposa dele falando num LG 330W (outro aparelho CDMA).

Capitão Nascimento com o que parece ser um Nokia 5180
(Confira com a foto abaixo)

Esse não dá para ter dúvidas, é um LG 330W CDMA

O problema é que o CDMA só foi lançado no Rio de Janeiro em Novembro de 1998 e só apareceu forte no mercado perto do dia das mães do ano seguinte, 1999, com o lançamento dos planos pré-pagos da Telefónica, chamados de Movistar Amigo.

Em 1997, época em que se passa o filme, só existia uma tecnologia disponível para telefonia celular que era o padrão analógico americano AMPS, que, a partir de 1999 foi paulatinamente substituído pelo CDMA e pelo TDMA.

Fora isso vale a pena ver o filme, ele está muito bem feito. Vejam no cinema ou aluguem o DVD quando sair nas locadoras, por favor. Não alimentem a pirataria.

7 comentários sobre “CDMA em 1997? Só no Tropa de Elite”

  1. Eu tbm vi uns Golzinhos GIII a hora que mostra os carros da Policia empilhados na oficina… e tbm o Golzinho 4 pts da Policia que eles saem no role… que se não me engano só começaram a fabricar apartir de 98…

  2. Zé, olha eu aqui outra vez pra te perturbar. 😀

    Você sabe dizer se é possível rodar o Windows Mobile no E61?

    Abração.

  3. Fabinho: Ih, de Gol eu não entendo, apesar de ter um. 🙂

    Ivan: Você está de brincadeira, né?
    “08, senta o dedo nesse cara!”

    Agora sério, não sei se é possível, só sei que ninguém iria querer colocar Windows Mobile no E61. Você já usou algum “Smart Phone” com Windows Mobile? Ele trava toda hora.

  4. HAHAHAHAHAHAHAHA

    Valeu, meu capitão.

    Mas então, Zé, realmente nunca usei o Windows Mobile: não sabia desse detalhe do travamento.

    Aproveitando, você viu que a Mozilla tá preparando, pra ano que vem, uma versão do Firefox pra mobile?

    Abraço e bom feriado.

  5. Ivan: Vi sim! Estou aguardando… Será uma ótima opção, principalmente se essa versão suportar páginass com animações em Flash!

    Bom feriado para você também.

  6. O Nokia do Capitão hoje em dia deve ter o SacoTimer que diz quanto tempo deve por o vagabundo no Saco. Alem disso deve ter o PopeAccount para contabilizar a conta do Papa.

Os comentários estão fechados.