E50 – Dois dias, dois updates

Como vocês puderam notar, ontem eu recebi meu E50 ainda na versão 06.41.3.0 e quase não usei o aparelho antes de fazer o upgrade de firmware.

Hoje foi realmente meu primeiro dia real de uso do celular.

Fora um “pequeno” problema, eu gostei muito mesmo do celular. O único porém é que ele não mostrava na tela o nome das pessoas que me ligavam, mesmo estando cadastradas na agenda telefônica.

É impressionante como faz falta o identificador de chamadas mostrar o nome das pessoas! Pode parecer frescura, mas esse problema realmente estava me deixando chateado, porque eu não decoro o número de quase ninguém. As pessoas me ligavam e perguntavam:

“Fala Zé! [silêncio…] Ué, não está reconhecendo meu nome aí?” Que desagradável…

Cheguei em casa e fui logo procurar na internet algum caso parecido com esse e encontrei um fórum no site da Nokia da Europa com 95 comentários sobre o mesmo problema.

O fato é que somente no firmware 07.13.0.0, algum estagiário brilhante da Nokia (risos, essa foi por minha conta.) resolveu aumentar de 7 para 11 o número de dígitos necessários para se identificar um telefone na agenda. Com isso, se você só grava os 8 dígitos do telefone das pessoas na sua agenda e a operadora ainda acrescenta o código de área do sujeito, você fica num mato sem cachorro.

Por exemplo: Seu chefe tem o telefone 90123456 e o telefone dele é de São Paulo (011). Se você também é de São Paulo, muito provavelmente vai colocar na agenda somente 90123456. Quando ele te telefonar, a operadora vai enviar para o aparelho 01190123456 e aí o seu E50 não vai mostrar o nome do seu chefe, mas o número dele precedido do 011.

Depois de ler as 95 mensagens (algumas muito feias) dos consumidores europeus, descobri que a Nokia iria lançar na 39ª semana deste ano (entre 24 a 28 de setembro, ou seja nesta semana!) a nova versão do firmware para solucionar este problema e alguns outros.

Como eu tinha feito ontem o upgrade de firmware para a maldita versão 07.13.0.0, duvidei muito que hoje já estivesse disponível a versão 07.36.0.0 que a Nokia havia prometido. De qualquer forma, não custava nada tentar.

Realmente fiquei surpreso quando vi a tela abaixo:

Tomei fôlego, corri para pegar o carregador e logo já estava com a versão 07.36.0.0 instalada na barrinha metálica.
Depois de restaurar o backup, fiz uma chamada de teste e, felizmente, apareceu o nome da pessoa que estava me ligando!

Bom, até agora só testei isso na versão nova do firmware que lançaram hoje. Para os usuários do E50 que já estão cansados de ler números em vez de nomes, aí vai a dica, atualizem seus firmwares para a versão nova.

O Product Code que eu estou usando é o 0530669 (EURO 1 WHITE) e até agora (5 minutos depois do upgrade) está tudo bem, hehehe.

Comments on this entry are closed.

  • Rodrigo

    Muito obrigado pelas dicas de atualização. Meu E50 tb tinha o mesmo firmware e agora consegui atualizar. Sabia que ele tinha problema (resetava sozinho, alguns aplicativos não carregavam certas ocasiões, quando escutando rádio on-line as pessoas me ligavam e não conseguia chamar). Ainda não tive tempo de testar, mas certamente alguma melhoria aconetceu. somente o backup que fiz não deu muito certo. Fiz no cartão de memória, mas isso não será problema. Assim que tiver novidades sobre o E50 não deixe de postar. Um forte Abraço,
    Rodrigo Rezende
    Poços de Caldas – MG

  • José Antonio Oliveira

    Rodrigo, estou gostando muito do E50. É um aparelho muito bom. O problema é que o meu está com um defeito no microfone e eu vou ter que mandá-lo para a assistência técnica em breve.

    Fora esse problema, estou com ele há uns dois meses e ele não me deixou na mão ainda. Muito bom o aparelho, além de ser muito bonito.

    Abraços!

  • Alan Fabricio

    Cara. Como você atualizou o firware. foi usando o cabo que veio no aparelho ou via BLUETOOTH?

  • José Antonio Oliveira

    Com o cabo USB que veio com ele.