Atualize o firmware do seu N80 para o N80 Internet Edition

ATENÇÃO: Este processo envolve riscos e pode deixar seu aparelho inutilizado. Não me responsabilizo por nenhum problema que ele possa causar ao seu celular. Além disso, este tutorial NÃO desbloqueia nenhum aparelho e não tem essa finalidade. Use-o por sua conta e risco. Não testei o tutorial porque não tenho um N80 para fazer o teste, apesar disso de acredito que ele funciona porque são os mesmos passos do update do E61, com a diferença do product code. Além disso, o conteúdo desse tutorial foi confirmado em vários outros tutoriais encontrados na Internet.

Depois do tutorial de update de firmware do E61 que eu fiz há um tempo atrás, descobri que muita gente não lê com atenção todos os passos do tutorial e nem leva a sério os riscos desse tipo de processo. Por isso, estou colocando esse aviso bem no início do post e em vermelho, para ver se desta vez todos lêem com calma e executem com cuidado esse tutorial. O risco é pequeno, mas existe. Boa sorte a todos!

Resolvi escrever esse tutorial porque muitas pessoas me perguntam como usar o VoIP no N80.

Depois de pesquisar um pouco, vi que somente na versão “internet edition” do firmware do N80 é possível usar o VoIP. Além disso, esta versão traz melhorias no uso do WiFi e alguns aplicativos novos.

Para quem é direcionado esse tutorial?

Para aqueles que compraram aparelhos N80 com product codes que não foram atualizados ainda (ex.: aparelhos bloqueados ou comprados em operadoras). Para os que compraram o N80 desbloqueado e sem associação com nenhuma operadora, o processo é direto pelo Nokia Software Updater (o famoso NSU) e não é necessário seguir este tutorial. Repito mais uma vez que este processo NÃO desbloqueia o aparelho. Para desbloqueá-lo, vá até uma loja da sua operadora e veja como eles podem desbloquear.

Bom, vamos ao tutorial:

1) O primeiro passo é fazer um backup completo do aparelho para o computador.

O processo de atualização apaga todos os dados e programas do aparelho e reinstala o sistema novo.(Mais um item em vermelho por causa da importância)

Observação: Não é possível fazer a atualização em um computador que não rode Windows (ex. Mac, Linux, etc).

2) Instale o Nokia Software Updater (daqui para frente só NSU) baixando do seguinte site:
http://www.nokia.com.br/nokia/0,,96486,00.html

3) Baixe e instale o Nemesis Service Suite (daqui para frente só NSS) do site da B-Phreaks (http://www.b-phreaks.co.uk/files/NSS/NSS103812.zip) (Site em Inglês).

Apesar de eu ter conseguido entrar no site hoje, algumas pessoas disseram que ele não está funcionando. Em todo caso, dá para achar no Google lugares alternativos para baixá-lo. (Eu achei esse, mas não garanto que vá funcionar. Na dúvida procure no Google por “Nemesis Service Suite” que você vai achar vários)

4) Conecte o telefone ao computador PELO CABO USB que veio com ele. Não tente fazer via Bluetooth porque não deve funcionar.

5) Abra o NSS e clique em “Scan for new device” no canto direito superior da janela.

6) Clique em “Phone Info”

7) Clique em “Scan” no meio da janela

8) No campo “Product Code” no lado direito da janela, marque o checkbox ao lado dele e digite o valor 0533239. Você poderá achar o seu product code (se quiser voltar ao seu firmware antigo) no aparelho, embaixo da bateria.

9) Clique em Write e espere a barra de status do NSS aparecer “Ready”.

10) Feche o NSS (ele cisma em ficar na barra de tarefas ao lado do relógio, feche lá também).

11) Abra o NSU e siga os passos para a atualização. Esse passo baixa um arquivo de mais ou menos 60Mbytes para o telefone. Você precisa ter uma conexão com a Internet estável, estar com a bateria totalmente carregada e torcer para não faltar eletricidade para o seu computador.

Sugiro fortemente deixar o celular em modo Offline para não correr o risco de alguém ligar para ele durante o processo. Uma outra sugestão é executar o processo num notebook ou num computador com no-break.

NÃO DESCONECTE O TELEFONE NEM DESLIGUE O APARELHO DURANTE O PROCESSO. EXECUTE OS PASSOS ACIMA COM O APARELHO LIGADO AO CARREGADOR!

Depois de pronto, você poderá desligar e ligar o aparelho e verificar, através do código *#0000# se ele já está na versão V5.0719.0.2, que é a última versão do Firmware.

Pronto! Aproveite seu novo telefone!

36 comentários em “Atualize o firmware do seu N80 para o N80 Internet Edition”